sábado, julho 16, 2011

FERNANDO DE BARROS E SILVA - Bom apetite!

Bom apetite!
FERNANDO DE BARROS E SILVA
FOLHA DE SP - 18/07/11
SÃO PAULO - Pesquisa internacional divulgada nesta semana colocou São Paulo na posição de cidade mais cara das Américas, um pouco à frente do Rio e muito à frente de Nova York. Seríamos agora a décima cidade mais cara do planeta.
Quem frequenta restaurantes bons, ou mesmo razoáveis, sabe do que a pesquisa está falando. Na média, comer em São Paulo é mais caro que comer em Paris.
E não consta que em Paris o comensal corra os mesmos riscos de seu semelhante paulistano. Não bastasse o assalto consentido, com direito a Nota Fiscal Paulista e tudo, o cliente agora sai no lucro se não for roubado de fato, sem metáforas.
Nos últimos 15 dias, foram registrados quatro arrastões em restaurantes de São Paulo, dois deles na região de Pinheiros. Desde o início do ano, foram pelo menos 20 ocorrências desse tipo. Há estabelecimentos que não registram queixa formal temendo retaliações ou danos à imagem. A própria polícia não divulga o número total. Uma coisa é certa: roubar a clientela de restaurantes e bares virou moda.
Não, ainda, na mesma escala das explosões de caixas eletrônicos -mais de 100 no Estado, pelo menos 70 na Grande São Paulo neste ano-, obra de grupos que em vários casos incluem policiais.
O mais recente arrastão foi na quarta-feira, durante o jogo do Brasil. O delegado responsável pela região oeste disse que não foi uma ação de profissionais, mas de "aventureiros". Talvez seja difícil explicar a diferença aos 30 clientes constrangidos e surrupiados sob a mira de pistolas. Teremos todos sorte se a polícia resolver o caso antes que um "aventureiro", ao invés de desejar "bom apetite" aos clientes na despedida, decida acertar uma azeitona em alguém.
Haverá, muito provavelmente, um recrudescimento da segurança privada em restaurantes e bares, como já ocorre em shoppings, lojas, condomínios, casas noturnas etc.
O restaurante não é praia do paulistano? Agora já temos arrastão.

Nenhum comentário: