sexta-feira, abril 15, 2011

ILIMAR FRANCO - Canto da sereia


Canto da sereia 
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 15/04/11

A disputa entre o PT e o PSDB pelo coração do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), está ficando eletrizante. Para tirar os petistas, do vice-prefeito Roberto Carvalho, da chapa, os tucanos estão acenando para Lacerda com a candidatura ao governo de Minas Gerais em 2014. Os petistas e os tucanos, que venceram as eleições presidenciais em BH, estão cobrando do prefeito que se defina por um dos dois aliados.

As centrais e a guerra em Jirau

As centrais sindicais cobraram ontem, em reunião com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Carlos Lupi (Trabalho), além de empresários, a demissão do sargento Castro, chefe da segurança do canteiro de obras de Jirau. Alegaram que ele seria ligado ao oficial da reserva Sebastião Curió, um dos chefes da repressão à Guerrilha do Araguaia. Os sindicalistas acusaram o sargento, contratado pela empreiteira Camargo Corrêa, de estar perseguindo 300 trabalhadores suspeitos de terem comandado o quebra-quebra na obra. Os sindicalistas também reivindicaram a saída da Força Nacional de Segurança da região.

"Nós vamos chegar a 43 deputados. Tem gente que ainda está informando suas bases” — Kátia Abreu, senadora (GO) e presidente da CNA, sobre o PSD

UNASUL. O Conselho de Ministros da Saúde da Unasul criou ontem, em Montevidéu, o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. A sede será no Rio e caberá a ele articular ações de vigilância sanitária e de saúde nos países da Unasul, além de oferecer capacitação profissional a gestores do setor. O primeiro diretor-presidente será indicado pelo Brasil. A convite do ministro Alexandre Padilha (Saúde), o ex-ministro José Gomes Temporão (foto) vai comandar o instituto.

O técnico
Na reunião de ministros para fechar a posição sobre o Código Florestal, quando se definia quem levaria a posição do governo ao Congresso, Antonio Palocci (Casa Civil) disse: “Isso é com o Luiz Sérgio, eu sou só técnico”. Gargalhadas.

Dor de cotovelo
O vice Michel Temer teve que improvisar uma reunião com os petistas ontem sobre Código Florestal. Eles tinham ficado indignados por
não terem sido chamados para a reunião do dia anterior com o relator, ruralistas e ambientalistas.

Desfeito um dos nós do Código 
áreas de seu território poderão ser usadas para compensação da reserva legal. Essa foi a forma encontrada para não inviabilizar o desenvolvimento econômico dos estados. No acordo firmado pelo governo, o relatório de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) permitirá a compensação no mesmo bioma, em bacias hidrográficas diferentes e em outros estados.


Explicação
Os tucanos procuram justificar a ação dos governadores Marconi Perillo (GO) e Beto Richa (PR) na filiação de deputados ao PSD. Dizem que se trata de jogo estadual para impedir que o novo partido ficasse nas mãos de adversários.

Dominado

Há tucanos satisfeitos com a criação do PSD, principalmente pelo fato de o vice-governador de São Paulo, Afif Domingos (DEM), ter aderido ao novo partido. Dizem que isso amarrou Geraldo Alckmin na cadeira de governador. 
 BAIXA. O deputado Missionário José Olímpio (SP) nega ter saído do PP. Alega que foi ao ato de fundação do PSD representando o deputado Paulo Maluf (PP-SP). Mas seu nome consta da lista de fundadores.
 O PRESIDENTE do DEM, senador José Agripino (RN), jantou ontem com o governador Raimundo Colombo (SC). Foi a Florianópolis se certificar de que ele não irá para o PSD de Gilberto Kassab.
● NA TV. O PV vai usar suas inserções comerciais na TV, a partir da semana que vem, para discutir as mudanças no Código Florestal.

Nenhum comentário: