sábado, abril 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Longo prazo
RENATA LO PRETE 
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/04/11

O governo paulista já sabe que a duplicação da rodovia dos Tamoios, promessa de campanha de Geraldo Alckmin, não será concluída no atual mandato do tucano, mesmo se eliminados todos os entraves em tempo recorde. Examinado pela primeira vez, nesta semana, pelo conselho diretor do PED (Programa Estadual de Desestatização), o projeto estima 42 meses para entrega da obra e custo total de R$ 4,39 bilhões.
Dois modelos de financiamento da nova Tamoios, principal acesso ao litoral norte, foram à mesa: concessão com obras públicas, em que há maior desembolso do Tesouro, e PPP (Parceria Público-Privada), cujo desenho teria de ser atraente para investidores.

Traçado 1 
O trecho de planalto da duplicação da Tamoios exigirá menos intervenção, pois a área vizinha à pista é quase toda do Estado. Na serra, serão construídos túneis em faixas auxiliares às já existentes, como foi feito na Nova Imigrantes.

Traçado 2 
O obstáculo maior está nos contornos viários de Caraguatatuba, onde há dúvida sobre o ponto exato de interseção, e São Sebastião, em que favelas podem ser cruzadas ou circundadas -opção mais dispendiosa- pelas novas pistas.

Cronograma 

Técnicos da Secretaria de Planejamento se debruçam sobre os estudos antes de submetê-los à aprovação do PED, o que deverá ocorrer nas próximas semanas. Uma vez definido o modelo, sairá do papel o projeto executivo, acompanhado da extensa lista de licenciamentos ambientais.

Processados 1 
A Justiça de SP acolheu duas queixas-crime apresentadas por Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, contra Eduardo Jorge, vice-presidente nacional do PSDB, Evandro Losacco, tesoureiro-adjunto do partido no Estado, e os jornalistas Sérgio Pardellas e Cláudio Dantas Sequeira. Os quatro responderão por crime de calúnia.

Processados 2 

Reportagem publicada pela revista "IstoÉ" durante a campanha eleitoral de 2010 atribuiu a EJ e a Losacco a acusação de que Paulo Preto, quando diretor da estatal Dersa, teria desviado dinheiro arrecadado para candidatos tucanos. Ambos vieram posteriormente a público negar que tivessem feito tal afirmação.

Até... 
O DEM está montando uma equipe para auditar as assinaturas que forem apresentadas aos tribunais regionais eleitorais no rito fundador do PSD. Tudo para tentar protelar a criação da legenda de Gilberto Kassab.

...a última gota 
O partido também se movimenta para conseguir adeptos do fim das coligações proporcionais. O DEM avalia que, se tal mudança passar no Congresso, em 2014 os candidatos a deputado do PSD não terão tempo de TV nem sequer para dizer seus nomes.

Gesto 
Em meio à tensa negociação para votar o Código Florestal, relatado por Aldo Rebelo, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), quer ter o deputado do PC do B-SP como um de seus vice-líderes. O nome será submetido à presidente Dilma Rousseff.

Fôlego 

Lindbergh Farias participará amanhã da Travessia dos Fortes, no Rio. A maratona aquática -3.500 m de Copacabana ao Leme- faz parte do treinamento do senador petista para disputar o Ironman Brasil no final de maio em Florianópolis.

Visita à Folha 
Henrique Meirelles, indicado para ocupar a presidência da APO (Autoridade Pública Olímpica), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Considero excelente a ideia de um conselho político forte. Do mesmo modo, acho indispensável uma Executiva unida, voltada para o trabalho neste próximo mandato."
DO DEPUTADO SÉRGIO GUERRA, candidato a permanecer na presidência do PSDB, sobre as discussões em torno de mudanças na estrutura do partido, cujos governadores se encontram hoje em Belo Horizonte.

contraponto

Pré-história

Ao abrir ontem seminário da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, o governador Jaques Wagner (PT-BA) discorreu sobre o cenário macroeconômico, enfatizando o crescimento acima da média nacional registrado pelo Nordeste em anos recentes.
-Isso é mérito não apenas do governo Lula, mas também do que fizeram Itamar, Sarney e FHC.
Palestrante seguinte, Maílson da Nóbrega, ministro da Fazenda sob a inflação galopante de Sarney, notou:
-Fiquei feliz pelo fato de o Jaques ter reconhecido que existia vida no Brasil antes do Lula!

Nenhum comentário: