quinta-feira, junho 09, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


B2W e Telefônica lideram em queixas no Procon-SP
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/06/11

A B2W e a Telefônica disputam mês a mês a liderança no número de reclamações no Procon-SP desde outubro do ano passado.
A companhia varejista, das lojas Submarino e Americanas.com, foi responsável pela maior quantidade de atendimentos nos meses de janeiro, fevereiro e abril.
A empresa de telefonia, por sua vez, liderou nos três últimos meses de 2010, além de março e maio passados.
No acumulado do ano, até o dia 31 de maio, a B2W recebeu 3.140 queixas ou 5,33% do total. A Telefônica teve 2.759 reclamações.
A terceira colocada no ranking é a Eletropaulo, com 1.654 atendimentos.
A principal reclamação contra a B2W é o atraso ou a não entrega dos produtos, que representou 2.112 dos atendimentos. Por meio da assessoria de imprensa, a companhia informou que "está trabalhando intensamente" e que sua "operação está sob controle".
A maioria das queixas sobre a Telefônica diz respeito a cobranças abusivas e indevidas. "Quando o cliente pede que um serviço não seja cobrado devido a algum problema de funcionamento, nós temos 90 dias para fazer o crédito e muitos deles não esperam esse período", afirma o diretor da companhia Paulo Mesquita.
A Eletropaulo, por sua vez, informa que reduziu o número de atendimentos no Procon-SP de 1.821, nos cinco primeiros meses do ano passado, para 1.651, no mesmo período de 2011.

"DILMA DA DILMA"
A ideia de ter na Casa Civil uma "Dilma da Dilma", expressão usada pela presidente, caiu bem no empresariado. Antes mesmo das reportagens da Folha sobre a multiplicação do patrimônio de Antonio Palocci, a expressão já era usada, em especial por executivos de grandes empresas do setor produtivo, que se ressentiam da ausência da gestora anterior.
Criticavam a falta de tempo do ex-ministro para resolver problemas com a agilidade da ex-chefe da pasta.
Sem Dilma no cargo, demandas estavam dispersas, quando não paralisadas, pelos ministérios, segundo empresários. Resta saber se a empossada ministra Gleisi Hoffmann será uma nova Dilma Rousseff na Casa Civil.

ALÍVIO NO BOLSO
Acompanhando o ritmo do IPCA, o IPS (Índice de Preços dos Supermercados) desacelerou no mês de maio.
O índice, elaborado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), passou do 0,95% registrado em abril para 0,52%.
O IPS, no entanto, ainda foi maior do que o registrado em maio do ano passado, quando subiu 0,40%.
Os pescados foram responsáveis pela maior pressão nos preços, com valorização de 7,23%.
Esse aumento está atrelado ao da carne. Diante da alta desta última, a demanda pelo pescado cresceu.
O leite também apresentou alta, de 4,20%. A seca no Sul do país prejudicou a pastagem e, assim, a produção da mercadoria.

Consórcios de veículos crescem quase 40% em maioO volume das vendas de consórcios de automóveis aumentou no mês de maio, na comparação com o mesmo mês de 2010.
No Consórcio Embracon, o crescimento no segmento foi de 39%. O total comercializado pela empresa (considerando os setores de veículos e de imóveis) atingiu R$ 228 milhões no mês passado.
O Bradesco Consórcios registrou aumento de 38% no setor de veículos. No segmento dos imóveis, a alta foi menor, de 7%.
Os últimos dados disponíveis das vendas de consórcios de veículos da Porto Seguro, de abril, apontam crescimento de 45,9%.
O volume global comercializado pelo HSBC Consórcio entre janeiro e maio foi 95% maior que o registrado no mesmo período de 2010.

CARRO-FORTE
O grupo Avallon vai inaugurar em julho a sua primeira unidade fora do Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro.
A companhia triplicará a frota para locação e aumentará em 50% o número de carros blindados por mês até o final de 2012.
"Pretendemos fechar parcerias com as principais concessionárias do Estado, como temos feito em São Paulo desde o ano passado", diz o presidente do grupo, Rafael Barbero.
Em fevereiro de 2010, a Avallon foi comprada por Barbero, que, até o final de 2012, terá investido cerca de R$ 45 milhões.
Desde então, a companhia abriu a sua segunda fábrica de blindagem, em São Paulo, e começou a vender veículos.
"Nos mantivemos no ramo de segurança e de automóveis, mas também diversificamos nosso negócio", afirma o executivo.

MENOS COMPRAS

O faturamento do comércio varejista caiu 3% em abril na Região Metropolitana de São Paulo sobre o mês anterior, segundo levantamento da Fecomercio, que será divulgado hoje.
A pesquisa mostra retração do consumo de bens duráveis e concentração dos gastos com itens essenciais.
Com as medidas de restrições ao crédito, "houve forte retração nas vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que são produtos de maior valor agregado", segundo a Fecomercio.
Os consumidores concentraram os gastos em produtos essenciais -fator que influenciou positivamente as vendas nos supermercados.
O faturamento acumulado neste ano tem alta de apenas 0,5%. O setor deve encerrar o primeiro semestre estagnado, prevê a Fecomercio.

Visão A Ótica Ventura acaba de fechar parceria com o estilista Pedro Lourenço para o lançamento de modelos para a coleção primavera-verão de 2012. A companhia também produzirá linhas para oito marcas na próxima temporada de semanas de moda, como Ellus, Cori e Neon.

Decoração 

A empresa Elgin Mobili & Design, fabricante de móveis de alto padrão, adotará um novo modelo de franquia. Ela fornecerá o produto, e a franqueada prestará o serviço (como realização do projeto, entrega e montagem), deixando de ser apenas revendedora de móveis.

Camiseta 

A marca Polo USA abrirá seis lojas no Brasil até o segundo semestre de 2012. As três primeiras serão inauguradas até o final deste mês em Santa Catarina. Duas lojas serão em Blumenau e a terceira, em Joinville. O total do investimento nas novas unidades é de R$ 2 milhões.

Caça-talentos 
A Asap, consultoria especializada em seleção de executivos para média gerência, vai inaugurar filiais em Salvador e em Vitória. A empresa passará a atuar em oito Estados. A expectativa é que cada um dos novos escritórios passe a representar cerca de 8% do faturamento.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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