sexta-feira, janeiro 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Bumerangue tucano
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/01/11

Ainda sob impacto do movimento da bancada federal em favor de Sérgio Guerra (PE), aliados de José Serra se empenham para mantê-lo na disputa pela presidência do PSDB. Avaliam que o colégio eleitoral é incipiente, pois depende dos diretórios municipais e estaduais. Apostam ainda que a repercussão do caso fragiliza Guerra em vez de fortalecê-lo.
A reação do grupo de Serra ao documento subscrito pelos deputados foi calculada muito mais para forçar Geraldo Alckmin a se posicionar publicamente e instigar Aécio Neves. Para serristas, são duas as preocupações: garantir ao partido perfil claro de oposição e evitar a exclusão do ex-governador do debate para 2014.

Linha cruzada 

Serristas ficaram particularmente incomodados com o fato de Guerra telefonar antes da reunião da bancada para os governadores Alckmin, Teotônio Vilela (AL) e Beto Richa (PR), ignorando o candidato derrotado à Presidência.

Digitais 
Os mais entusiasmados patrocinadores da coleta de assinaturas de anteontem foram os deputados federais Rodrigo de Castro (MG), Carlos Sampaio (SP) e João Almeida (BA).

Flashback 
Defensores do movimento pró-Sérgio Guerra argumentam que foi Serra quem tomou a iniciativa de convidar o senador a permanecer no comando do PSDB. Isso teria ocorrido na casa do secretário paulista da Cultura, Andrea Matarazzo, na noite de 31 de outubro, após o segundo turno.

Na lida 
O PMDB tenta emplacar o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (BA) na presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Hoje, o cargo é da cota do PP.

Barata voa 
O PMDB da Câmara nã oconseguiu se entender nem sobre qual cargo deve pleitear na Mesa Diretora. Na próxima segunda, a decisão entre a vice-presidência e a primeira-secretaria vai a voto na bancada.

Costura 
Dilma Rousseff pediu ontem ao vice Michel Temer (PMDB) que ajude a costurar com os partidos o reajuste do mínimo no valor pretendido pelo governo, por ora em R$ 545. Líderes peemedebistas, há algumas semanas, defenderam quantia mais parecida com a das centrais sindicais -R$ 580.

Mapa... 
A portaria do Ministério da Saúde publicada anteontem vai além de exigir da rede pública e privada a notificação de casos de violência doméstica e sexual. O texto obriga a comunicação ao sistema coordenado pela pasta de qualquer caso de violência atendido pela rede.

...da violência 
"Isso nos dará um painel bem mais fidedigno", diz Deborah Malta, que coordena pesquisa periódica do ministério sobre violência. As notificações, até então restritas a cerca de 25% das cidades, passam a ser obrigatórias a todo o país.

Regra
 
A MP a ser enviada ao Congresso reformulando o Estatuto das Cidades obriga todos os municípios brasileiros a fazer plano de ocupação do solo. Hoje mais da metade das cidades não tem.

Temporário...

Entre segunda e quarta, o governo paulista terá cinco "secretários-tampão". Deputados que ocupam cargos no Bandeirantes serão exonerados para a posse na Câmara. Depois, se licenciam e voltam.

....e improvisado 
Em secretarias com equipes incompletas, haverá até "interino-tampão". É o caso de Emanuel Fernandes (Planejamento), que, sem ter escolhido seu adjunto, nomeou Antonio Alwan para ocupar só por dois dias a função.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio
"Enquanto o PT consulta milhares de filiados para escolher seu presidente, o PSDB faz um abaixo-assinado. E depois eles falam em ser os guardiões da democracia."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre manifesto de deputados do PSDB pela recondução de Sérgio Guerra (PE) à presidência tucana.

Contraponto

Alô, Jetsons!
O secretário do Meio Ambiente de SP, Bruno Covas, 30, participou anteontem de jantar de "iniciação" com empresários e dirigentes de ONGs como Greenpeace, SOS Mata Atlântica e WWF. Ao descrever a evolução do ativismo sustentável, o ambientalista Paulo Nogueira Neto se empolgou e fez uma brincadeira com a idade do tucano, neto de Mario Covas.
-Quando começamos, cabíamos em uma kombi. Agora, o movimento ganhou longevidade. Com essa juventude na secretaria, chegaremos aos 1.000 anos...

Nenhum comentário: