sábado, março 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Culpa do Kassab
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/03/11

Em reunião com as centrais, Dilma Rousseff manifestou incômodo diante das explicações correntes sobre a pressão inflacionária no início de seu governo. Primeiro, queixou-se de que "ninguém reconhece" o peso do "aumento do ônibus do Kassab" e dos materiais escolares, este um "fator sazonal". Depois, a presidente reclamou do modo como Guido Mantega fala a respeito do tema. Segundo ela, o ministro da Fazenda "fica dando explicação para porteiro de prédio".
Um dos participantes criticou o ex-presidente Lula por tê-los chamado de "oportunistas" na discussão sobre o aumento do salário mínimo. Dilma contemporizou: "Ah, mas briga de amor não dói...".
TIbrás No encontro com Dilma, o presidente da CGTB, Antonio Neto, sugeriu a criação de uma estatal para a área de tecnologia da informação, que reuniria Cobra, Serpro e Dataprev. A presidente "ficou de estudar".

Como está fica 

O Planalto não quer ouvir falar de alteração das competências da Autoridade Pública Olímpica, entre elas a de determinar quais obras terão regras mais flexíveis de licitação, item ainda pendente de aprovação pelo Congresso.

Em aberto 

Para diminuir o atrito em torno desta mudança na Lei de Licitações, o governo busca saída que tenha aval da oposição e do TCU. Entre os itens passíveis de negociação estão a inversão de fases no processo licitatório e a ampliação do uso de pregão eletrônico. Se aprovadas, as regras valeriam para obras dos Jogos de 2016 e nos aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014.

Fui eu 1 
Nelson Jobim tomou a iniciativa de dizer a Dilma que costuma viajar na companhia do fazendeiro Jonas Barcellos. No Carnaval, o ministro da Defesa e sua mulher estiveram na casa do empresário em Angra dos Reis (RJ). Jobim também contou ter acompanhado Barcellos em visita à estação de esqui de Gstaad, na Suíça. O amigo do ministro foi dono de todos os freeshops de aeroportos brasileiros, mas vendeu o negócio em 2006.

Fui eu 2 
No relato à presidente, Jobim procurou caracterizar a veiculação de informações sobre seu relacionamento com Barcellos como parte de um movimento para desestabilizá-lo.

Psiu 
A Fundação Mario Covas vetou discursos de políticos hoje na missa por dez anos da morte do governador, que deve atrair tucanos de todas as correntes ao Mosteiro de São Bento, às 11h. Outra celebração está marcada para terça, em Santos.

Vide bula 1 
Tarso Genro distribuiu um guia aos integrantes do "Conselhão" gaúcho, a ser instalado na terça. Participar desse foro, ensina o governador, é "exercício de tolerância e de síntese".

Vide bula 2 
O petista sugere que os participantes preparem resumo de suas intervenções "com no máximo uma lauda". "A própria redação garante a correta compreensão, o que nem sempre ocorre quando o resumo é feito por outra pessoa."

Visitas à Folha 
Ali Akbar Javanfekr, chefe de Comunicação da Presidência do Irã e diretor da agência Irna, e Mohsen Shaterzadeh, embaixador do Irã, visitaram ontem a Folha. Estavam com Touraj Shiralilou, diretor de Relações Internacionais da Irna, e Mehdi Zanjani, conselheiro da embaixada.

Edemir Pinto, diretor-presidente da BM&F Bovespa, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Cícero Vieira, diretor-executivo, e Alcides Ferreira, diretor de Comunicação.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI
Tiroteio

"Do jeito que vai o governo, injetando bilhões do Tesouro no BNDES, o pré-sal acabará sendo o 'passaporte dos sem futuro'."
DO DEPUTADO RUBENS BUENO (PPS-PR), sobre o anúncio de que, neste ano, serão repassados mais R$ 55 bilhões ao banco.

Contraponto

Cena de sangue

Durante visita a obras em Cunha, na terça-feira de Carnaval, Geraldo Alckmin reconheceu na plateia o ex-prefeito da vizinha Cachoeira Paulista, Jair Mendes, contemporâneo do governador no período em que este administrou Pindamonhangaba, entre 1976 e 1982.
O tucano aproveitou para filosofar:
-Dizem que agora nós vamos viver cem anos. E a meta do Jair é a seguinte: cem anos. Um dia ele me falou que já sabia como ia morrer: com um tiro pelas costas de um jovem ciumento. Esse é otimista, não é?

Nenhum comentário: