quinta-feira, fevereiro 24, 2011

MÔNICA BERGAMO

QUADRO BORRADO
MÔNICA BERGAMO
O GLOBO - 24/02/11

A Curadoria de Fundações de São Paulo ajuizou ação na Justiça pedindo o afastamento dos dirigentes da Fundação Nemirovsky, detentora de um dos mais preciosos acervos do modernismo brasileiro, a coleção Nemirovsky. O curador Airton Grazzioli argumenta que o arquiteto Jorge Wilheim, presidente da entidade, e outros quatro conselheiros estão em seus cargos há mais tempo do que o permitido pelo estatuto, em flagrante irregularidade.

QUADRO 2

Grazzioli afirma também que, como já foi condenado em processos por improbidade, por ter sido contratado sem licitação, nos anos 90, para a reconstrução de um conjunto arquitetônico da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Wilheim não tem a "conduta ilibada" que o estatuto da fundação exige para seus dirigentes. O arquiteto diz que não tem "a menor ideia do que se trata", sobre as acusações e a ação, e que não foi notificado.

QUADRO 3

A coleção Nemirovsky está há anos no centro de uma disputa entre os dirigentes da Fundação Nemirovsky e os herdeiros de José e Paulina Nemirovsky, que recorreram à Curadoria para afastar os atuais conselheiros. Entre suas preciosidades estão o quadro "Antropofagia", de Tarsila do Amaral, e obras de Di Cavalcanti, Portinari, Volpi, Lasar Segall e Lygia Clark.

PEQUENA AJUDA
Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, combinou que ajudará Gilberto Kassab (DEM-SP) a "turbinar" o novo partido que o prefeito pretende criar em março. Convencerá deputados ligados a ele, espalhados por diversas pequenas legendas, a migrarem para a agremiação de Kassab. A meta é levar pelo menos 20 parlamentares para o partido.

PRANCHETA

Os planos foram detalhados num jantar que os dois tiveram na segunda, em SP, ao saírem da festa dos 90 anos da Folha. Estavam com eles o deputado federal Arnaldo Jardim e o ex-ministro Roberto Amaral, do PSB. Kassab disse que lançará o manifesto do novo partido no dia 16.

VAZIO
Kassab disse no jantar que não tem um nome ideal para lançar à sua sucessão pela agremiação. Foram ventilados Soninha, Eduardo Jorge (PV) e "alguém do perfil da Luiza Erundina", que pudesse atrair eleitores de esquerda. PV, PPS e PC do B foram tratados como aliados.

NO INFERNO

E Eduardo Campos reiterou o convite para que a presidente Dilma Rousseff passasse o Carnaval no Galo da Madrugada, no Recife. Ela declinou. Deve descansar na Barreira do Inferno, base militar em Natal (RN). "Depois de dois meses no céu, ela decidiu ficar uns dias no inferno", diz um correligionário de Campos, referindo-se ao fato de Dilma ter sido, até agora, poupada de críticas mais duras pela oposição.

DEBORAH SURFISTINHA
Deborah Secco e Raquel Pacheco, a verdadeira Bruna Surfistinha, foram à pré-estreia do filme de mesmo nome, anteontem. As atrizes Cristina Lago, Fabiula Nascimento e Guta Ruiz, o diretor Marcus Baldini e o jogador Dentinho se encontraram no shopping Iguatemi.

REZA DE MÃE

Sentada na penúltima fila da sala 1 do Cinemark Iguatemi na pré-estreia de "Bruna Surfistinha", em SP, anteontem, Deborah Secco ligou para sua mãe segundos antes do início do filme. "Oi, vai começar. Reze por mim."

BRUNA BRINCALHONA

E horas antes da pré-estreia do filme que conta sua história, Raquel Pacheco, a ex-garota de programa Bruna Surfistinha, escreveu em seu Twitter: "Pela primeira vez na vida, vou engolir o orgulho e chorar na frente de outras pessoas. Mas, né? Já engoli coisas piores. rs".

ANTIPIRATARIA
Para evitar a pirataria do longa que estreia amanhã, os produtores do filme enviaram cópias com nomes falsos para mais de 300 salas de cinema onde ele será exibido.

NOVAS VIDAS

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na zona norte, foi o que mais viabilizou doadores de órgãos no Estado, no ano passado. Foram 43 pessoas, duas a mais do que o Hospital das Clínicas.

Em 2010, houve recorde de transplantes (2.328 cirurgias) e de doadores (871) no Estado de São Paulo.

ANTES DE CREPÚSCULO

A novela de vampiros "Vamp" (1991), estrelada por Claudia Ohana, será reprisada no canal pago Viva a partir de 11 de abril.

DIVERSIDADE
A top transexual Lea T., filha de Toninho Cerezo, participará do Camarote Brahma na Sapucaí, na segunda-feira de Carnaval.

O estilista Riccardo Tisci, da Givenchy, deverá acompanhá-la na folia.

Karime Xavier/Folhapress

FLAMENCO POP
O músico Leo Cavalcanti lança seu disco solo, "Religar", no Sesc Pompeia, hoje. Pela primeira vez, ele receberá como convidado o pai, Péricles Cavalcanti. "Comecei a tocar com ele aos 14 e dividi o palco com Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes", conta. No CD, de estilo "pop transcendental, com toques de Michael Jackson e Jackson do Pandeiro", Leo convidou um egípcio para tocar alaúde turco e já está gravando o clipe de "Ouvidos ao Mistério", em que dança flamenco.

CURTO-CIRCUITO


A nova diretoria da Academia Paulista de Letras será empossada hoje, às 19h, no largo do Arouche.

A chef Ana Luiza Trajano comemora cinco anos de seu restaurante, Brasil a Gosto, nos Jardins.

O empresário e apresentador Sergio Waib recebe hoje 60 jovens lideranças para jantar em torno do publicitário Nizan Guanaes.

O colégio Santo Américo completa 60 anos no próximo domingo.

A Confederação Brasileira de Hipismo comemora seus 70 anos e realiza jantar de premiação no Jockey Club de SP, amanhã.

Acontece hoje a festa Red Carpet, no Café de La Musique. 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: