terça-feira, abril 26, 2011

ANCELMO GÓIS - As domésticas


As domésticas
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 26/04/11

O trabalho infantil é proibido. Mas, mesmo assim, 101.977 meninas de 10 a 14 anos trabalhavam como domésticas no país em 2009. Os dados, com base na Pnad, foram levantados por Hildete Pereira de Melo, professora da economia da UFF. O problema já foi maior. O número de meninas que trabalhavam nas casas das madames chegava a 130,4 mil em 2001. 

Segue...
Nas regiões mais pobres, a situação é pior. O grande contingente dessas meninas está no Norte (2,8% do total de domésticas), seguido do Nordeste (2,1%). 

Infraero x Brasil 
Dilma, na reunião de ontem sobre a Copa de 2014, pôs o dedo na ferida: 
— O padrão Infraero está atrapalhando o país. A presidente se referia à falta de concorrência que impede a empresa de conseguir avançar, mesmo com recursos. 

Ai, minhas costas 

Os assentos dos aviões da Webjet não reclinam mais. 

Dolce far niente 
O vice Michel Temer curtiu os feriados santos numa ilha de propriedade do ex-governador mineiro Newton Cardoso em Angra dos Reis, RJ. 

Alô, Aécio! 

O governo do Rio espalhou o seguinte outdoor pela cidade: “Você pode até não lembrar, mas o Detran avisa do vencimento da sua carteira de habilitação. Cadastre-se.”

Arte no samba
A vida de Romero Britto, 47 anos, o artista pernambucano que se transformou numa máquina de vender quadros nos EUA, será enredo da Renascer no ano que vem, quando a escola estreará no Grupo Especial do carnaval carioca.

Gois em Buckingham

Os ingleses prometem uma cerimônia impecável no casamento do príncipe William com a plebeia Kate. É. Pode ser. Mas, em 1981, na
recepção que se seguiu ao casamento de Charles e Lady Di, no Palácio de Buckingham, não foram poucos os tropeços. 

Festas de Brasília...
Os convidados não obedeceram o horário de chegada exigido para cada um no convite, e se formou uma confusão na entrada. Além disso, tinha garçom com uniforme algumas vezes menor ou maior que o corpo. Ou seja, falhas dignas de certas festas de Brasília.

Veja só... 
Quem conta estas histórias não é nenhum republicano ou invejoso da etiqueta inglesa. Quem as narrou em livro foi uma integrante da aristocrática família Mitford, a duquesa de Devonshire.

Paris é uma festa

Dia 6 de maio, Sérgio Cabral vai a Paris (alô, Moreno!) para a exibição do documentário “4xUPP”, filme realizado pelos diretores de “5xFavela” e produzido por Renata Magalhães e Cacá Diegues. O secretário José Beltrame, que fará palestra sobre as UPPs na Sorbonne, dia 9, também estará presente. 

Gorjeta do Veloso

O bar Veloso, no Leblon, no Rio, exige que o freguês, ao pagar a conta com cartão, dê em dinheiro vivo os 10% do garçom. Caso o cliente não tenha na carteira, o da bandeja não ganha nada. Ordem da casa. Parece absurdo. E é. 

Tudo bem com ela
Deborah Secco foi parar no hospital Barra D’Or, no Rio, sábado com suspeita de dengue. Saiu ontem. Teve infecção intestinal. 

Que é isso, papai? 
Quem levou os filhos para assistir ao filme infantil “Hop”, domingo, no Cinemark do Shopping Leblon levou um susto. Na sessão das 17h10m, um comercial de roupas íntimas exibia uma mulher se contorcendo na cama só de calcinha e sutiã. 

Sem teto
Uma das últimas casas da Rua Sacopã, na Lagoa, foi negociada com uma construtora. O imóvel está alugado há 36 anos para a Associação Colibri, que educa crianças com síndrome de Down. Sem ter para onde ir, a instituição pode fechar as portas em julho. 

Nenhum comentário: