quinta-feira, maio 26, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE


Nasp offline?
SONIA RACY
O ESTADO DE SÃO PAULO - 26/05/11

Pelo menos por ora, está congelado o projeto Nasp (Novo Aeroporto de São Paulo), proposto pela Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, com apoio informal da TAM e da Gol, à nova Secretaria de Aviação Civil.

O pedido de autorização para a construção do terceiro aeroporto em São Paulo não agradou Dilma. Ele esvaziaria os planos de valorizar a Infraero e a presidente pretende abrir o capital da empresa.

Nasp 2

A construção do novo aeroporto (com capacidade para receber 40 milhões de passageiros/ano, estacionamento para 13 mil carros, orçado em algo como R$ 5,3 bilhões) independeria de licitação, segundo um jurista de peso. Por ser operado em regime privado e em terreno particular.

Simplificando: o serviço não obrigatoriamente teria que ser delegado via contrato de concessão, que depende de loooongo certame público. Poderia sair por meio de mera autorização administrativa.

A intervenção estatal, segundo o mesmo jurista, seria limitada à segurança operacional e aspectos ambientais. Cabendo ao operador da empreitada toda a parte operacional.

Nasp 3Do outro lado da questão, encontra-se a Odebrecht. Sem terreno próprio para construir aeroporto, depende do Estado. Isto é, de desapropriações e licitações, para concorrer à construção/operação de um pretenso terceiro aeroporto no Estado.

Limitada, estaria de olho nas obras ou "puxadinhos" emergenciais dos atuais aeroportos, como Viracopos.

Nasp 4
Quem também advoga pelo insucesso de um terceiro aeroporto é David Neeleman, que tem frequentado muito Brasília.

Enquanto isso, sua Azul, com QG justamente em Viracopos, conduz road show a pleno vapor para sua oferta pública inicial de ações.

De molho
Aloysio Nunes, senador, ficou afastado da discussão interna do PSDB por estar com a mulher internada no Einstein.

Entre idas e vindas ao hospital, encaixou conversa com Serra e Barros Munhoz para tratar da convenção do partido.

Na mesma

Em meio a rumores de que o Pão de Açúcar estaria comprando o Carrefour Brasil, Abílio Diniz é curto e certeiro: "O Grupo está sempre aberto a novas oportunidades para crescer e não temos nada que mereça ser informado".

Restaurando

Bandeira da gestão de Carlos Augusto Calil, a restauração do edifício Sampaio Moreira, primeiro arranha-céu de SP, entrou no... "papel". Saiu o edital da Secretaria de Cultura dando 30 dias para as construtoras se habilitarem.

Orçado em R$ 16 milhões, o projeto é de Samuel Kruchin.

Ausente-presenteAinda mastigando o convite que recebeu de Lula para se filiar ao PT, Juca Ferreira tem uma certeza: não tem intenção de disputar a prefeitura de Salvador. Apesar de os desafetos estarem aproveitando sua ausência para dizer o contrário, o indispondo com o PT baiano, que já tem candidato próprio para o posto.

Trabalhando para a Secretaria Geral Ibero-Americana, em Madri, o ex-ministro vai além: "Agora que sabem que estou morando aqui, só falta dizerem que insuflei a ocupação da Porta do Sol".

Cinco letras
Chico Buarque decidiu o nome do seu próximo disco: Chico. Simples assim.

Na estrada
Fause Haten bateu o martelo: lançará seu primeiro disco em julho, assim que acabar a SPFW.

Na frente


Ambientalistas elegeram alguns vilões nesta briga em torno do Código Florestal. O deputado tucano Duarte Nogueira é um deles. "Ele rasgou o patrimônio genético ambiental do PSDB", ataca Mário Mantovani, do SOS Mata Atlântica.

Acontece, segunda, a pré-estreia para convidados, do esperado Quebrando o Tabu -documentário sobre drogas ancorado por FHC. Com depoimentos que vão de Bill Clinton a Paulo Coelho. No Shopping Frei Caneca.

Além de mostrar suas joias no Fashion Day, a Tiffany sorteará vários pingentes no Cidade Jardim. Hoje.

Wanderley Nunes fez pit stop em Barcelona para ver Pedro Henrique, sua cria, correr na Fórmula GP3. E aproveitou para trazer novas tendências.

Correção: É de Daniela Crespi a foto na coluna ontem, e não Daniela Morganti.

Descoberta de um gaiato: é tudo armação contra Dominique Strauss-Khan. Afinal, qual o francês tomaria banho antes de voltar para casa?

Nenhum comentário: