quinta-feira, abril 21, 2011

ILIMAR FRANCO - Massa falida


Massa falida
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 21/04/11
 
A cúpula do DEM chegou à conclusão que não tem como estancar a sangria provocada pela criação do PSD. Por isso, vai aguardar o registro em cartório do partido de Gilberto Kassab para decidir o que fazer. “Vamos mudar a embalagem e o conteúdo”, adianta o líder na Câmara, ACM Neto (BA). O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) quer rebatizá-lo de Partido da Resistência Democrática (PRD). Os demistas calculam que ficarão com uma bancada de 29 a 32 deputados, dos 43 eleitos.

Direita volver
Ao ser questionado sobre a falta de orientação ideológica do PSD por raros políticos preocupados com isso, o prefeito Gilberto Kassab
tem tentado justificar dizendo que seria autoritário de sua parte estabelecer um estatuto sozinho e que isso será feito pelos filiados. Kassab ressalta, no entanto, que a imagem do PSD estará associada aos políticos de maior envergadura que ingressaram na sigla. Até agora os nomes de maior peso, além de Kassab, são a senadora Kátia Abreu (TO) e o vice-governador paulista, Afif Domingos.
Os dois só aceitaram ir para o PSD depois que Kassab abandonou os planos de fusão com o PSB.

"Nada que atrapalhe os nossos aliados nós vamos votar na reforma política” — Luiz Inácio Lula da Silva, expresidente da República, na reunião com o PT paulista

MULHERES. A Comissão Especial do Senado sobre Reforma Política, ao aprovar o voto em lista, determinou que ela intercalasse um candidato homem e uma candidata mulher. O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), concorda com o esforço para ampliar a presença de mulheres na Câmara. Mas defende que aqui seja adotado o modelo da Argentina, onde a cada dois homens há uma mulher na lista de candidatos.

Os nomes do PT

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) quer disputar a prefeitura de São Paulo. No PT, no topo da lista estão a senadora Marta
Suplicy e o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia). Fernando Haddad (Educação) corre por fora.

Aposta
A grande expectativa em São Paulo para as eleições municipais do ano que vem é a ida do deputado Gabriel Chalita (PSB) para o PMDB. Próximo do governador Geraldo Alckmin, Chalita pode ter o apoio dos tucanos para disputar a prefeitura.

Governo e Sistema ‘S’ se acertam
O governo Dilma Rousseff vai antecipar receitas para a ampliação das escolas do Sistema “S”. As entidades empresariais que mantêm esses estabelecimentos de ensino dessa vez estão mobilizadas para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico
(Pronatec), que será lançado em maio. O clima é contrário ao existente no governo Lula, quando o governo colocou em debate a gratuidade desses cursos.

Não levou
O governador Renato Casagrande (ES) vai ter que abrir licitação para as obras do aeroporto de Vitória. O Ministério da Defesa afirmou
que o Exército não tem mão de obra disponível, já que está envolvido em mais de 70 projetos.

No cárcere
No fim deste mês, o ativista italiano Cesare Battisti completa quatro meses de prisão desde que o ex-presidente Lula decidiu não extraditá- lo para a Itália. Battisti está sendo mantido de castigo pelo STF, que não encerra o caso.

 O SENADOR Clésio Andrade (PR-MG) apresentou consulta ao TSE para saber se um titular de mandato eletivo, para entar em um novo partido, precisa constar da ata de fundação ou pode ingressar até a obtenção do registro definitivo. Seu interesse é o PSD.
 NOVA BAIXA. Quem deixou o DEM ontem, rumo ao PSD de Gilberto Kassab, foi o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Julio Cesar (PI).
● MISSÃO. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), e líderes partidários vão para a Coreia do Sul, no mês que vem, para encontro legislativo do G-20.

Nenhum comentário: