quarta-feira, março 16, 2011

ILIMAR FRANCO

Aécio 1 x 0 Serra 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 16/03/11

O grupo ligado ao senador Aécio Neves (PSDBMG) venceu a disputa interna no DEM. E o principal aliado de José Serra no partido, Gilberto Kassab, está de mudança para a base do governo Dilma Rousseff. O mineiro quer disputar as próximas eleições presidenciais, mas, para isso, terá que vencer no PSDB a queda de braço com o grupo de Serra. Não está descartado que o paulista queira concorrer mais uma vez à Presidência.

O que aconteceu atrás do palco
O novo presidente do DEM, senador José Agripino (RN), comemorava ontem dizendo que era o “Dia do Fico”. Para os demistas, relatou que a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Veras, procurou-o para dizer que desistiu de seguir Gilberto Kassab para o PDB. O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM-SP) lhe contou que, dos oito eleitos pelo partido em São Paulo, apenas Guilherme Campos vai acompanhar Kassab. No discurso de posse, Agripino defendeu o liberalismo econômico, mas foi taxativo: “Nego a pecha de ser de direita”. Ao ouvi-lo, inconformado, o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni reagiu: “Aí, não! Eu sou de direita.”

O SHOW TEM QUE CONTINUAR
. O ex-ministro José Dirceu gosta de comemorar seu aniversário. No último fim de semana fez uma
festinha para amigos e familiares em seu sítio, em Vinhedo (SP). Ontem, Dirceu chamou amigos, políticos e ministros para uma
nova festança, desta vez em Brasília, em uma casa de eventos no Centro Administrativo do Lago Norte. José Dirceu ainda não foi julgado pelo STF no inquérito do mensalão. 

Inútil
As reações de setores militares contra a Comissão da Verdade não vão impedir seu funcionamento. A presidente Dilma Rousseff
não abre mão de seu funcionamento e conta com o ministro Nelson Jobim (Defesa) para segurar a tropa.

Na contramão

Enquanto o mundo revê a política de geração de energia nuclear, após o acidente no Japão, o governador Wilson Martins (PI) pediu ao ministro Edison Lobão, anteontem, que o estado fique com uma das quatro usinas planejadas pelo governo.

A desoneração da folha vai esperar
Uma das propostas de campanha da presidente Dilma Rousseff vai demorar para virar realidade. Por causa da instabilidade internacional e seus reflexos na economia nacional, Dilma está sendo aconselhada a segurar e reformular a proposta de desoneração da folha de pagamento. A área econômica, e também a articulação política, avalia que seria mais prudente que qualquer mudança fosse feita por etapas.

Estilo
No lançamento do Fórum de Cidadania e Direitos, ontem, a presidenta Dilma surpreendeu ao entrar na sala de reuniões vestindo
blazer, calça e tênis. Os assessores explicaram que a preferência dela é por calçados mais confortáveis.

Curto-circuito
A cúpula do PMDB está arrancando os cabelos. Faz de tudo para emplacar Geddel Vieira Lima em um cargo federal. E ele, no Twitter, distribuindo cacetadas no governador Jaques Wagner e no prefeito de Salvador, João Henrique.

 PROTESTOS. O MST e outros movimentos sociais farão manifestações contra o presidente dos EUA, Barack Obama, que visita o Brasil a partir de sábado. 
 A PEDIDO dos fóruns de ONGs AIDS do Brasil e do Departamento de Aids do Ministério da Saúde, o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ) vai se manter na direção da Frente Parlamentar HIV/Aids.
 BIOGRAFIA. A jornalista Regina Echeverria lança dia 22, no CCBB de Brasília, a biografia do presidente do Senado, José Sarney, e, no dia 24, em São Paulo. Ele confirmou presença nas duas noites de autógrafo.

Nenhum comentário: