sábado, julho 02, 2011

DRAUZIO VARELLA - Na serra gaúcha

Na serra gaúcha
DRAUZIO VARELLA 
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/07/11

Guardei a imagem do olhar de pavor do rapaz e com a frase do motorista: "Deviam ter atirado para matar"


ESTA SEMANA quase morri congelado no Sul. Em São Paulo faz frio, mas não ficamos com os pés amortecidos como se pertencessem ao caixa do supermercado, nem com as mãos analfabetas e nem com os lábios entorpecidos feito bêbados.
Domingo último, viajei com uma equipe de TV para Chapecó, no oeste de Santa Catarina, como parte das gravações de uma série sobre hepatites que irá ao ar em duas semanas no "Fantástico", da TV Globo. A intenção foi mostrar um programa de vacinações contra a hepatite B, muito bem conduzido naquela cidade.
Chapecó, Foz do Iguaçu, Cascavel e Passo Fundo formam o chamado polígono das hepatites, região povoada por descendentes dos imigrantes italianos que trouxeram na bagagem o vírus da hepatite B.
Previsto para chegar pouco depois da meia-noite, o avião aterrissou às 4h, de modo a cumprir o ritual de flagelos a que são submetidos os infelizes como este que vos escreve, forçados a viajar pelos ridículos aeroportos brasileiros.
Depois da batalha habitual para recuperar o equipamento na esteira e das 30 colisões com carrinhos alheios, conseguimos escapar incólumes daquele inferno. No trajeto para a van que nos esperava, percebi que minha roupa não suportaria aquele gelo polar.
Quase sem dormir, na segunda-feira gravamos o dia inteiro, esfregando as mãos e batendo os pés no chão. Na hora do almoço tentamos comprar luvas e meias de lã nas lojas do centro, mas não deu certo; disseram que ainda era cedo para o lançamento da coleção de inverno.
No fim da tarde seguimos para Vacaria, no Rio Grande do Sul. As cidadezinhas que a estrada atravessava pareciam fantasmas, nenhuma alma viva nas ruas iluminadas com luz mortiça. Lugares aprazíveis para quem gosta de se suicidar.
Com um grau acima de zero, às 22h, Vacaria era um cemitério. Na praça da igreja de pedra que conheci muitos anos atrás, a grande surpresa: um táxi parado com o motorista dentro, o único ser humano visível em mais de 300 quilômetros.
O mundo amanheceu coberto de gelo -a temperatura chegara a quatro graus negativos-, mas havia sol e nenhuma nuvem no céu. Cenário encantador para ser admirado através da janela; insuportável para quem precisava fazer parte dele.
Sem almoço, viajamos para pegar o avião de volta em Caxias do Sul. Jamais imaginei encontrar tanto aconchego no interior de uma van exposta ao sol.
A vegetação das serras gaúchas é menos diversa do que a da Amazônia e da Mata Atlântica. Nas encostas, há paredões de rochas e árvores que sobem por cima deles até os cumes, mas fazem falta as trepadeiras e os cipós que armam a festa bagunceira das florestas tropicais, quentes e carregadas de umidade. Nos vales, rios estreitos e caudalosos refletem a luz do sol enquanto correm cheios de pressa para desaguar não sei aonde.
Vínhamos nas curvas dessa paisagem que convida à reflexão, quando um carro em alta velocidade nos ultrapassou em manobra tão arriscada, que se o motorista da van não fosse experiente teríamos ido precipício abaixo.
Antes que nos recuperássemos do susto, um carro da Polícia Rodoviária fez o mesmo.
Um minuto mais tarde demos de cara com uma cena cinematográfica: o carro que nos fechou acabara de capotar, dois policiais saltaram da viatura com os revólveres na mão, e um rapaz bem jovem saiu com o rosto ensanguentado pela janela do carro com as rodas que ainda giravam no ar.
Contra a ordem de parar, ele correu em nossa direção, mas do outro lado da pista. Um dos policiais atirou. Não tínhamos como nos esconder, a estrada estava bloqueada: na frente pelo carro capotado, atrás pelos que chegavam. Torci para que o rapaz fosse experiente e se entregasse logo, mas ele demorou para acreditar que iria morrer.
Por sorte, a experiência que lhe faltou, sobrou para os policiais que o perseguiram aos gritos, sem dar o segundo tiro, até que ele ajoelhasse com os braços para cima bem do lado da van.
Seguimos em frente. Fiquei com a imagem do olhar de pavor do rapaz com o rosto ensanguentado e com a frase do motorista: "Deviam ter atirado para matar".

103 comentários:

Bel Welter disse...

Acho muito estranho, um médico, estudado fazer um um comentário desses sobre as cidades gaúchas, principalmente Vacaria, onde resido.Pois sabe-se bem que as cidades do Sul principalmente nessa época do ano são muito frias,mas claro que com toda a cultura que o doutor tem não sabia disso e veio desprevenido.E discordo que aqui seja um lugar para quem quer se suicidar, ao contrário, os turistas gastam fortunas com hospedagens nas cidades da nossa serra que ficam lindas com o clima europeu e com a grande possibilidade de conhecer a neve,as 22 hs da noite as familias estão todas reunidas em volta de suas lareiras saboreando um mate e comendo um pinhão assado, alguns preferem as pizzarias claro, mas na rua à vagar ninguém fica, a não ser nas grandes cidades habitadas por bandidos que ficam vagando atormentando quem passa,é uma pena doutor que o senhor não pode apreciar uma roda dessas de chimarrão e curtir o aconchego dessa cidade fantasma reduto também de muitos paulistas que aqui resolveram morar, como podes ver não são todos que concordam com seu parecer que foi de muito mau gosto....!!!!

Mari Brehm disse...

Só vou falar uma coisa Patrícia Poeta nao sei se o senhor sabe DOUTOR é GAUCHA!! HAHAHA Vai se trata e morei em SÃO PAULO É UM INFERNO!!

Leandro Boeira disse...

Uma pessoa que eu admirava,faz comentários infelizes, sobre a serra gaucha.
Pois até uma criança de 2 anos sabe que a serra gaucha é fria.
E quem em sua lucidez vai andar as 22 horas na rua, marcando 1 grau de temperatura? só o DR. DRAUZIO VARELLA
,para depois fazer comentários bestas como esses.

Suellen Pereira disse...

SR DOUTOR. O frio aqui na serra gaúcha é como o CALOR em SÃO PAULO, onde as pessoas lá, suam feito porcas e cheiram mal.Se não gosta do nosso clima, que diabos tava fazendo aqui? O senhor é um médico tão bem conceituado, que eu acho, que deveria estar fora do Brasil, afinal de contas, tanto conhecimento e pouco proveito dele não será bem sucedido aqui no BRASIL.
E eu sei que não tenho nada a ver com isso, mas... da próxima vez que quiser viajar pro SUL, compre uma toca de lã ao invés de luvas, o senhor não tem cabelo e deve passar frio.

éoandi- disse...

Pois bem, me admira o comentário que o Sr.Dr. faz a respeito das cidades frias do Sul, desertas e ambientizadas relativamente dark, pois como todos sabem, nessa época faz muito frio.Acredito que em função de sua idade e experiência de vida, saber,conhecimento o Sr. já devia saber como é o clima aqui, então, sinceramente seus comentários são injustos além de tudo,ridículos.Fica em SP que é melhor mesmo! ¬¬

Anônimo disse...

Caro Dráuzio
Acredito que o senhor cumprindo o papel de um bem sucedido médico e escritor, possui um alto nível de cultura, argumento também, que nem altos níveis de cultura são necessários para saber que o inverno no Sul é rigoroso.
Noticiários têm informado ao menos uma vez por dia sobre as baixíssimas temperaturas das últimas semanas, então me pergunto aqui como um senhor bem estudado, ao programar uma viagem para algum lugar, seja à passeio ou à trabalho, não procura informações sobre o local? Achei uma falta de educação e má índole da sua parte criticar tanto o Sul, e em relação a Vacaria, 22h em pleno inverno, em uma das noites mais frias do mês, quem estaria na rua? Com todo o respeito, para não perder a admiração de muitos fãs retifique-se, pois o senhor nao passou se quer uma semana na cidade para tantas críticas.

Thais disse...

Em relação ao seu comentário sobre a cidade de Vacaria, considero sua colocação injusta e incoerente, pois nosso clima é subtropical, portanto frio durante o inverno com temperaturas de 0° (zero grau). Seria uma idiotice pessoas estarem caminhando na rua com essa temperatura, não acha ?
Acredito que pela pessoa pública que é, além de ser médico e muito bem conceituado deveria rever seus conceitos sobre minha cidade. Cidade esta vizitada por muitos turistas em busca de uma das paisagens mais lindas do Brasil. Por um acaso você ja ouviu falar que no Rio Grande do Sul acontece enchentes ou algo parecido, nao né, porque aqui não tem porcos como tem na sua cidade infernal.

ANDRIELE FERREIRA disse...

É DIFICIL DE ACREDITAR QUE UM MÉDICO COMO O MÉDICO COMO DRAUZIO VARELLA, TENHA FEITO UM COMENTÁRIO DESSE TIPO COM AS CCIDADES GAÚCHAS. É DIFICIL NÃO SABEREM QUE NO SUL ESTÁ FRIO, POIS ESTÁ TODA HORA, PASSANDO NOS NOTICIARIOS.

ANDRIELE FERREIRA disse...

É DIFICIL DE ACREDITAR QUE UM MÉDICO COMO O MÉDICO COMO DRAUZIO VARELLA, TENHA FEITO UM COMENTÁRIO DESSE TIPO COM AS CCIDADES GAÚCHAS. É DIFICIL NÃO SABEREM QUE NO SUL ESTÁ FRIO, POIS ESTÁ TODA HORA, PASSANDO NOS NOTICIARIOS.

Anônimo disse...

Julio Cesar Grando - Gaúcho e Brasileiro

Dr. Drauzio.
Estimaos o Brasil pois cada lugar tem suas características bem diferentes.
O gaúcho nasceu e morrerá pelo seu estado porque a´prendeu a gostar do frio.
Nos trabalhamos porque nossa alimentação é mais cara, nosso vestuário é mais caros e o nosso teto tem que ser diferente do seu.
Nos precisamos de água quente o ano inteiro.
Se as cidades ficam vazias é porque o senho talvez não tenha despertado as pessoas para recebê-lo.
Certamente se eu estivesse num desses lugares ... faria um desvio para que o senhor tomasse o rumo das cidades dos prazeres, dos calores, de gente que pode ficar a noite toda passeando sem pensar nos compromissos do dia seguinte, cheio de gelo ... mas com afazeres específicos aqui do SUL.
Nos gostamos de visitar outros estados onde o calor nos mata e nem por isso falamos dos mal de seu hábitos ou do jeito que as pessoas são.
Eu estava na sua terra e vim 3 mortes em uma hora naquele trânsito infernal, vi assaltos em carros parados em SINALEIRAS (ahhh ... para o senho que não nos conhece, sinaleira é um SEMAFORO).

Dr. Dráuzio ... venha no verão .... talvez o senho vá reclamar que faltam ventiladores nas estradas ...

Anônimo disse...

taiy disse : dr.drauzio eu nao sei se o senhor sabe mas uma pessoa certa da cabeça nao estaria de noite nas ruas de vacaria com o fri que estava ainda mais as 22h da noite o senhor me desculpe (se é que sou eu que tenho que pedir desculpas),mas o senhor anda muito mal informado.o senhor assiste tv para ver que VACARIA é um dos lugares mais FRIOS do rio grande do sul... sou gaucha com muito horgulho!!!!!!!!!!!!#####

Anônimo disse...

Eu disse se nós ja estivessemos separado do resto do Brazil esse Dr teria que pedir visto para entrar no nosso pais de primeiro mundo, mas não para fazer documentário e sim para ver se vira gente culta igual aos gaúchos.
Fora paulistas e cariocas, não é por nada que vivemos nesta terra pois se fosse esses cara já tinham morrido tudo! São um bando de alienados volta pra são paulo tio!

Desirée Laurindo. disse...

Com licença, senhor "Doutor muito recomendado".. Concordo com todos os outros comentários que tiveram sobre essa postagem aqui, só há uma coisa que acho muito estranha aqui: Se o clima aqui é tão aterrorisante e é tão frio assim, o que esse "doutorzinho" veio fazer aqui ? Se Vacaria é cidade pra se suicidar, porque ainda há pessoas vivendo aqui ? Se é tanto pra se matar, porqe não se mata junto então Doutor ? O que acha disso ? Eu moro em Vacaria desde que me entendo por gente, e nunca reclamei daqui, porque pelo menos é uma cidade onde pode-se viver em paz. Já fui duas vezes pra São Paulo e com o perdão da palavra, aquele inferno de cidade onde tem que se esperar pra tudo.. E se o senhor acha que a nossa cidade é umc cemitério a noite, venha de dia e no verão, com certeza sua opinião mudaria. Parece que um Doutor feito o senhor deveria ser muito bem estudado, e muito culto não ? Então porque vir para cá no inverno se sabe que nossa cidade é fria nessa época do ano ? Aparenta que veio para cá só para poder falar mal da gente. O senhor caiu no meu conceito, e pense muito bem antes de falar da nossa cidade novamente, agora estou sendo educada.. Mas da próxima vez posso muito bem diminuir o nível, e te mandar ir pra puta que pariu.

Andresa disse...

caro Dr DRAUZIO ,nos vacarianos ficamos muito chateados com seu infeliz comentario .espero que na sua proxima passagem por nossa cidade o senhor consulte a previsao do tempo para que nao passe por isso novamente e sempre lembre de carregar um agasalho na bagagem por que esse frio abaixo de zero e coisa para macho.se soubessemos da sua vinda com certeza seria muito bem recpicionado pois somos um povo acolhedor.ate a proxima

Anônimo disse...

O que esperar de um MÉDICO que não se vacinou contra MALÁRIA quando foi ao norte...

Anônimo disse...

Estamos divulgando e vamos divulgar o que o Dr. Drauzio Varella escreveu.
Espero que ele encontre lugares melhores e fique por lá .... O Carandiru era melhor ...
Me ajusdem a repassar para os amigo.

Ahhh .... eu estava no RJ e lá fomos maltratados e só tem expertos querendo levar vantagem.
Aqui nos envergonhariamos disso.

Julio Cesar.

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francileni Lisboa disse...

Engraçado... Um médico respeitado, estudado, culto (...) não saber que a Serra Gaúcha é, se não o único, um dos lugares mais frios do Brasil no inverno. Não conhece um negócio chamado Internet, onde você pode ir em outro negócio chamado Google e pesquisar a Previsão do Tempo? Pois é! Isso existe, sabia? É bom que você tenha um pouquinho de informação de vez em quando. Veio porque quis. Sinceramente, você foi muito, mas MUITO infeliz nisso que disse sobre a minha cidade. Se Vacaria é um cemitério, como você não morreu quando chegou aqui? o.O
Sinceramente, no mais eu concordo com tudo o que você disse. Mas chamar a Serra Gaúcha de cemitério... É uma tremenda falta de respeito. Doutorzinho, acho que você deveria arranjar o que fazer, ao invés de falar isso de uma região na qual O BRASIL INTEIRO SABE que é muito fria. SE TOQUE, CRIATURA! Experimente vir aqui novamente no verão, e ENGULA TUDO O QUE VOCÊ DISSE. Meus pais já foram pra São Paulo, e viram MUITA gente mal educada, assim como você foi para conosco, com esse comentário. Se é tão ruim assim, veio por que então? Arranje argumentos melhores para criticar alguma coisa.
Eu já não gostava de você, agora gosto menos ainda. E com certeza, você caiu no conceito de todos os gaúchos que gostavam de você. Parabéns pela ignorância! -'-

Niulen disse...

Em resumo,

DESCEPCIONANTE...

É lastimável que um médico considerado um dos 05 melhores oncologistas do mundo que representa nosso país tenha tido tamanha infelicidade ao comentar de maneira tão mediocre sobre o Estado que segundo dados nacionais, em vez de estar nas ruas naquele horario, consumindo drogas como no seu estado, na sua cidade, o povo pacato daqui estivesse dentro de casa com suas familias curtindo o inverno da melhor maneira, Peço desculpas aos vacarianos como eu pelo senhor, pois tamanha bobagem dita deve ser apagada. Tentar suicidio somente se você mora em uma cidade em que educação, segurança, criminalidade, drogas, saneamento basico são tão precários que tem o rio mais poluido do mundo. Diferente de Vacaria onde temos qualidade de vida e GENTE de verdade!

Mari Rita Arbello disse...

Muito bonito, alguém de um nível tão alto, certamente bem estudado, fazer tal comentário ridículo.
Vacaria é uma das cidades mais lindas, e que possui uma grande importância,pois possui um grande evento, e tem grande riqueza como a maçã.Aí me vem um senhor, que certamente deveria estar achando, que as 4:00 horas da manhã, teria alguém na rua, com o frio que realmente estava, mas não justifica comentário tão baixo. O senhor não estava em Londres, ou qualquer destas outras grandes cidades que as4:00 horas da manhã estão funcionando como máquinas.
E para o governo de quem não sabe, principalmente do senhor, Vacaria não é como um cemitério, e lhe garanto que suicídio não é o nosso forte. Uma coisa que se deve aprender desde pequenos, é que não falamos mau de onde não conhecemos, assim como o senhor de tal importância fez. Por favor, vamos nos dar ao respeito, pois não é assim que julgamos sua tão "perfeita' cidade, aliás, que tem o maior numero de mortes do que aqui!

Estela Maris disse...

FIQUE INDIGNADA O SENHOR DRAUZIO VARELLA UM HOMEM CONCEITUADO,DOUTORADO FAZER UM COMENTÁRIO DE MUITO MAL GOSTO SOBRE NÓS OS GAÚCHOS PRINCIPALMENTE VACARIA,UMA CIDADE HOSPITALEIRA COMPARADA COM A DE SÃO PAULO,ONDE HÁ TANTA CRIMINALIDADE,DROGAS,ENCHENTES,ONDE AS PESSOAS SÓ LIGAM PARA SÍ MESMO,
DIRIA QUE AQUI É ATÉ UMA CIDADE TRANQUILA PARA SE MORAR.
É UMA PENA QUE TENHA FEITO UMA VIAGEM TÃO ASSUSTADORA,MAS NÃO DEVERIA POIS MORA EM UMA CIDADE MIL VEZES PIOR. A ÚNICA COISA CERTA DITA FOI MESMO ESTE CENÁRIO ENCANTADOR PARA SER ADMIRADO E QUE MUITAS CELEBRIDADES VEM DO MUNDO INTEIRO PARA ADMIRAR AS BELEZAS QUE AQUI SE ENCONTRAM.
SE O SENHOR QUISESSE SER RECEPCIONADO COM CHOCOLATE QUENTE E MUITAS PESSOAS,DEVERIA TER FEITO OUTRA ROTA QUEM SABE ATÉ GRAMADO ONDE É UMA CIDADE TURÍSTICA.
ME ADMIRA O SENHOR PENSAR QUE AS PESSOAS "FANTASMAS" ESTARÃO NAS RUAS A Iº GRAU ,ELAS ESTÃO É EM SUAS CASAS NO ACONCHEGO DO SEU LAR ,COM SUA FAMÍLIA TOMAMDO AQUELE CHOCOLATE QUENTE,UM CAFÉ BEM GOSTOSO,OU ATÉ ASSISTINDO UM BOM FILME EM RODA DE SEU FOGÃO OU LAREIRA,E OUTROS JÁ ESTÃO EM SUAS CAMAS POIS CEDO QUANDO A GEADA AINDA NÃO DERRETEU JÁ SAEM PARA O SEU TRABALHO E SUAS ATIVIDADES.
A MANEIRA MAIS CERTA SERIA O SENHOR PEDIR DESCULPAS PELO SEU COMENTÁRIO MALDOSO.E MAIS SÓ UM CONSELHPO DA PROXIMA VEZ QUE PLANEJAR PASSAR AQUI PELO SUL NESTA ÉPOCA DO ANO TRAGA MUITO AGASALHO,LUVAS,MANTAS,TOUCAS POIS MORAR AUI SÃO PARA POUCOS.AH! O SEU CONCEITO DE PESSOA PARA OS GAÚCHOS CAIU IGUAL AS TEMPERATURAS A ZERO..

Lúcio Amaral disse...

caro senhor doutor, traga o óleo bronzeador, os chinelos e a bermuda porque o verão já está chegando, por isso não venha desprevenido dessa vez. Ah e traga um bonézito que o senhor irá precisar com certeza...!!!!!!!!

JESSICA ZANCHETTIN disse...

Com todo o seu dissermimento,deveria compreender que estamos no inverno e seria bem inprovavel um cenario diferente da sua terra natal,onde o verão é predominante porém aqui a primeira impressão do senhor se difere muito da cidade do qual o senhor é

Eduardo Pinto Andreola disse...

Sr Drauzio:

Foste infeliz em seu comentário sobre a Serra Gaucha.Ideal mesmo para quem quer se suicidar é Rio de Janeiro ou São Paulo: Basta sair na Rua e vocês não sabem se voltam vivos para casa. Aí vocês não precisam nem comprar a bala. A respeito da italianada ter trazido na bagagem o Vírus da Hepatite B, o Senhor tem alguma comprovação científica para essa descabida afirmação? Outra colocação incerta de V.sa. pessoa é de que a Mata Atlântica não seria a mesma da Mata da Serra Gaucha. Pelo que eu saiba, nossas florestas aqui na Serra Gaucha são de Mata Atlântica.
Como já foi bem dito, um homem tão bem estudado quanto o senhor, deveria saber que faz muito frio aqui em Vacaria e nas demais cidades vizinhas. Da próxima vez, esperamos que venha bem agasalhado e pronto para saborear um mate e um bom vinho, acompanhado de Pinhões, frutos de nossas belas araucárias.
Considere-se convidado e sem rancores, aquele abraço apertado que só o gaucho pode lhe dar.

Rafaely Alves Mello disse...

Sr. Dr.
Se o sr. que se diz tao bem estudado, tão inteligente e com a sua classe acho que não deveria fazer comentários boca bertas como esses e muito menos se rebaixar a esse nível.
Acho que o sr. gostaria que nos os VACARIANOS fosse lhe receber com alguma festa no frio que estava naquela noite, nos tínhamos coisas mais importantes para fazer do que ir receber um senhor de idade, careca, sem nem um pingo de educação, que ninguém da cidade lhe esperava e muito menos sabia que o sr. iria vir a cidade (e da minha parte se soubesse que iria vir não iria perder o meu tempo com o sr.) que se acha o DR. dos DOUTORES e não parece que tem o estudo que tem, fico muito triste com o dinheiro desperdiçado na sua formação.
O sr. deveria rever o seu comentário muito infeliz pois ninguém da serra gaucha tem pela cabeça fazer as bobagens dos habitantes da sua cidade de querer se MATAR, pelo contrario prefiro morar nesta "cidadezinha" como o sr disse do que estar na sua grande cidade e acabar morrendo aos poucos com a poluição da sua cidade(nada contra os paulistas só contra o sr.)
Sou gaucha sim e com orgulho e adoro o frio da serra. Adeus e desejo que não volte a nossa cidade obrigado pela péssima visita. Assinado Rafaely Antonia Alves

Valéria disse...

Acho que Drauzio Varella não disse nada demais e nem ofendeu ninguém. Eu li a matéria dele e digo que muita gente reclama e nada faz. Na boa, o comentário do Dráuzio Varella, pra mim, foi até elogioso. Na minha opinião, de forma alguma ele quis ofender qualquer cidade, menos Vacaria. Ele apenas traçou a realidade que vivemos. Minha gente, o mundo globalizou e não mais existem fronteiras. Chega de bairrismo. Vamos respeitar as diferenças, inclusive de pensamento. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Se eu penso de uma forma, alguém pode pensar diferente e isso não é lei para um ou para outro.
*
* A mensagem a seguir não pôde ser entregue a todos os destinatários:
Acho que Drauzio Varella não disse nada de mais e nem ofendeu ninguém. Eu li a matéria dele e acho que as pessoas, nesse blog, menos vc, são as mesmas que nada fazem por Vacaria e escrevem, dizendo-se ofendidas. Na boa, o comentário do Dráuzio Varella, pra mim, foi até elogioso. Na minha opinião, de forma alguma ele quis ofender qualquer cidade, menos Vacaria. Ele apenas traçou a realidade que vivemos.
*

Anderson BN disse...

Olha não sei como surpreendo com esse doutorzinho aí... É mais um médico medíocre que ficou famoso pelo fato de ser médico em um presídio. E quem disse que ele tem alguma capacidade de escrever algum comentário sobre qualquer coisa? Vi uma vez uma reportagem dele na tv e sinceramente aprendi muito mais num folheto de posto de saúde. Li alguns comentários falando da surpresa que ele como um médico estudado desconhecia o frio da serra, pois talvez esse fato perca a surpresa quando lembrarmos que ele como médico foi para a Amazônia e pegou febre amarela.
A cidade tem problemas? É pequena? Sim, mas é muito melhor que viver em meio as favelados do funk carioca e aos fedidos vadios corinthianos de São Paulo.
Pois bem este é mais um caso de uma subcelebridade que acha que seu mundo é tão perfeito que qualquer cultura ou forma de viver vinda de fora é desprezível.
Esperemos anciosamente sua volta a Vacaria, doutor; já que segundo você é um lugar de suícidios...

Anônimo disse...

Não podíamos esperar um comentário tão indigesto como o do Dr. Pois para quem é acostumado com crackolândias, assaltos, assassinatos, estupros , favelas. Passar por uma cidade com temperatura abaixo de zero após as 22 hs da noite, horário em que as famílias estão recolhidas para um novo dia que se aproxima de trabalho, estudo e temperaturas baixas. uma cidade do interior, mas que tem um povo honesto, lutador e que se orgulha de sua cidade. Ao invés de uma cidade que se diz de primeiro mundo, onde se encontra pelas ruas drogados, estupradores, ladrões e suicidas. Gostaria que o senhor muito culto procurasse nas estatísticas qual a cidade ou estado tem a maior taxa de suicídios entre o Rio grande do Sul e São Paulo. Obrigo pela sua ignorância.
Nane L.S - vacaria RS

Anônimo disse...

AO PREZADO SENHOR DOUTOR DRAUZIO VARELLA

Prezado doutor Drauzio Varella, nunca leio o que o senhor escreve e muito menos escuto o que o senhor fala no Fantástico, pois quem tem um mínimo de instrução sabe que metade é bobagem para ganhar IBOPE, mas como o resto do Brasil tem alto índice de analfabetismo (como é provável que não saiba, para sua informação a menor taxa de analfabetismo do país está no RS - que já deveria ter se separado do resto do Brasil faz tempo- ), qualquer um que escreva um livreto ou tenha atuado dentro de um presídio, vira gênio, já que o público que o vê na tv, nem deve saber quem foi Einstein ou Newton...
Primeiramente, Vacaria não é a capital do mundo, muito menos uma metrópole que fica a noite inteira à disposição de quem não está para chegar.. É uma cidade de gente trabalhadora e que usa a noite para fazer aquilo a que ela foi destinada: dormir. Além do mais, só tendo muita necessidade para estar na rua após as 22h com um frio desse tipo..
Para vossa informação, a cidade com "lugares aprazíveis para quem gosta de se suicidar" que tem temperaturas insuportáveis, é quem fornece a maçã que o senhor come e indica para os babacas que ainda perdem tempo lhe ouvindo, lendo e consultando..
Essa cidade "iluminada com "luz mortiça" é o lar de milhares de pessoas que aprenderam a conviver com o frio e que têm orgulho em viver nessa terra de gente feliz..
Em anos pares, essa cidade chamada VACARIA recebe cerca de 300 mil pessoas num evento chamado Rodeio Crioulo Internacional de Cultura, sendo a maior expressão cultural desse ramo no mundo, mas provavelmente vossa excelência nunca ouviu falar nisso, já que de dentro de sua sala na 'maravilhosa' São Paulo ou no 'encantador' Rio de Janeiro a cultura é tiroteio, assalto, sequestro, engarrafamento e AIDS..
Ninguém lhe obrigou a passar por aqui e, mesmo com todas essas críticas desprezíveis à capital dos rodeios e terra da maçã, sempre serás muito bem vindo, pois um povo hospitaleiro como é o povo de Vacaria, jamais vira as costas para alguém, por pior que essa pessoa seja..

Anônimo disse...

e digo mais, cidade demitério é um ótimo lugar pra um "cara de morto" como você.

Anônimo disse...

Cara Valéria, se vc gostou da cidade de Vacaria ser chamada de cemitério é pq provavelmente vc seja uma morta -viva.

Anônimo disse...

Dr. Drauzio Varella se queimo feio com o RS.. não vamos esquecer tão rápido isso!

ROSANE DE VACARIA disse...

SR. DR.AQUI LHE FALA UMA EX ADMIRADORA....PQ?
PQ FOI DE MUITO MAU GOSTO E FALTA DE CONHECIMENTO A SUA COLOCAÇÃO COM RELAÇÃO A ALGUMAS CIDADES DO NOSSO RIO GRANDE. MAS COMO TODOS PODEMOS FALHAR, ACHO MELHOR O SR. SE RETRATAR COM OS GAÚCHOS QUE GOSTAVAM E RESPEITAVAM MUITO A SUA PESSOA. ESTAVA MUITO FRIO NAQUELES DIAS??? POIS É, NÃO É POR NADA QUE SOMOS UM DOS ESTADOS MAIS RICOS DO BRASIL, APESAR DO FRIO TRABALHAMOS MUUUITO E SUSTENTAMOS MUITOS OUTROS ESTADOS...SÓ PARA LEMBRÁ-LO.
ROSANE

Thiago disse...

Drauzio, sou de Vacaria e acho você um merda. Nunca fui com a tua cara e agora vou menos ainda. E não gosto do seu programa. Troxão

Guilherme Kramer -- Leticia gargione disse...

Sr. Dr. Dráuzio Varella me parece um tanto quanto incoerente a sua postura, já que, como jornalista a serviço de uma das maiores emissoras de TV do mundo esperava-se que no mínimo o Sr. se preparasse para a produção da matéria. Fazer esses comentários além de destacar sua incompetência como jornalista é uma tremenda burrice já que assim você demonstra a todos sua incompetência. O jornalismo da Rede Globo tem insistido com matérias sobre o frio na serra gaúcha a semana inteira. Se eu fosse seu chefe acharia estranho o Sr. não acompanhar o jornalismo que ajuda a produzir, mas talvez seu chefe também seja um incompetente. E nesse caso eu me preocupo como tipo de informação que recebemos, principalmente de um médico que aconselha passeios ao ar livre em noites de zero grau de temperatura. Se for pra morrer... so se for de pneumonia.

FABIO LM disse...

Mas é um artista este Dr. Dráizio.Um mádico de presídio acostumado com aquele entrevero no Rio de Janeiro, em Sao Paulo,achando-se admirado com uma perseguicaozinha policial na estrada. Vem chamar nossa cidade de cemiterio...Nao estamos as dez horas da noite na rua, no frio, por que estamos no aconchego de nossos lares, com nossas famílias, e por que temos que acordar cedo no dia seguinte para trabalhar. Todo mundo sabe que o inverno do Sul é rigoroso, especialmente na regiao da Serra, e qualquer um, por mais burro que seja , quando vem pra cá, vem prevenido, traz agasalho. Nesta época a Serra está cheia de turistas do Rio, de Sao Paulo, gente educada, de primeira linha como dizemos por aqui.E agora me vem um doutorzinho querendo fazer pouco caso da nossa terra. Acho que ele queria foguetório, recepcao, e essas puxacao de saco com que está acostumado lá nos pagos dele. Foi mau Dr. Dráuzio. Ou o senhor perdeu totalmente o juízo ou está querendo a audiência que nao está conseguindo naquele programinha de quinta categoria no qual o senhor é o âncora. É uma pena, mas me decepcionei com o senhor...

Tiu Guasca disse...

O negocio é o seguinte, não vou nem pensar muito no que te falar, a sorte foi que você não abriu o bico na frente de um gaúcho, se não na hora ia passa esse teu frio! Ai sim ia da bolor

Thais disse...

Quem é o louco que vai estar na rua 22hrs da noite, com a temperatura baixa, só voce mesmo em Drauzio. Bom ja que a tal de Vléria falou ai, entao vou dizer uma coisinha pra ela, como que voce diz que agente não faz nada pela cidade, nem ao menos me conhece pra falar algo, mais e vocee ja fez alguma coisa por Vacaria ? Pelo jeito não. E se nao ta contente pega uma carona para o inferno junto com o doutorzinho demente. ok

Anônimo disse...

Não troco a qualidade de vida de minha cidade Vacaria por nenhuma outra, especialmente por São Paulo, que considero o inferno na terra, o tempo que passei por la só pensava em uma coisa em voltar para o sul, e ficava pensando como tantas pessoas se submetem a morar em uma cidade que para por exemplo chegar ao emprego demoram as vezes 2 horas ou mais, agora devolta a Vacaria estou feliz 5 minutos estou em casa, para almoçar e descansar... tempo não tem preço.

Anônimo disse...

Luan disse ..
eu nem vou falar nada pra você porque acho que já ficou muito bem explicado só antes de vir e falar mal de uma cidade ótima de se viver, hospitaleira, e querida por muitos paulistas , pesquise mais , se informe porque você tem capacidade pra isso ! Na tua cidade existem forças de mortes pelos mais pequenos motivos , portanto não abra a boca pra falar bobagem ! e faça um favor a todos nós gaúchos:
NUNCA MAIS VOLTE PRO SUL ,porque ninguém gostava de você aqui e agora muito menos com esse comentário idiota e infantil. Obrigado pela atenção doutor !

Anônimo disse...

ah você é um senhor de idade , careca , velho e eu acho que agora caduco pra falar isso , você não tem moral nenhuma pra falar das cidades do sul portanto

CALA A BOCA, velho idiota

João Luis dos Santos disse...

Que coisa hein, uma pessoa inteligente, médico, viajado, dono de um vocabulário riquissimo, usar estes termo para definir uma cidade aqui do sul? Não ta contente meu amigo, volta pra São Paulo, Rio de Janeiro, sei lá. "Lugares aprazíveis para quem quer se suicidar." Se liga Dráuzio!!! Pensa antes de postar alguma coisa ridícula como essa.

Anônimo disse...

Ao Dr. Drauzio Varela.Gostaríamos de lembrá-lo o tamanho do território nacional e que nosso país não é somente calor. De acordo com nossa cultura a qual tanto preservamos temos o hábito de nos dias de inverno rigoroso nos reunirmos no aconchego de nossa família em volta do fogão à lenha ou lareira, coisas que em cidades grandes já não existe mais. Na verdade tens razão que não temos trepadeiras e cipós em nossas magníficas serras e paredões rochosos porém lhe daremos um desconto já que o resfriamento pode causar confusões de idéias; nossa vegetação não é amazônica. Temos orgulho de sermos gaúchos , não temos registrado casos de dengue e amamos nosso estado querido.

simone klamos maciel disse...

quero apenas q saiba,Sr Dr Drauzio que aqui no sul,todos somos precavidos durante o inverno , pq ate os quero-quero usam pala. apenas pessoas mal informadas como o Sr nao sabem disso. mas que Barbaridade tchê

Becky disse...

Olá;
Queridos vacarienses (vão se informar, porque no site do IBGE, é VACARIENSE e não vacariano), eu tenho o desprazer de viver nesse congelad... ops, terra mais fria do que o polo sul e não admito que falem mal de um paulista que não está acostumado com o frio, pois mesmo que ele viesse prevenido, todos aqui sabemos que esse lugar acaba pegando de surpresa até os próprios moradores, que saem na rua pensando que está sol e voltam molhados de chuva, ou atingidos por granizo...
Então olhem bem como falam... bando de invejosos! Criticam o dr. mas gostariam de estar na televisão... nem a RBS quer mostrar nada daqui!
Outra coisa, não querem seguir os conselhos dele? Vão pedir conselhos médicos para o Sérgio Gomes! ¬¬

Até logo.

Becky disse...

Só pra não falarem que sou injusta...
Sim, aqui é MUITO frio.
Mas não falei das qualidades... então ai vai (e acredito que todos aqui ficaram indignados porque o dr. ignorou as qualidades e só falou do defeito):

*As pessoas... quando são educadas, são um exemplo de educação pra qualquer brasileiro. Honestidade... eu nunca vi tanta honestidade em um local como vejo aqui, dentro dos ônibus, nas ruas, nas lojas e entre as pessoas... inclusive o aconchego, as pessoas são bem receptivas, bem mais que lá pra cima...
Então eu acho que as pessoas daqui são a maior qualidade da cidade. Ah, sem contar que são unidas, senão os comentários anteriores não seriam totalmente revoltados contra as palavras mal escolhidas do dr.
*Outra coisa: tranquilidade. Todas as cidades tem problemas, mas para quem gosta de cidades pequenas (mas não muito) e sossegadas, aqui é uma boa escolha.
*Emprego - só não trabalha quem realmente não quer.
*Locais - os que tem, sempre fui bem atendida.

Pronto... só pra não ser injusta, afinal, eu acho que quando criticamos, temos que também apontar qualidades, porque tudo tem os dois lados.

Abração a todos.

Anônimo disse...

gostaria de falar uma coisa para BECKY que disse que emprego em vacaria tem so nao trabalha quem nao quer.mas tem mesmo nisso eu comcordo só que os empregos que tem é tirar maças nos pomares é estes empregos que vc se refere? só que tem gente que nao trabalha nisso porque nao pode e nao porque nao quer> ass:annaa

Anônimo disse...

bah doutor o senhor já sendo de idade deveria saber que aqui no sul faz frio e deveria vim preparado com luvas e meias de lã.
seu idiota acha que somos trouxas para ficar olhando esses comentarios idiotas que o senhor escreve.o senhor bem que sabe que nossa cidade é bastante frequentada por turistas,ainda mais nessa época.é mentira que ainda nao tinha roupa de inverno à venda,aqui as roupas já estão à venda desde de março para que ninguém passe frio.Venha apreciar nosso rodeio e conhecer mais VACARIA e ver que está completamente enganado.

Vitória disse...

O que o sr dr Drauzio esperava encontrar em Vacaria, as 22h com 1º de temperatura? Grupos de jovens se drogando? Possivelmente os jovens vacarianos estavam ou em suas casas ou na escola. Pode ter passado frio, mas aqui não contraiu nenhuma doença. Pois a única que poderia contrair era uma gripe,mas pela sua idade, já deve ter sido vacinado. Pela sua idade e formação, esperava-se coerência nos cometários. Vacaria pode não ser uma cidade tão devsenvolvida , mas temos orgulho de viver aqui, visto que nossa cultura é conhecida e valorizada mundialmente. E por falar em cultura, a sua congelou ou foi esquecida na Amazônia?

Anônimo disse...

Becky, você que gosta de falar em informação... por que não se informa quantos graus faz no polo sul e compara com Vacaria?

Diego disse...

Dr. Drauzio VArella.
Quem é que te convidou ? ? ?

Guilherme Paim disse...

Doutor, não é pq o sr. possui um DR. antes do nome, faz um quadro no Fantastico, que o sr é melhor que os outros, aqui pode ser a cidade mais fria do Brasil, mais pelo menos nos temos um destaque. Eu qeria lhe perguntar, será que todos os paulistas sabem cantar o hino de seu estado ? 50% sabem? aqui no Meu no nosso Rio Grande do Sul, 90% sabem cantar o nosso hino, mais nao apenas cantar, mais sim sentir orgulho de ter nascido neste estado. Queria conhecer um paulista que sentisse orgulho de nascer em SP.

simone maciel disse...

querida Becky nota-se que voce realmente nao conhece os costumes gaucho, e se tens o desprazer de viver aqui porque nao foste embora ainda? somos vacarianos sim, assim como aqui existe sinaleiras,cacetinho,guisado etc.
somos assim e nada do que digam ,critiquem, vai nos fazer deixar de termos orgulho da nossa terra e de nossa amada vacaria.

ARIANE disse...

DECEPCIONANTE ESPERAR DE UM DOUTOR UM COMENTARIO TÃO IGNORANTE COMO ESTE! PURA IGNORÂNCIA.

E PORQUE NÃO APROVEITOU PRA SE SUICIDAR? FALTA PARA NOS NÃO IRIA FAZER, AFINAL VOCÊ É APENAS MAIS UM, E TEMOS MUITOS FERAS GAÚCHOS!

BEIJO GRANDE E APARECEÇA! SERÁ MUITO BEM RECEBIDO! HAHA

Bibiane Lima disse...

Pois é Dr. Drauzio, muito me admira seu desconhecimento em relação ao clima no Sul. Talvez devesse buscar mais informações, ler mais, assistir noticiários e se assim ainda não bastar, fazer uma pesquisa na internet.
Somos um povo extremamente hospitaleiro, aliás, como todos os gaúchos, mas não somos "loucos", porque só nesse caso andaríamos às 22 horas, com 1º, passeando na praça. O sr queria uma cidade cheia de turistas, deveria ter ido a Gramado, Canela, Nova Petrópolis. Aqui não vivemos do turismo. À noite a cidade dorme, as pessoas descansam para acordarem cedo no outro dia, com geada ou não.
Quando o senhor se descreve como "infeliz", penso que não há termo mais adequado. É um infeliz em todos os sentidos. Ninguém é obrigado a gostar de algum lugar, mas nem por isso precisa publicar seu desgosto, ainda mais uma pessoa pública como o senhor.
Quanto aos aeroportos "brasileiros", não é de admirar que escapou incólume, pois tem escapado incólume do inferno que é a cidade onde vive. E avião não é o único meio de transporte que existe. Também tem a opção de morar em outro país, que estejam a sua altura as cidades, as estradas, os aeroportos, o clima....
Certamente na loja onde tentou comprar luvas e meias de lã não era a única que tinha na cidade...havia mais opções...
Nestas cidadezinhas aprazíveis para se suicidar, deveria saber que o índice de suicídio é baixo...já em outras cidades....Aqui, muito esporadicamente temos caso de suicídio. Somos fervorosos de coração, ajudamos uns aos outros, nos visitamos, cumprimentamos, dividimos nosso chimarrão, fazemos e comemos o melhor churrasco, não temos engarrafamento, enchentes, lixo pelas ruas...a solidariedade e solicitude são características de nosso povo.
Esse cenário encantador para ser adimirado através da janela é realmente insuportável para alguns, não para nós, faz parte de nosso inverno, de nosso cotidiano. Somos guapos. Não é para qualquer um.
Também não encontrou restaurantes em nossa cidade dr? Sinto lhe informar que perdeu a chance de comer muito bem, de provar comida saborosa e bem temperada...e com muita higiene, se esse era seu receio. Preferiu ir embora com fome a provar comida de verdade.
Ao que parece, foi a primeira vez que o senhor se deparou com uma perseguiçao policial, tamanho o espanto. O rapaz não devia estar fugindo à toa, não é dr? Mas isso também não deve ocorrer na sua cidade. So para seu conhecimento, para NÓS isso não é frequente. Nós deveríamos nos espantar, já que não estamos acostumados a essas cenas. Mas já o senhor, não entendi o motivo da surpresa.
Só me resta sentir pena e desejar que daqui pra frente o senhor tenha mais sorte em suas viagens e encontre lugares não tão aprazíveis para se suicidar.

claidson disse...

O que você queria encontrar na rua as 22h com o frio de 1°c? a cracolandia não de mudou para vacaria

Felipe disse...

Seu velho rabugento, vai a merda, no sul tu nao é mais bem vindo, babaca!

Anônimo disse...

Vai racha uma lenha doutor careca

Sandra disse...

Caro Dr. perdeu a chance de ficar calado.....kkkkkkk

Anônimo disse...

Acho que devemos fazer desse limão uma limonadada!!!! Devemos convidar todo mundo para conhecer pessoalmente o "INFERNO DE DRUZIO", e opinar sobre as maravilhas naturais do nosso Município. Afinal de contas, não tem muitos turistas de outras partes do Brasil e do Mundo que gostam de ver e conhecer nossas paisagens geladas que imitam o inverno Europeu? Venham, posso afirmar que todos serão muito bem recebidos.Obs: temos hoteis e pousadas bem quentinhas e agradaveis.

Guilherme disse...

Senhor acho uma injstiça o senhor falar mal da nossa cidade de Vacaria quando vi o seu comentario eu pensei se tu e tao esperto va procura as regioes climaticas no seu as de copas

bárbara almeida disse...

Sr. Dr. peça desculpas a todos os gaúchos em rede nacional no seu programa que se não houver retratação deixará de ser fantástico!!!antes de fazer suas viagens procure informar-se sobre a posição geográfica,clima,etc estas coisas que qualquer leigo que viaja para "ali atrás do morro" faz!!
o senhor é uma vergonha para a classe médica!! que falta de ética!!!

Anônimo disse...

Dotor va toma no teu cú

Anônimo disse...

A Redação do Jornal Folha de São Paulo.Estou escrevendo como gaúcho,e principalmente Vacariano,com muito orgulho.Mas lamento o comentário infeliz deste médico Drauzio Varella,no que se refere a minha terra,pois o mesmo deveria ,fazer era trabalhar como médico ,como colega do mesmo,a partir deste comentário desastroso,e de péssimo humor,tem meu repúdio,e não meu respeito como médico comentarista.Médico Vacariano e não Vacariense.Gostaria de convidá-lo ,a trabalhar no inverno em nossa terra,pois com certeza será um grande aprendizado,e aprender o que é ser médico no inverno gaúcho e não comentarista do Fantástico.Médico Drauzio Varella ,foi lamentável o seu comentário em relação a Vacaria e Rio Grande do Sul,pois estamos na Europa Brasileira,e sr.deveria aprender muito conosco.Os médico de Vacaria estão a sua diposição para falarmos de medicina(hepatite,desnutrição,doenças respiratórias...),aguardamos a resposta e estamos a disposição para aulas de ,geografia,historia e conhecimentos gerais (Vacaria em 2011,foi destaque nacional,em números de trabalhadores com carteira assinada),embora médico falta conhecimento do Sul do Brasil,é bom o sr estudar,para não dar mais vexame em seus comentários.Médico,Vacariano,Gaúchocom muito ougulho.

Andriele Ferreira - GAÚCHA ACIMA DE TUDO disse...

Caras Becky e Valéria, não resido em Vacaria, resido em São Francisco de Assis (Querência do Bugiu), mas sou Gaúcha acima de tudo, não concordo com vocês. Becky, se você não gosta do frio do RS, o que faz ainda por aqui? Valéria, se ninguém faz nada, me diga o que você fez por Vacaria ou pelo RS? Meu namorado é de SP, terra do dr. Drauzio, não fiquei magoada com os paulistas, mas sim, com o dr. apenas. Ah, ja ia me esquecendo, não somos invejosos, somos apenas gaúchos apaixonados pelo nosso estado, e não queremos trabalhar pra globo ou qualquer outra rede de tv. E Vacarianos ou Vacarienses, tanto faz, pra ser Gaúcho, não precisa ser certinho no Português, basta apenas amar esse estado com seus defeitos e QUALIDADES, com frio ou sem frio, calor ou qualquer outra coisa. O gaúcho é tão apaixonado pelo seu estado, que comemora uma batalha que perdemos, a conhecida Semana Farroupilha. E por esse motivo, repassaremos essa reportagem para todos as gaúchos, vacarianos ou não, mas apaixonados pelo estado em que vivem, e que sei que irão ficar ofendidos com a reportagem do Dr. Drauzio Varella.

Andriele Ferreira - GAÚCHA ACIMA DE TUDO disse...

No domingo, dia 17/07/2011, o Dr. Drauzio, mostrou sua reportagem que fez em Vacaria. Espero que ele saiba se retratar, e pedir desculpas as Vacarianos e Gaúchos. Dr. se toca, quando vier ao RS, entra em algum site de Informações Climáticas (Ex: Clima tempo) e dá uma olhadinha se não vai ser preciso, trazer umas luvas, cachecóis, etc. Que paulista no sul, é certamente que vai passar frio. Se vier no Verão, traga um ventiladorzinho, pra refrescar a memória. Como disse meu amigão Julio César Grando, não ha ventiladores nas estradas.

Anônimo disse...

Senhor doutor mediocre vai toma no teu cu e nunca mais venha aqui senao vou te encher de beijo na careca

Anônimo disse...

concordo com o anonimo do comentario a cima hahaha...

Stefanie S.S. disse...

Stefanie S. S.

me admira muito o tipo de comentário de um médico prestigiado desse jeito a respeito de uma cidade como Vacaria. saiba que aqui as coisas não funcionam desse jeito não, aqui ninguém leva desaforo para casa. Isso é ridículo, ainda mais vindo de uma pessoa como você, qualquer um sabe que aqui as 22hrs nessa época do ano é frio e ninguém é burro de ficar perambulando pela rua! quanto aos comentários de ser uma cidade prospera para quem quer se suicidar, reveja seus conceitos sobre o que leva uma pessoa a fazer isso, será que é comum de uma pessoa que mora em um lugar que pode chegar em casa em 5 minutos, ou andar na rua sem desconfiar de quem cruza do lado com medo de ser assaltado, ou de alguém que mora em um inferno como a tua cidade, que vive estressado por qualquer coisa? reveja seus conceitos. no mais se apavoro de ter visto uma batida policial? bem se vê que só anda no meio dos riquinhos, por que na tua cidade isso é comum..quanta ignorância!!! fala mal, mas aposto que paga um pau pra ter um pouco de paz nessa cabeça feia.. aqui as pessoas tem uma coisa que você não conhece nesse inferno que você vive: tranquilidade!.. se feche loco!

Anônimo disse...

Bom doutor ficaria muito bem se o senhor se retrasse pois todo mundo sabe que estamos passando por um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos pelos menos vivemos em PAZ sem a guerra entre traficantes,sequestros,assaltos e sem cracolandia no centro da cidade,antes de julgar um lugar desconhecido procure ver os defeitos da sua cidade... bjos das VACARIANAS Khety e Shanda

Valéria disse...

Respondendo às críticas:
1 - a quem, deseducadamente, me chamou de morta-viva:
O senhor, ou a senhora, só pode se esconder sob a alcunha de anônimo. Coragem para falar o que pensa, como eu fiz, Vossa Senhoria não teve. Supostamente, deve ser um molequem do estilo guri que mija nas calças. Morta-viva deve ser a sua alma, que não tem a descência de assumir identidade.
Repito: cada um é livre para pensar. Mas para ofender, não.
2 - a quem perguntou o que faço pela minha cidade, respondo: em vez de ficar perdendo tempo, nutrindo rancores, em especial por uma pessoa que nem sequer nos conhece, trabalho, e muito, divulgo a minha cidade por onde vou, inclusive no exterior, nas diversas viagens que já fiz. Sempre levo materiais de Vacaria, divulgando nossa cultura. Quando estou em Vacaria, sou daquelas pessoas que não lesa ninguém, que não quer levar vantagem em tudo, ao melhor molde da Lei de Gerson, não sujo, nem emporcalho minha cidade, respeito as pessoas, respeito as leis de trânsito, apoio atividades culturais, em especial a criação do Cine Cripta, educo os jovens e crianças e incentivo cada novo espaço que surge, na tentativa de valorizar a cidade. Sei que isto que faço ainda é muito pouco, mas aposto que tem gente que não faz nada e ainda se queixa. Normal. Coisa de gente sem propósito na vida.

Andrea DG disse...

Fiquei abismada com o seu comentário Dr. Drauzio, você que se acha um médico importante. Muito de admiro alguem que pensa ser "culto" fazer este comentário tão infeliz.Pense bem antes de falar. Talvez lhe falte conhecimento das regiões brasileiras e suas caracteristicas.
O estilo próprio desta região é a beleza de um povo trabalhador que ama sua terra.
É bom pensar mais antes de escrever porcaria sobre o RIO GRANDE do SUL.

Paulo Roberto da Silva Furtado disse...

A vinda de Drauzio Varela em Vacaria Rs eu não tinha conhecimento fiquei sabendo pela internet. Vacaria Rs não é uma cidade muito boas mas quem tem dinheiro é ótima com certeza ele foi bem tratado em Vacaria RS

Anônimo disse...

DOUTOR DRAUZIO VARELLA ACHO QUE O SENHOR COM OS SEUS 110 ANOS DEVERIA SABER QUE A SERRA GAÚCHA É FRIA E LINDA.E AINDA BEM QUE AQUI TEM OPÇÃO DE SE SUICIDAR NÃO COMO AONDE O SENHOR MORA QUE ANTES MESMO DE SAIR DE CASA JÁ SE LEVA BALA PERDIDA

Anônimo disse...

DOUTOR DRAUZIO VARELLA VÁ RACHA UMA LENHA E LUSTRA ESSA SUA CARECA ANTES DE FALAR DE VACARIA E AÍ ONDE O SENHOR MORA É UM INFERNO VAI CALA A TUA BOCA DOUTOR DE 110 ANOS

mcbueno disse...

Doutor, se o senhor achou a cidade de vacaria deserta é por que aqui todo mundo levanta cedo para trabalhar, ninguém aqui é funcionario da Globo e por que vc nao vai cuidar de doenças ao invés de ficar falaando mau dos lugare onde vai? !!!!!

Anônimo disse...

doutor você é velho careca e agora é caduco que vergonha e vai cata coquinho e também acho que vacaria não tem uma alma viva porque aqui todo se acorda cedo para ir trabalhar

Anônimo disse...

doutor porque o senhor não vai cuidar da sua vida em vez de ficar falando dos lugares onde vai e também aqui não tem nenhuma alma viva depois das 22: hs porque a gente levanta cedo para ir trabalhar ninguém é funcionário da globo que só param de vadiagem

Anônimo disse...

PESSOAL DESCOBRIMOS A PROFISSAO DA VALÉRIA KKKKKK
SACOLEIRA DO PARAGUAI
VIVE NO EXTERIOR RSRS

Anônimo disse...

É DOUTOR SE É ASSIM QUE POSSO CHAMAR,
O SR: NÃO GOSTOU DO FRIO,NÃO GOSTOU DA CIDADE PARADA MAS É PREFERIVEL ASSIM DO QUE ESTA LOUCARA QUE É SUA CIDADE PELO MENOS AQUI CONSEGUIMOS DORMIR TRANQUILO E NÃO COMO VCS AI EM SÃO PAULO QUE O SOM DE NINAR É TIROTEIO É O CENARIO DA CIDADE É APRAZIVEL PARA SUICIDAR-SE MAS NINGUÉM É LOUCO PARA FAZER ISSO JÁ NA SUA CIDADE NÃO PRECISA SE SUICIDAR MATAM ANTES RSRSRSRS,E ESSES RIOS IMUNDOS QUE AFETA A CIDADE TODA E DEIXA PESSOAS DESORIENTADAS ASSIM COMO QUANDO O SR: FALOU DE VACARIA,O SR: ACHO QUE DEVE TER PENSADO QUE PORQUE O SR IRIA PASSAR POR VACARIA DEVERIA TER UM MULTIDÃO AGUARDANDO SUA CHEGADA NOS QUEREMOS MAIS É QUE SE F... E OUTRA DISSE QUE NÃO SAIA DA SUA CABEÇA OQUE O MOTORISTA DA VAN DISSE: QUE OS POLIICIAIS DEVERIAM TER ATIRADO PARA MATAR,CLARO É PORQUE AI NA SUA CIDADEZINHA MEDIOCRE O SR; É ACOSTUMADO OUVIR QUE OS POLICIAIS ATIRARAM E MATARAM,MAS NÃO BANDIDOS E SIM PESSOAS INOCENTES, SAI DAI DOUTOR A SR É ACOSTUMADO COM COISA PIOR E VEM FALAR QUE NÃO SAIA DA SUA CABEÇA ISSO É QPEQUENO PERTO DO QUE ACONTECE NO RIO OU EM SÃO PAULO.É "DOUTOR" É PREFERIVEL VIVER NUMA CIDADE ASSIM DO QUE VIVER EM UMA CIDADE QUE NÃO DA NEM PARA PARAR NO FAROL DEPOIS DA 22:00 AQUI PODEMOS PARAR SEM TER MEDO DE SER ASSALTADO OU ATINGIDOS POR UMA BALA PERDIDA,E OUTRA SE O SR; QUISER VER O MOVIMENTO DA CIDADE VEM LA PELAS 07:30 DA MANHÃO PORQUE O HORARIO QUE O SR PASSOU POR AQUI TODOS ESTAVAM DORMINDO PARA CUMPRIR COM SEU TRABALHO NO OUTRO DIA CEDO, JA O SR CONCERTAZA NO OUTRO DIA AS 07:30 DA MANHÃ TENHO CERTEZA QUE O SR: NEM SONHAVA EM ACORDAR NÃO É DOUTOR.
VACARIA TERRA DE GENTE TRABALHADORA QUE NÃO TEM TEMPO PARA ANDAR NAS RUAS AS 22:00HORAS.
É O ANONIMO ALI ENCIMA DISSE QUE A CIDADE É PARADA MESMO CLARO NÉ 22:00HORAS NINGUÉM MAIS TRABALHA....E PROGREDIR A NOITE É DIFICIL SÓ SE FORME OS BANDIDOS.E DOUTOR SE VACARIA É INSUPORTAVEL NÃO VENHA MAIS NÓS GAUCHOS NÃO FAZEMOS QUESTÃO NENHUMA QUE PASSE POR AQUI

Anônimo disse...

doutor vai trabalhar em vez de ficar falando das cidades onde vai , se não gostou do frio vai dormi.

Anônimo disse...

vai se fude doutorzinho de merda

Anônimo disse...

Para o começo da conversa, já desperdicei meu tempo sagrado lendo essa porcaria. Vejamos, sabia que viria para o Sul, e mesmo assim procurava encontrar ruas cheias. Sem contar no fato de ser inverno. É uma burrice tamanha o serzinho achar que encontrará aqui sol, e poderá sair de bermuda mostrando as pernotas. Amo esse lugar, e dobre sua língua a retratar-se daqui desse modo. Tome em seu respectivo cú, e encontre cultura. Porque na sua cabecinha tola, é o que falta.

Eduardo disse...

Pseeoa sem Cultura deve ser esse Tal Doutor Drauzio, penso que com toda sua fama, não visitou cidades na Europa no pico do inverno, então se coloca a criticar as cidades do seu próprio país! Muito melhor morar em uma cidade GAUCHA que parece fantasma do que morar em uma metropole paulista que vive de banditismo!
Uma pessoa com imagem pública deve abester-se de tais comentários pois o apreço que todos os Gaúchos, principalmente os Vacarianos, como eu, tinha por ele, derreteu como a geada que estava sobre os campos de cima da serra naquela madrugada de -4,5°C!

Não sei como a careca dele não trincou com o frio! hehe

Dr. Drauzio, não venho aqui chingalo, e falar mal do senhor! (como fizeste conosco)
Pois o povo Gaúcho não é desta índole!
Estamos lhe esperando de braços abertos novamente no aconchego de nossas casas, com o mate na mão! Só para o Sr. ver como somos um povo receptivo nesta terra tão amada por nós!

Anônimo disse...

Nossaaa,qta baixaria, tem que ser de VACARIA mesmo!!! Passo as vezes por essa cidadezinha chamada Vacaria e o q vejo é mais ou menos oq o Dr. Drauzio falou, alem de o povo ser muito estupido e mal educado, a cidade é escura, parece um faroeste, hauhsuhasua

Anônimo disse...

SR. DOUTOR DRAUZIO, na noite de 2º graus negativos, vc esperava foguetes ou uma festina? Por que alguém tão estudado deveria de ao menos verificar a temperatura das cidades da serra gaúcha, e com certeza ñ deve saber o valor de acomchego familiar em roda da lareira, tomando um mate e comendo pinhão, se é que conhece o que é uma lareira, alguém em sã conciência ñ iria p rua naquele friu, só o SR. DOUTOR mesmo, vai se tratar, e tem mais ô lokooooo, amamos ser GAÚCHO TCHÊ, e VACARIA também.
Olha, a próxima vez que vir p cá, avisa, vamos providenciar uma fogueira para aquece-lo.

Anônimo disse...

peidorreiro

Anônimo disse...

Realmente, pessoas de cultura mostram-se os vacarianos ou vacarienses.... escrevendo tanta coisa absurda como essas, gente sem cultura, ignorantes, bairristas, se ofendem por lerem a verdade.... isso aqui é um deserto mesmo à noite, e olha que nào precisa nem ser inverno, nem lugar para jantar se tem aos domingos à noite, encontram-se muito mais vacarienses em caxias nos finais de semana do que nessa terra ïdolatrada, devem estar escrevendo os que nunca tiveram oportunidade de viajar e conhecer lugares melhores que Vacaria, e pelo amor de Deus gente, leiam o que ele realmente escreveu, não existe nenhuma inverdade, interpretem as palavras do Dr Drauzio Varela de maneira correta.... e a propósito, aqui acordam cedo prá trabalhar????? quando e onde???? NO INVERNOkkkkk..... saiam na segunda feira pela manhã em Vacaria e vejam quanta prosperidade .... até as nove horas da manhã pouquíssimas pessoas na rua ou trabalhando e outra coisa muitos que não pediram atestado (oh povinho que gosta de um atestado) para ficarem dormindo até o meio-dia .....falta um pouco de realidade pra tanto comentário infeliz, acordem Vacaria não é, e nunca será O GÁS DA COCA !!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns, alguém que conseguiu interpretar as verdades que o Dr Drauzio Varela se referiu.... suicídos, cidades fantasmas é a pura verdade minha gente, e não precisam criticar os paulistas, muitos, mas muitos gaúchos mesmo consideram Vacaria como o Dr Drauzio relatou, acham exatamente a mesma coisa dessa cidade e região

Anônimo disse...

Escrevam com mais cultura e educação Vacarienses, mostrem, então quem realmente são..... ignorantes, que gostam de usar palavras de baixo nível

Anônimo disse...

E quem elogiou o comentário do Dr Drauzio Varella o que faz ainda em Vacaria se não está contente? Afinal é desta terra qua sai o sustento de muita gente. Comércio antes das 9 horas não abre em lugar nenhum.

Anônimo disse...

Aqui onde moro, o comércio abre as 8:30h., quando chove e está frio, trabalha-se normal, em vacaria é diferente...o povo nao gosta de trabalhar, sao mal educados, e no transito entao, dá até medo, eita povo barbero, ninguem respeita ninguem...uma vergonha isso!! falaram em alguns comentarios, que a cidade é lnda e visitada por turistas..Lindaa ??? o q tem de bonito??? quem é o turista loco que vem pra vacaria?? vem fazer oq??? ver oq??? Sei q vem muita gnt de fora pra comandar as empresas, pois o povo da cidade nao serve pra nada....ta certo o Dr. Drauzio, faltou ele colocar muita coisa desta cidade parada no tempo, onde até os postes ainda sao de madeira.....só em vacaria que ainda existe issoo....kkkkk

Anônimo disse...

sou de vacaria me desculpe se estavamos tomando um chimarrao comendo pinhao e comendo carne mas uma pessoa como o senhor fazer um comentario de baixo nivel e feio 22:00 todo mundo esta quase indo dormir para acordar a 6:30 da manha e trabalhar se o senhor e acustumado a dormir a 12:00 para se acordar as 8:00 pra ir trabalhar as 9:00 e ploblema teu pesso muito perdao

Anônimo disse...

Pessoal... Em primeiro lugar, vão aprender a escrever corretamente. Quantos erros de grafia. Meu Deus! E quanto aos palavrões, GAÚCHO sim, mas bem educado. Quem lê os comentários percebe que "as baixarias" ditas,é vocabulário de gente mal educada, sem cultura. Pra quem só conhece Vacaria, tanto faz morar aqui no "monopólio da maçã", não tem indústrias, nem um bom emprego. Trabalha-se nas macieiras, colhendo maçã (só na safra),na área do magistério ou de balconista nas lojas. Não tem opção de emprego, de lazer, um parque para caminhadas, o povo não tem poder aquisitivo nem para manter o "shopping" inaugurado a alguns anos atrás e que virou galeria comercial. O povo não tem renda. Senhor prefeito, (e futuros que virão), nossa cidade é maravilhosa, mas abram seus horizontes, tragam progresso, fábricas... Pecuária e cultivo da maçã apenas, não traz progresso, só para donos de pomares e fazendeiros que mandam seus filhos estudarem e morarem na capital porque dizem eles "aqui não tem futuro". Municípios com 50, 70 anos de emancipação, tem mais desenvolvimento do que Vacaria. É só descer a serra que se vê o progresso. Não é culpa da população, mas dos governantes que não têm visão de futuro, progresso, tecnologia. O Dr. pode ter sido ou não infeliz nos seus comentários, depende do ponto de vista. Mas se querem ser bem educados, não usem palavras de baixo calão, para não se equiparar às "ofensas" que os leitores do artigo sugerem em seus comentários.Boa é educação é sinônimo de hospitalidade. Vacaria é uma terra hospitaleira, de gente "gaudéria" como dizemos nós gaúchos. Só falta visão de progresso...

Anônimo disse...

Pessoal... Em primeiro lugar, vão aprender a escrever corretamente. Quantos erros de grafia. Meu Deus! E quanto aos palavrões, GAÚCHO sim, mas bem educado. Quem lê os comentários percebe que "as baixarias" ditas,é vocabulário de gente mal educada, sem cultura. Pra quem só conhece Vacaria, tanto faz morar aqui no "monopólio da maçã", não tem indústrias, nem um bom emprego. Trabalha-se nas macieiras, colhendo maçã (só na safra),na área do magistério ou de balconista nas lojas. Não tem opção de emprego, de lazer, um parque para caminhadas, o povo não tem poder aquisitivo nem para manter o "shopping" inaugurado a alguns anos atrás e que virou galeria comercial. O povo não tem renda. Senhor prefeito, (e futuros que virão), nossa cidade é maravilhosa, mas abram seus horizontes, tragam progresso, fábricas... Pecuária e cultivo da maçã apenas, não traz progresso, só para donos de pomares e fazendeiros que mandam seus filhos estudarem e morarem na capital porque dizem eles "aqui não tem futuro". Municípios com 50, 70 anos de emancipação, tem mais desenvolvimento do que Vacaria. É só descer a serra que se vê o progresso. Não é culpa da população, mas dos governantes que não têm visão de futuro, progresso, tecnologia. O Dr. pode ter sido ou não infeliz nos seus comentários, depende do ponto de vista. Mas se querem ser bem educados, não usem palavras de baixo calão, para não se equiparar às "ofensas" que os leitores do artigo sugerem em seus comentários.Boa é educação é sinônimo de hospitalidade. Vacaria é uma terra hospitaleira, de gente "gaudéria" como dizemos nós gaúchos. Só falta visão de progresso...

Angelita Herrmann disse...

Caro Dr, não vi a reportagem, mas os comentários sobre Vacaria causaram muita indignação. Eu, como atual gestora do SUS e trabalhadora em saúde, fico triste de não ter tido contato com o senhor e sua equipe, principalmente porque o senhor estava mostrando uma parte do trabalho das equipes de saúde na Secretaria Municipal de Saúde. Pena que os comentários sobre a cidade foram mais comentados do que o trabalho do SUS em Vacaria, SUS este que sempre é tão criticado em todo o país. Tomara que, na proxima vez que o senhor vier a Vacaria(e temos muitos bons trabalhos para mostrar), o senhor tenha tempo de conhecer a rede de saúde(e podemos mandar a previsão do tempo antes,rsrsrs).Abraços!

Anônimo disse...

pois ELE ACHA QUE A GENTE IA IR VER ELE COM AQUELE FRIO (ME POLPE) JÁ NAO CHEGA NOS DOMINGO QUE A GENTE VE ELE . PREFIRO DORMIR, NAO VOU NEGAR O TRABALHO DELE É MUITO BOM , MAS ELE NAO .
FALANDO MAL DAS CIDADES GAUCHAS, ISSSO É CALUNIA CONTA VACARIA E OUTAS CIDADES . CLARO VACARIA É FRIO.E VACARIA NAO É UM CIMITERIO ACHO QUE CIMITERIO É VC .
E SE VACARIA TEM LUZ MORTIÇA NAO É PROPLEMA SEU.SO PROQUE NINGUEM QUIS PERDER TEMPO COM VC...(SE TOCA IDIOTA)

Anônimo disse...

Será que essa turma que está malhando o Dr. leu o mesmo que eu ? Li ele elogiar o cenário da serra, que era interessante para ser apreciado pela janela e não ficar na rua. Chego a me envergonhar dos meus coterrâneos, sou gaúcho da capital e tambem odeio o frio, tambem já cheguei em algum lugar do sul meio desprevenido de roupas, já passeio um frio terrível em Gramado. Só vi o Dr. falar elogios e puras verdades. A, moro em Torres, lugar que normalmente tem as máximas temperaturas do Estado. Mas mesmo assim, se quiser viver sem passar frios terríveis tem que não morar em casa de frente pro sul e ter bos aquecedores.........

Anônimo disse...

Bem...li tudo e analisei tudo...
O DR,com certeza não pensou nas consequências....esqueceu a ética e a educação...
Mas não concordo com as baixarias que alguns escreveram aqui...
Não podemos julgar todos paulistas ou cariocas,se baseando na mancada do DR...
Também me decepcionou....mostrou ser um antepático bossal...
O pior de td foi falar que se apavorou com cena de policiais...me poupe..todos sabemos onde mora a grande violência nesse País...
Gosto de paulistas e cariocas...sou gaúcha mas não sou vacariense...
DR DRAUZIO...cuidado...uma pessoa pública deve escolher suas palavras..

Anônimo disse...

Não concordo nem um pouco com as colocações infelizes que o Dr. fez a respeito de minha cidade Vacaria e sobre meu estado. Tenho muito orgulho em ser gaúcha! Me admira que o sr espere ver pessoas andando na rua as 22 horas. Aqui somos trabalhadores e temos mais o que fazer do que nas cracolândias em São Paulo.

Anônimo disse...

Nossa, que falta de respeito com quem ama o Rio Grande do Sul e seu clima como eu!!!só digo uma coisa: suicídio eu cometeria se tivesse que morar nessas megalópoles caóticas e bagunçadas (além de violentas) pela minha vida toda! RS TE AMO CADA VEZ MAIS E SOU MUITO FELIZ EM TER ESSA TERRA ABENÇOADA À MINHA DISPOSIÇÃO.

Anônimo disse...

Gente: o dr dráuzio não sabe fazer uma simples diferença entre VERÃO e OUTONO/INVERNO e que, quanto mais para o sul do PLANETA TERRA as TEMPERATURAS SÃO DIFERENTES. E era só ele sair à rua la pelas 23h que iria notar os ESTUDANTES saindo dos colégios e faculdade e irem para suas casas e que pela MANHÃ, pelas 6:30h CRIANÇAS estariam indo para as escolas ESTUDAR. É isso dr. ESTUDE GEOGRAFIA.