segunda-feira, abril 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Segundo round
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/04/11

Ainda sob efeito da implosão da bancada na capital, o PSDB-SP mergulha em novo embate. A duas semanas da convenção, aliados de Geraldo Alckmin e José Serra disputam postos estratégicos no comando estadual do partido. O governador instalará na presidência o deputado Pedro Tobias, de sua confiança.
A briga é pela secretaria-geral, braço operacional da legenda. O deputado federal Vaz de Lima, ex-líder de Serra na Assembleia, postula a vaga. O estadual Mauro Bragato, ex-secretário de Alckmin, também colocou seu nome. César Gontijo, hoje no cargo, pleiteia a recondução. O impasse alimenta a tensão interna simultaneamente à escolha dos 70 delegados paulistas para a convenção nacional, prevista para 28 de maio.

Tira... 
Depois de derrubar a instalação das CPIs patrocinadas pela base de Alckmin na Assembleia, Antonio Mentor (PT) agora contestará na Justiça a retirada de três assinaturas do requerimento de abertura de comissão para investigar os pedágios.

...e põe 
Milton Leite (DEM), Gilmaci Santos (PRB) e Sebastião Santos (PRB) chegaram a subscrever o texto, mas recuaram a pedido do Bandeirantes. Para o petista, a manobra ocorreu depois que o documento foi protocolado, lido e anunciado em plenário, o que regimentalmente o sustentaria.

Independência 

O presidente da Câmara paulistana, José Police Neto, que acaba de deixar o PSDB, trabalha na montagem de rede parlamentar paralela à "Autoridade Metropolitana", recém-criada por Alckmin. Ele já se reuniu com vereadores de 33 cidades da Grande SP para construir uma agenda temática independente à do governo tucano.

Transbordou 

Enchente que parou Recife na semana passada foi o novo capítulo da briga entre o prefeito João da Costa (PT) e seu antecessor e ex-padrinho, João Paulo. Costa viajara para Madri e João Paulo foi antes que a oposição às emissoras de rádio para criticá-lo por abandonar a cidade no caos.

Fronteira 1 

Não bastasse a CPI proposta por Marcelo Crivella (PRB-RJ) para investigar crimes transfronteiriços, o governo de Dilma Rousseff será cobrado por aliados no Senado a redobrar atenção no patrulhamento das fronteiras. O recado sairá da Subcomissão de Políticas Sociais sobre álcool e drogas.

Fronteira 2 

Governistas usam retórica semelhante à dos tucanos na campanha. "É mais fácil não deixar a droga entrar do que ir atrás dos que estão traficando no país", sustenta o peemedebista Waldemir Moka (MS).

Nada a declarar 
Relatório final do presidente da subcomissão, Wellington Dias (PT-PI), pedirá o aumento dos impostos e a restrição da publicidade para bebidas alcoólicas. O petista foi ouvir Lula, de quem gostaria de apoio para a iniciativa. "Sou conservador neste tema, melhor não opinar", respondeu o ex-presidente.

Consultoria 
A direção do PT quer ouvir Dilma esta semana sobre a reforma política. A ideia é "blindar" o governo, dada a total falta de consenso na base aliada.

Aviso prévio 
Moreira Franco ameaçou, em conversa com o vice Michel Temer, deixar a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos). O prometido "PAC" da pasta, com a incorporação do Conselhão e da política de saneamento, não saiu do papel. E ele acha que não sairá.

Passa boiada 
O ex-deputado André de Paula não será a única baixa do DEM de Pernambuco para o PSD. Os prefeitos "demos" no Estado farão o mesmo caminho.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio
"Os ruralistas dizem que é preciso um novo Código para proteger os pequenos agricultores, mas na verdade eles querem mesmo é avançar sobre a Amazônia."
DO SENADOR JOÃO PEDRO (PT-AM), sobre as mudanças na proporção da Reserva Legal discutidas no projeto do novo Código Florestal.

contraponto

Falaram comigo?

O padre Haroldo Rahm, fundador da Instituição Padre Haroldo, participava de Audiência Pública na Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos no Senado. Durante a reunião, ouviu críticas direcionadas às comunidades terapêuticas, acusadas pelo representante da Associação Brasileira de Psiquiatria de agir "sem embasamento científico". Chamado a falar, o religioso retrucou:
-Ainda bem que sou um pouco surdo. Assim acabei poupado de escutar as bobagens que falaram...

Nenhum comentário: