sexta-feira, maio 06, 2011

ILIMAR FRANCO O xerife da Copa


O xerife da Copa 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/05/11

O coordenador-geral de Polícia Criminal Internacional da Polícia Federal, o delegado José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz, foi escolhido para assumir a Diretoria de Segurança da Copa de 2014. Ele é o representante da Interpol no Brasil e trabalhará diretamente vinculado ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). O ex-diretorgeral da PF Luiz Fernando Corrêa foi preterido, mas será aproveitado pela Autoridade Pública Olímpica.

A bola está com Dilma
Em reunião anteontem, o secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, disse que a presidente Dilma só aceita exceção na exigência de reserva legal para agricultura familiar e prefere tratar por decreto de plantações e pastos consolidados em APPs. O relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) não aceitou. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que, pessoalmente, é a favor do parecer
original de Rebelo, próruralistas, e que Dilma está “sob forte pressão internacional”. Os ruralistas ficaram em polvorosa. O líder do PMDB,
Henrique Alves (RN), propôs adiar a votação: “Não queremos impor essa derrota à presidente Dilma. Vamos dar tempo para o governo refletir”. 

"O trem do governo é pesado” — Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, alertando a maioria dos líderes dos partidos aliados sobre o custo político de ficar contra o governo Dilma na votação do novo Código Florestal

NOVO PROGRAMA.
 Está para sair do forno um novo programa social. Ele foi batizado pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) de
“Saúde em Minha Casa” e vai ser lançado no segundo semestre. Serão criadas mil equipes multidisciplinares de saúde que vão
atender na casa das pessoas. O programa será feito em parceria com os municípios, que receberão os recursos para contratar os
profissionais que vão atender nos domicílios. 

Olho vivo
Nem todos no PMDB estão gostando da criação do PSD pelo prefeito Gilberto Kassab. Há dirigentes convencidos de que esse novo partido vem para tentar reduzir o peso do PMDB no governo Dilma e tentar tirar o partido da vice em 2014.

Julgamento
A expectativa da diplomacia brasileira é de que a ação da Otan na Líbia venha a ser julgada pela ONU à luz da resolução sobre a proteção aos civis. O caso em questão é a morte, em bombardeio, dos netos do ditador Muamar Kadafi.

Cícero: ‘Me ajude a enfrentar esse monstro’
Sobre a reformulação do sistema de transportes do Senado, o primeiro-secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB), diz: 1. “No relatório da Coordenação de Transportes os custos estão subestimados”; 2. “A gestão do modelo atual tem um custo de R$ 5,7 milhões, 90% em salários (de concursados)”; 3. “Esses funcionários e esse custo serão transferidos para outras áreas”. Mas na planilha de custos que ele distribuiu, no valor de R$ 11 milhões, também não há referência ao gasto com combustível.

Ação afirmativa
A ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) pretende firmar convênios com entidades do movimento negro para capacitar e estimular jovens negros a participarem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

É para valer
Apesar da participação do PMDB na gestão do prefeito Gilberto Kassab, em São Paulo, o vice-presidente Michel Temer garante que o partido terá candidato à prefeitura. E que o nome é o do deputado Gabriel Chalita, ex-PSB.
 A MINISTRA Tereza Campello (Desenvolvimento Social) vai adiantar parte do programa Brasil Sem Miséria semana que vem, na Marcha dos Prefeitos. Ela está procurando governadores e prefeitos para propor parcerias no programa. 
 SEMPRE MAJESTADE. Na agenda da Secretaria Geral Ibero-Americana, cujo secretário-geral, Henrique Iglesias, estava anteontem em Brasília, uma das audiências era com o “ministro” José Dirceu.
● ESTILO. A presidente Dilma aboliu o buffet nas recepções do Itamaraty. O serviço agora é à francesa.

Nenhum comentário: