sábado, fevereiro 26, 2011

ILIMAR FRANCO

Um negocião
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 26/02/11

O PT e o DEM fizeram uma aliança umbilical ao aprovar, na Câmara, a Autoridade Pública Olímpica. O que os une é o artigo 41 da Medida Provisória. Nele, está prevista a prorrogação das concessões para atividades comerciais (freeshops, Paraolimpíadas, em 2016. E, além disso, prevê que, no caso de “modernização dos estabelecimentos dentro do padrão exigido”, a contrapartida poderá
ser novos prazos de duração dos contratos.

O STF vai convocar pleito para suplente?

Os dirigentes partidários estão curiosos para saber o que fará o STF no Rio Grande do Norte, tendo em vista sua decisão de que o suplente é do partido e não da coligação. O DEM lançou apenas dois federais lá, e ambos elegeram-se: Felipe Maia e Betinho Rosado, que virou secretário do governo estadual. O primeiro suplente é tucano. De acordo com jurisprudência que o STF quer firmar, o suplente tem de ser do mesmo partido. Agora o STF terá de decidir se o Rio Grande do Norte ficará com um deputado
a menos, se aceita o suplente da coligação ou se convoca uma eleição suplementar para eleger um deputado suplente do DEM.

QUE PAÍS É ESTE? 
Com a palavra o senador Flexa Ribeiro (PSDBPA): "Queremos democracia no Brasil ou queremos iniciar uma
época chavista em nosso país? Daqui a pouco os poderes do Presidente da República serão como eram na Venezuela e como
eram em Cuba". O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) ataca o governador Ricardo Coutinho (PSB-PB): "Os ditadores estão
caindo no Oriente Médio e podem não ter vida longa na Paraíba".

E na janela...
Não será apenas a oposição que perderá quadros com a criação de um novo partido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Na base aliada, o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), por exemplo, é um dos que estão de malas prontas. 

O foco é a pobreza
A presidente Dilma Rousseff lança no dia 4 o Fórum de Políticas para Cidadania, que reunirá as secretarias de Direitos Humanos, Mulheres e Igualdade Racial, além da Secretaria Geral da Presidência. A prioridade é a erradicação da pobreza.

Devagar com o andor
A senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do projeto que criminaliza a homofobia, tem pedido serenidade aos parlamentares que militam na área de direitos LGBTs e da mulher. Em vez de ir para o enfrentamento, ela defende a costura de apoio a projetos polêmicos como a união civil de pessoas do mesmo sexo e a descriminalização do aborto, que enfrentam forte resistência das bancadas católica e evangélica. 

Rifada
A bancada do PMDB do Rio na Câmara dançou. Ela queria continuar no comando da Comissão de Minas e Energia. Mas o líder Henrique Alves (RN) a entregou ao PT. O deputado Edson Ezequiel vai presidir a Comissão de Transportes.

De castigo

A direção nacional do PCdoB decidiu adiar a entrada do partido na gestão de Gilberto Kassab até ele sair do DEM. A adesão já foi aprovada pelos diretórios municipal e estadual. Os comunistas vão administrar a Secretaria da Copa.

● FILIAÇÃO. O PSB fará um ato político para celebrar a filiação do ex-ministro da Saúde José Temporão, no dia 28 de março, na Câmara Municipal do Rio. 
 RENOVAÇÃO. Depois de oito anos nas mãos do senador José Agripino (RN), a liderança do DEM será assumida por Demóstenes Torres (GO). 
 REGRA PERMANENTE. O deputado Reguffe (PDT-DF) apresentou proposta prevendo correção anual da tabela do Imposto de Renda pelo INPC mais 1%.

Nenhum comentário: