quarta-feira, junho 22, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Sigilos demais
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 22/06/11

Há quem enxergue nas críticas de José Sarney (PMDB-AP) ao mecanismo que permite manter ocultos os orçamentos da Copa e da Olimpíada uma tentativa de minimizar o desgaste causado pelo outro sigilo, o dos documentos históricos, este defendido com veemência pelo presidente do Senado. "Eu acho que o Sarney falou do sigilo errado", comentou um cardeal peemedebista com um colega.
Embora preocupada em explicar a posição do governo a Sarney, Dilma manifestou ontem a auxiliares a disposição de não ceder quanto à MP das obras, tolerando, no máximo, algum ajuste de redação.

Sem veto 
Já quanto aos documentos oficiais, quem fala com a presidente sai convencido de que, se o fim do sigilo eterno passar no Congresso, ela sancionará.

Não entendi 
Dilma comentou com auxiliares que a varredura nos documentos históricos em poder do Itamaraty foi realizada a pedido dela. E que fez a solicitação justamente porque a chancelaria -agora favorável à abertura total dos papeis- apontava risco em acabar com o sigilo eterno.

O alvo 
Há quem diga que o governo tem interesse em resumir o debate sobre o Regime Diferenciado de Contratações para a Copa à questão do sigilo, tirando o foco de pontos mais cruciais, como a permissão de estouro do orçamento inicial e o fim da exigência de apresentação de projetos básico ou executivo antes da licitação.

Parou por quê?
Ministros têm ligado para o Planalto interessados em saber se Dilma promoverá o "Arraiá" da Granja do Torto, que ganhou fama na era Lula. Para alívio de alguns e tristeza de outros, a resposta é negativa.

Braço direito 
O ex-deputado Carlos Abicalil (PT-MT), hoje no MEC, deverá ser o número dois de Ideli Salvatti (PT-SC), no lugar de Cláudio Vignatti (PT-SC).

Arquivo 
Ao pedir hoje à Procuradoria-Geral da República a reabertura do caso dos aloprados, o PSDB não usará apenas a declaração em que Expedito Veloso responsabiliza o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia). O partido dirá que a CPI de 2006 chegou perto de apontar, como uma das financiadoras do dossiê antitucano, a Bancoop, então presidida pelo hoje tesoureiro do PT, João Vaccari.

Deixa comigo 
Após o silêncio de Antonio Palocci no caso que lhe custou o cargo, Mercadante disse a petistas que manterá sua ida, na terça, ao Senado, onde já estava convidado a falar sobre os projetos do ministério.

Cristal 
O presidente do PV, José Luiz Penna, nega a acusação de que pratica "expurgo" contra a ala adversária: "Não existe isso. E nunca reclamaram comigo". Questionado sobre abalo para o PV com a possível saída de Marina Silva, limitou-se a responder: "Não experimentamos ainda para saber".

Apagão 
Com o apoio da base de Geraldo Alckmin, a Assembleia de SP reuniu as 33 assinaturas para uma CPI sobre a Eletropaulo, acusada pelo governo de falta de investimento. Os trabalhos começam em agosto.

Visita à Folha Paulo 
Hoff, professor titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Thais Mirotti, assessora de comunicação.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"O STF arquivou o inquérito pois não existia prova. Mas agora Mercadante é acusado por um dos aloprados, correligionário dele e com cargo no governo petista do DF."
DO DEPUTADO CARLOS SAMPAIO (PSDB-SP), sub-relator da CPI que investigou o caso, citando conversa em que Expedito Veloso afirma ter sido o então senador e hoje ministro o mentor da tentativa de compra de dossiê contra José Serra.

contraponto

Barquinho de papel

Na véspera da primeira partida entre Santos e Peñarol, Geraldo Alckmin tomava café, após evento no ABC, e deu um jeito de comentar a final da Libertadores:
-Vamos construir um piscinão aqui no Jaboticabal. O rio deságua no Ribeirão dos Couros, que deságua em outro até chegar ao Tamanduateí e ao Tietê. Esse deságua no Paraná...- discorria o santista, que ao final da explanação chegou à Bacia do Prata:
-Ela vai ao Uruguai, onde derrotaremos o Peñarol! Em tempo: deu empate; hoje é o jogo de volta.

Nenhum comentário: