domingo, abril 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Negócio da China
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 10/04/11

Enquanto Dilma segue para Pequim, o PMDB fica por aqui tentando dar continuidade às suadas nomeações do segundo escalão. Ninguém espera anúncios de vulto na ausência da presidente, mas sempre é possível apresentar ao chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, pleitos como a presidência da Embratur.
Já que José Maranhão (PB) não se interessou, os peemedebistas agora querem a vaga para Hélio Costa (MG). Lembram que o ex-correspondente internacional "fala bem inglês". O mundo todo sabe que Dilma não gosta de Costa, mas isso não intimida o PMDB. "Se ela pediu voto para ele em Minas", observa um cardeal, "por que não pode colocar no governo?".
Pela base Em Minas, um aliado de Costa, Fernando Miranda Gonçalves, perdeu a direção regional dos Correios para o petista José Pedro Amengol Filho.

Não desiste nunca 
No caso de Orlando Pessutti (PMDB), que deu palanque a Dilma no Paraná e perdeu a eleição, a dificuldade continua a ser Roberto Requião (PMDB), que o antecedeu no governo e está disposto a infernizar a vida do Planalto para evitar sua nomeação a todo e qualquer cargo.

Categorias 
Do deputado e secretário de Comunicação do PT André Vargas (PR): "Existe a situação, a oposição e o Requião".

Cadeiras 1 
A recomposição do Conselho Consultivo da Anatel, recém-publicada no "Diário Oficial da União", trouxe a indicação de Marcello Sampaio Corrêa como novo representante da sociedade, com assento até 2014.

Cadeiras 2 
Conselheiro do instituto Telecom, Corrêa é ligado ao Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Telecomunicações do Rio e foi assessor do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) e da CUT.

Oh, vida... 
A perspectiva de que lhe seja negada ascendência sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social não é a única a atormentar Moreira Franco. Quando o peemedebista foi para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, dava como certo que o planejamento do sistema de saneamento ficaria sob o seu comando.

...oh, azar
Passados cem dias de governo, até hoje ninguém lhe disse palavra sobre o assunto.

Tenho dito 
Provável vitorioso na eleição de hoje para o comando do PSDB paulistano, o secretário estadual Júlio Semeghini (Gestão Pública) aposta em prévias para a escolha do candidato do partido à prefeitura. E manda um recado aos vereadores, derrotados internamente: "Vamos cobrar independência em relação ao governo municipal". O tucano José Police Neto se tornou presidente da Câmara pelas mãos de Gilberto Kassab.

Mata-mata 
Semeghini, escolhido por Geraldo Alckmin, quer montar, se eleito, grupos temáticos para discutir a agenda eleitoral da cidade. Ele se diz preparado para que a disputa de hoje vá a voto, dado o tensionamento com os vereadores.

Domingão 

José Serra avisou que uma viagem o impedirá de participar da convenção municipal. Alckmin deve votar logo cedo, mas acompanhará o desfecho em Pindamonhangaba.

Bifurcação
Está nas mãos de Alckmin a decisão sobre o modelo a ser adotado na duplicação da rodovia dos Tamoios, promessa de sua campanha. São duas possibilidades: concessão -mais complexa, dada a baixa taxa de retorno da obra, próxima de 30%- e PPP, cuja principal vantagem a perspectiva de celeridade nos licenciamentos ambientais.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Ideologia é coisa de partido europeu. No Brasil os partidos são programáticos."
DO DEPUTADO LICENCIADO VILMAR ROCHA (GO), co-fundador do PSD de Gilberto Kassab, rebatendo críticas feitas ao prefeito paulistano, segundo quem a nova agremiação não será "nem de direita, nem de esquerda, nem de centro".

Contraponto

Não custa tentar

Na noite em que promoveu sessão do filme "É Proibido Fumar" no Palácio da Alvorada, Dilma Rousseff foi surpreendida pelo pedido de autógrafo de cineastas e artistas presentes. A certa altura, a presidente resolveu brincar com uma das jornalistas convidadas:
-E você, não vai me pedir autógrafo?
-Vou sim- respondeu a repórter, que passou seu bloco de notas para Dilma e completou, em voz baixa:
-Embaixo a sra. põe o nome do presidente da Vale?
A presidente deu uma boa risada, mas nada da informação que àquela altura todos buscavam obter.

Nenhum comentário: