quinta-feira, maio 19, 2011

ILIMAR FRANCO - Impasse


Impasse
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 19/05/11

Dois meses depois de a presidente Dilma Rousseff ter oficializado o convite, a indicação de Henrique Meirelles para a presidência da Autoridade Pública Olímpica (APO) está travada porque o governo resiste em conceder ao cargo o status de ministério, como quer o ex-presidente do Banco Central. Depois de indicado, ele ainda precisa ser sabatinado pelo Senado. A nomeação teria que sair até junho, quando a Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos volta ao Brasil.

Guerra de guerrilha

Embora o maior teste político para o ministro Antonio Palocci, na avaliação de líderes aliados, tenha sido a derrubada de sua convocação ontem no plenário da Câmara, a oposição vai insistir na votação de um requerimento nas comissões. Sem confiança em sua base e sem articulação suficiente, o governo preferiu suspender ontem a sessão de 12 comissões. Assim, acabou levando o assunto para o plenário,
abrindo espaço para a oposição explorar o assunto por mais de duas horas. O governo temia traições de deputados da base, sobretudo ruralistas, por causa das negociações do Código Florestal, conduzidas por Palocci.

"O Fluminense vai contratar o Palocci para resolver a dívida deles” — Paulo Pereira da Silva, deputado federal (PDTSP), sobre o crescimento do patrimônio do ministro da Casa Civil

MAL-ESTAR.
 Condescendente com o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), na foto, a oposição não gostou de ele ter citado, em nota enviada aos líderes partidários, os nomes de Pérsio Arida, Pedro Malan, Mailson da Nóbrega e André Lara Resende, todos afinados com o petista, para se defender. “Ele não explica os fatos e ainda envolve outras pessoas. Pisou na bola”, disse o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Crachá
Ao reclamar que a polícia legislativa rasgou um cartaz “Blindagem do Palocci”, que ele colava, a maior indignação do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) era que o policial perguntou quem ele era: “Ele tem que saber quem eu sou!”.

Para cima
Aliados de Orlando Pessuti tentam agora colocá-lo no conselho do BNDES. A resistência do senador Roberto Requião (PMDB-PR) praticamente inviabilizou sua ida para o conselho de Itaipu. O Planalto prefere não contrariar Requião.

Desafinados
O líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), e o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), estavam em pé de guerra ontem por causa da insistência do petista em votar duas Medidas Provisórias. Alves tinha dado sua palavra aos ruralistas que não votaria nada antes do Código Florestal. O assunto acabou tendo que ser arbitrado pelo ministro Antonio Palocci (Casa Civil). As MPs e o Código serão votados semana que vem.

Grito da Terra

Em audiência ontem com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de uma política de preços mínimos para a agricultura familiar e R$ 16 bi para crédito rural.

Corrupção

Decisão da CGU impede o exsecretário de Saúde do governo Roseana Sarney (MA) Marival Lobão de ocupar cargos públicos. O órgão confirmou a participação dele no desvio de recursos do núcleo do Ministério da Saúde no estado.

 RELATOR da reforma administrativa do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) propõe a incorporação de gratificações ao salário dos funcionários da Casa. Essa é uma forma de burlar o teto de R$ 26,7 mil.
 A CONVITE do ministro Alexandre Padilha, a secretária de Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius, deve participar de re nião da OMS no Rio, em outubro, sobre determinantes sociais da saúde pública.
● O FÓRUM Brasileiro de Economia Solidária está participando do Grito da Terra e tenta conseguir 1,3 milhão de assinaturas para apresentar projeto de lei criando a Política Nacional de Economia Solidária.

Nenhum comentário: