quarta-feira, março 23, 2011

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não se pode prejulgar ou achincalhar alguém antes do processo”
Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do caso Jaqueline Roriz na Comissão de Ética

Senado, que já foi ‘o céu’, vive o sucateamento 
Vive dias difíceis o Senado, que já foi considerado “melhor que o céu, com a vantagem de não precisar morrer para se chegar lá”, segundo frase imortalizada pelo senador potiguar Dinarte Mariz. Novos senadores estão impressionados com o sucateamento da estrutura da Casa, com os seus equipamentos velhos e obsoletos, sistemas ineficazes e quadro de servidores de carreira inchado e ineficiente. 

Paralisia 
O sucateamento do Senado se agravou com as seguidas denúncias de corrupção e dos “atos secretos”, que paralisaram a administração.

Medo de água fria 
O ex-primeiro secretário Heráclito Fortes não liberava ordens de serviço que implicassem gastos. Até tinta para impressora deixou de ser comprada.

Advertência 
Já não está tão cheia a bola do ministro Antonio Palocci. Andou tomando decisões e fechando acordos políticos sem consultar a chefa.

Mandato maior 
Quando presidente da República, José Sarney lutou pelo mandato de cinco anos, sem êxito. Continua achando quatro anos “muito pouco”.

Em Maceió, empresa de lixo ‘herda’ contrato 
Entre as histórias cabeludas sobre o escândalo do lixo em Maceió, há o contrato que a empresa Limpel ganhou na prefeitura sem submeter-se a licitação. Herdou-o de outra empresa, Marquise. O promotor Marcus Rômulo ficou perplexo: “De que adianta promover licitação pública, para, no fim, o vencedor transferir os direitos e obrigações a um terceiro que sequer participou da licitação ou, se participou, perdeu?”

Tratamento especial 
Em sua ação, o procurador revela privilégios da Limpel, a preferida do prefeito de Maceió: recebia pagamentos antes das demais.

Reclame 
O portal do Senado exibe a capa da biografia oficial do senador José Sarney (PMDB-MA) como se fosse uma “Senado Livraria On Line”.

Fortuna ‘técnica’ 
O Exército pagou R$ 34 milhões por 121 viaturas operacionais. Quais? A “informação é muito técnica”, esquivou-se o comando. Ah, bom.

Dilma em Lisboa 
O embaixador Mário Vilalva já prepara em Lisboa a primeira visita oficial de Dilma a Portugal. Ela vai a Coimbra para uma homenagem a Lula, e no dia 31 fará visitas ao presidente e ao primeiro-ministro.

Chave de cadeia 
As malfeitorias de Ronaldo Lessa (PDT) continuam dando trabalho ao Ministério Público Estadual de Alagoas, que o investiga pelo suposto rombo de R$ 537,3 milhões nos cofres públicos, em uma negociação das Letras do Tesouro Estadual quando era governador.

Zero à esquerda 
Luiz Sergio (Relações Institucionais) tem sido chamado no Congresso de “ministro Francenildo”, o “porteiro de Antonio Palocci”. Grande injustiça com o valente caseiro Francenildo, que enfrentou poderosos.

Argentino da piada 
O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), tem ironizado as evoluções do prefeito paulistano Gilberto Kassab em criar o Partido Social Democrático (PSD). Acha que, como o argentino da piada, Kassab está se “vendendo” por um preço que não vale.

Melancia no pescoço 
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), cuja presença no Senado ainda não foi notada, passou vexame em Manaus, ontem, disputando a cotoveladas a posição de papagaio de pirata da presidente Dilma.

A fama o precede 
Assessor da Casa Civil, Marcelo Guaranys quer voltar à Agência Nacional de Aviação Civil como presidente, para alegria das empresas aéreas. Seu maior feito, como diretor, foi obter desconto de 75% para dirigentes da Anac em viagem de serviço e de nem tanto serviço assim.

Proposta de reforma 
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), da Frente Parlamentar dos Advogados, defende financiamento público de campanha, mandato presidencial de cinco anos e de senador dez.

Suframa na China 
Flávia Grosso, da Suframa, vai integrar a comitiva da presidente Dilma na viagem à China, de 12 a 15 de abril. Os chineses investem na zona franca de Manaus produzindo motos, eletroeletrônicos etc.

Duas canoas 
A Alemanha, que se absteve com o Brasil no ataque à Líbia, deu uma no cravo e outra na ferradura: a chanceler Angela Merkel quer ajudar a Otan na “caça ao Kadafi”. 

PODER SEM PUDOR
Segredo inexpugnável 
Revelar a idade sempre foi problema para mulheres também no Congresso, cujo regimento prevê que preside uma primeira reunião o (a) mais velho (a). Certa vez, na instalação de uma comissão (só de mulheres) para monitorar as decisões da CPI da Exploração Sexual de Crianças, restou a dúvida sobre quem seria a mais velha, Suely Campos (PP-RR) ou Janete Capiberibe (PSB-AP).
– Qual é a tua idade, Suely? – perguntou a senadora Patrícia Saboya.
– Acho que a Janete é mais velha que eu – desconversou Suely.
– Tenho 56 anos bem vividos, graças a Deus! – assumiu Janete.
– Então Janete preside a reunião – encerrou Suely, sem revelar a idade.

Nenhum comentário: