sexta-feira, março 18, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Onde pega
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/03/11

Para além de eventuais divergências entre os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Guido Mantega, um outro fator levou Dilma Rousseff a negar publicamente qualquer desgaste do titular da Fazenda. A presidente sentiu ter criado embaraço ao criticar, em reunião com sindicalistas há uma semana, a maneira como Mantega por vezes se referiu à questão da inflação ("Fica dando explicação para porteiro de prédio"). Em benefício do próprio controle das expectativas inflacionárias, Dilma achou por bem "cortar o mal pela raiz" e assegurar sua confiança no colaborador.
Os dois ministros foram avisados antecipadamente de que a presidente sairia em defesa de Mantega.
Lado a lado Mantega e Palocci estarão hoje à noite no Fórum de CEOs que reunirá autoridades e empresários brasileiros e americanos.

Mãos abanando 
Dilma está bastante inclinada em deixar o ex-governador Orlando Pessutti (PMDB-PR) longe da diretoria de Agronegócio do Banco do Brasil, nomeando para esse cargo Gilson Bittencourt, secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Viés de alta 
Voltaram a crescer as chances Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) vir a ocupar a vice-presidência de Loterias da Caixa.

Vazio 
Um participante da reunião da Executiva do PT, ontem, observou: no saguão da sede do partido em Brasília, há profusão de fotos de Lula, mas nenhuma, ainda, da presidente Dilma.

No, we can't 

Depois da intervenção do Planalto, a mobilização sindical em repúdio à visita de Obama ao Rio perdeu força. CUT e CTB recuaram. Conlutas, PSTU e PSOL farão ato no domingo.

Estoy aqui
No encontro com Dilma, Shakira chamou a atenção de assessores palacianos por sua diminuta estatura (1,55 m) e pelo conhecimento que demonstrou sobre o programa Rede Cegonha, xodó da presidente.

Palco 
Gilberto Kassab reservou a sede da Assembleia paulista, às 12h de segunda-feira, para o provável ato de lançamento de seu novo partido, cuja sigla ainda é objeto de estudo. O vice-governador Guilherme Afif foi escalado para a leitura do ideário.

Doutrina 
Lastreado em pesquisas qualitativas, o programa da legenda terá como pilar a motivação da juventude e de "novos quadros" para o ingresso na política. A princípio, está descartada a hipótese de fusão imediata com outras agremiações.

Meia volta
DEM e PSB devem retirar as assinaturas que permitiram à oposição protocolar pedido de abertura da CPI dos Pedágios, com respaldo de 32 deputados. O bloco liderado pelo PT no Legislativo paulista tem apenas 28 parlamentares.

Veja bem 
Milton Vieira (DEM), que subscreveu o documento apresentado anteontem, alegou que havia se enganado e recuou. Outro que constava na relação pró-CPI, Ed Thomas (PSB) admite que, a depender de sinal do governo, reverá sua posição.

Vaivém 
Michel Temer participa hoje de reunião do PMDB-SP. Deve anunciar intervenção no diretório de Campinas, berço do "quercismo". Sai Cláudio Quércia, sobrinho do ex-governador, e entra Arnaldo Salvetti.

Custo Brasil

Entre as medidas do "Outono Tributário" que Geraldo Alckmin anuncia hoje estará a isenção de ICMS para importação de equipamentos médicos extensiva a clínicas e hospitais particulares que atendam pacientes do SUS.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Ao se declarar 'blindado' contra desastres como o do Japão, o Brasil perde a chance preciosa de rever seu modelo nuclear, como está fazendo a Comunidade Europeia."
DO FÍSICO JOSÉ GOLDEMBERG, sobre o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), para quem as usinas nucleares do país são cem por cento seguras.

contraponto

Longa vida


Durante a inauguração de um posto do INSS em Mato Grosso do Sul, o ministro Garibaldi Alves explicava que um dos gargalos da Previdência é o aumento da expectativa de vida, que tem impacto direto sobre o número de pessoas atendidas pelo sistema.
Na plateia, uma idosa protestou:
-Então o senhor quer que eu morra?
Constrangido, Garibaldi, 64, tentou se justificar:
-Longe disso! O governo quer que a senhora viva muito e receba o que tem direito.

Nenhum comentário: