terça-feira, julho 19, 2011

ILIMAR FRANCO - Partido Liberal

Partido Liberal
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 19/07/11

Apesar de Gilberto Kassab ter declarado que o PSD não seria de direita, de esquerda nem de centro, o partido terá feição liberal. Participantes da elaboração do programa de governo dizem que ele pretende ser o que o DEM não conseguiu. O PSD vai defender o Estado mínimo e a redução de impostos. O novo partido vai investir nas redes sociais, para conquistar militantes, e fará parte da base do governo Dilma.

O Brasil quer um africano

Depois de eleger José Graziano para o comando da FAO (órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o Brasil quer agora um africano dirigindo a Associação Internacional dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. A organização é dirigida hoje pelo italiano Antonio Marzano. O novo presidente será escolhido esta semana em Roma. Os africanos vão decidir pela indicação do representante de Guiné-Bissau ou do Senegal. O governo brasileiro vai propor realizar a próxima reunião anual da associação no Rio, em junho, durante a conferência internacional do meio ambiente, a Rio + 20.

"O DEM ficou menor, mas está mais unido, e o PSDB tem um comando mais homogêneo” — Aécio Neves, senador (PSDB-MG), sobre a nova oposição.

PRIVILÉGIO. Escondida na ala de serviço do sétimo andar do anexo IV da Câmara, uma sala serve de escritório para o exdeputado Paulo Rocha (PT-PR), que perdeu as eleições para o Senado no ano passado. Na porta, uma placa identifica o espaço como “Coordenação da Bancada do Pará”. Mesmo sem mandato, Rocha costuma despachar no local. A regalia foi concedida ao companheiro pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Fidelidade
Tensão na bancada do PMDB. Os deputados estão cobrando do líder Henrique Eduardo Alves (RN) seu apoio a um candidato do partido à vaga do TCU, que será aberta com a aposentadoria do ex-deputado tucano Ubiratan Aguiar.

Pré-candidato
Sem espaço no PR e à frente da criação de um novo partido, o PDN (Partido do Desenvolvimento Nacional), o senador Clésio Andrade
(PR-MG) quer ser vice de Fernando Pimentel (PT) em eventual candidatura ao governo de Minas.

O que quer a nova classe média?
O governo Dilma quer se antecipar à oposição. A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência está organizando um seminário reunindo economistas, sociólogos e integrantes do governo para identificar os integrantes da nova classe média e quais os seus valores. No encontro, diz o ministro Moreira Franco, o governo espera formular propostas de novas políticas específicas voltadas para esse setor da sociedade. 

Script
A oposição quer que a Comissão Representativa do Congresso ouça o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) no recesso. “Essa é
uma questão política que exige apreciação da Casa toda”, reage o deputado Vicentinho (PT-SP).

Ecos
O inconformismo na base do governo continua com a forma pela qual foram feitas as mudanças no Ministério dos Transportes. Aliados dizem que é fácil ser “valente” contando com o ex-presidente Lula sentado no banco de reservas.

 O MINISTRO Paulo Sérgio Passos (Transportes) enviou ontem ao Planalto uma lista de nomes para dirigir a Valec, o Dnit e as secretarias da pasta. 
 A OPOSIÇÃO ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), trabalha para que vários partidos lancem candidatos ao cargo. No DEM, o candidato é o deputado Rodrigo Maia. No PSDB, o nome mais forte é o do deputado Otávio Leite.
● PÉ NA ESTRADA. A programação do ex-presidente Lula no próximo mês e meio tem agendadas 23 conferências internacionais.

Nenhum comentário: