quinta-feira, maio 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


A luta continua
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/05/11

Embora até agora silenciosa, a base aliada não se conforma com a solução anunciada pelo governo para os "restos a pagar" e trabalha para revertê-la. Tanto na reunião de líderes quanto na Comissão Mista de Orçamento, os parlamentares discutiram ontem como ganhar tempo. De saída, querem estender por mais dois meses o prazo -recém-fixado em 30 de junho- a partir do qual estariam cancelados todos os convênios cujas obras não tiverem sido iniciadas.
Faz parte da estratégia chamar para dar explicações o secretário do Tesouro, Arno Augustin, e o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.

Vide bula 

Enquanto isso, emissários do Planalto avisam deputados que o PPA (Plano Plurianual) trará embutida uma orientação sobre as áreas nas quais será mais fácil liberar emendas.

Que tal assim? 

Enquanto o Código Florestal não ia a plenário ontem, a estratégia do governo na Câmara oscilava conforme evoluía a negociação sobre o texto de Aldo Rebelo (PC do B-SP). O Planalto chegou a acenar com a prorrogação do decreto sobre a reserva legal, que expira em 11 de junho, deixando suspensas punições aos desmatadores.

Não deu 
A bancada ruralista também ameaçou levar a votação o relatório final de Aldo na comissão especial criada em 2009 para avaliar o código. Desistiu ao concluir que o texto não resistiria à passagem pelo Senado.

De perto
A pedido, Dilma Rousseff agora recebe relatório semanal sobre o andamento das obras da Copa.

Binacional 

O presidente Fernando Lugo procurou Gleisi Hoffmann (PT-PR), relatora do projeto que revê os valores pagos ao Paraguai pela energia de Itaipu, para dizer que seu país quer obter da TV Senado o direito de receber a transmissão ao vivo da votação da matéria, marcada para o próximo dia 18.

Te contei? 
Gilberto Kassab (PSD) tem alertado cardeais do PMDB para o fato de que o deputado federal Gabriel Chalita (PSB), prestes a ingressar no partido para disputar a eleição paulistana de 2012, "é Alckmin". Anteontem, o prefeito conversou por telefone com o senador Renan Calheiros (AL).

Quase lá 1 
Apesar do acordo fechado entre os grupos de Geraldo Alckmin e José Serra para instalar um deputado federal na secretaria-geral do PSDB paulista, o secretário José Aníbal (Energia) defenderá, na convenção deste sábado, a recondução de César Gontijo ao posto

Quase lá 2 
Vaz de Lima, ex-líder de Serra na Assembleia, é o favorito para a vaga. Vanderlei Macris, mais próximo de Alckmin, também colocou seu nome para a secretaria-geral, mas prefere a vice-presidência -sobre a qual não há entendimento.

Ninguém tasca 
A primeira LDO de Alckmin prevê alterações na legislação tributária para "acompanhamento e fiscalização" dos royalties de petróleo e gás.

Massa 
Os 33 restaurantes da rede popular "Bom Prato" em SP, agora sob comando do secretário Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social), oferecerão, nos horários ociosos, cursos para pizzaiolo, padeiro e confeiteiro.

Visita à Folha

Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe e do instituto Alcoa, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Marcelo Mattos Lomelino, diretor de Assuntos Institucionais, e Eliane Uchoa, consultora de Comunicação Externa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"O remédio amargo está sendo aplicado pelo Planalto a um lado só -o mais fraco. Se ficar como está, a decisão sobre 'restos a pagar' fulminará o espírito republicano."
DO DEPUTADO CLAUDIO CAJADO (DEM-BA), sobre o fato de o governo, prestes a cancelar convênios de 2009, não exigir da CEF rapidez no repasse de recursos.

contraponto

Pior a emenda
Na noite de segunda-feira, depois de fazer palestra sobre reforma política no colégio Santa Cruz, em São Paulo, José Serra ficou conversando com alunos e ex-alunos, além de atender a vários pedidos para tirar fotos. Nesse ambiente descontraído, foi abordado por uma jovem que se apresentou como sobrinha de Alberto Goldman, seu vice quando governador.
-Sobrinha do Goldman? Ah, então você é da ala da família que deu certo?
Diante do embaraço da jovem, Serra se explicou:
-Deu certo esteticamente, quero dizer...

Nenhum comentário: