sexta-feira, junho 24, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Simples assim
RENATA LO PRETE
O GLOBO - 24/06/11

A Câmara prepara nova mordida nos cofres do governo. Trata-se do aumento, da ordem de 50%, dos limites para ingresso no Supersimples, lei que unifica e barateia a taxação de empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. No cálculo da Fazenda, a medida geraria impacto de R$ 3,5 bilhões.
A frente parlamentar -258 deputados e 26 senadores- engajada na matéria avisou ao Planalto que a votação será na próxima quarta. Interessado em promover uma "agenda positiva", o governo não desaprova de todo a ideia, mas quer negociar percentual mais modesto. Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse à cúpula do PMDB que o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, finaliza contraproposta.

Veja bem 
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) argumenta que o aumento da formalização vai superar eventual queda na receita: "O histórico mostra que a receita nunca caiu, só aumentou".

Plataforma 
No encontro que promoveram em Brasília, os autodenominados blogueiros progressistas reivindicaram ser transformados em microempresários. O governo acha difícil atender.

Às claras 
O Senado discute ajuste na MP criadora do Regime Diferenciado de Contratações para obras da Copa, de modo a deixar claro que, finda a licitação, todos os valores serão divulgados, e que os órgão de fiscalização terão acesso irrestrito aos dados em qualquer etapa do processo. Há quem defenda que, por acordo, a mudança seja feita na Câmara.

O essencial 

Aflito com a mobilização do Planalto para definir o regramento das obras da Copa, um deputado aliado desabafa: "Quero saber do outro RDC: o Regime de Distribuição de Cargos".

Pois é 
Destinatário de contundente "carta aberta" do vereador Arthur Orsi (PSDB) sobre o escândalo em Campinas, José Dirceu conta a amigos que, não faz muito tempo, foi procurado pelo tucano para tratar da próxima eleição na cidade.

Efeito Dilma 

O PSDB convida governistas para homenagem aos 80 anos de FHC na quinta em Brasília. Já foram chamados, entre outros, o governador Eduardo Campos (PSB-PE), os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Romero Jucá (PMDB-RR) e o ministro Alfredo Nascimento (Transportes).

Vassourinha 

Os tucanos preparam ainda um vídeo com jingles de campanhas de Fernando Henrique. Ainda há dúvida sobre a inclusão de uma adaptação do samba "Vai Passar", de Chico Buarque, usada na disputa pela Prefeitura de São Paulo, em 1985 -eleição que o então peemedebista perdeu para Jânio Quadros.

Ontem e hoje 
Naquele ano, FHC despediu-se do horário eleitoral rebatendo acusações do adversário: "Disseram que eu fumo maconha e que poria maconha na merenda das crianças. Eu, que fui professor a vida inteira e que nem fumo cigarro!". A descriminalização da droga é hoje bandeira do tucano.

Lupa 
O Ministério da Saúde vai abrir procedimento administrativo para apurar as denúncias envolvendo Jorge Pagura, afastado da secretaria de Esporte de São Paulo depois de ser citado em investigação sobre fraudes em hospital de Sorocaba.

Queimada 
A deputada estadual Aspásia Camargo (PV-RJ) reforça o coro dos que, na contramão do discurso do presidente do PV, José Luiz Penna, apontam perseguição contra a ala de Marina Silva: "Há um clima de expurgo. Pessoas simpáticas a ela estão sendo alijadas dos cargos de direção".

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio


"Nada como uma reunião palaciana com saborosos cargos para fazer o Sarney recuar na defesa da transparência nas licitações."
DO DEPUTADO IVAN VALENTE (PSOL-SP), sobre a mudança de opinião do peemedebista, após reunião com a ministra Ideli Salvatti, em relação ao projeto de regime diferenciado de contratação para obras da Copa e da Olimpíada.

contraponto

Conta outra

Momentos antes do início do jogo em que o Santos conquistou sua terceira Libertadores, Gabriel Chalita (PMDB-SP) postou no Twitter:
-Sou corintiano de pai e mãe, convicto! Mas hoje o Santos é Brasil, vamos torcer para os meninos da Vila!
Lembrando que o deputado é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), também no microblog, não perdeu a deixa:
-Chalita, pare de fazer campanha! Essa de que é corintiano mas está torcendo pelo Santos não cola!

Nenhum comentário: