segunda-feira, janeiro 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Resistência de batina
RANIER BRAGON - interino

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/01/11

Líder da pregação pelo boicote a Dilma Rousseff na campanha presidencial, o bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, encampa nova mobilização que repercutirá na esfera política. Ele recolhe nas paróquias sob sua jurisdição assinaturas para um projeto de iniciativa popular que visa eliminar a permissão legal ao aborto nos casos de estupro e risco à vida da mãe. O movimento já conta com o respaldo de oito dioceses e foi referendado em reunião da Regional Sul-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que abrange as principais cidades de São Paulo.

Largada O primeiro passo é a coleta de 300 mil adesões a um documento que será protocolado na Assembleia Legislativa propondo alteração na Constituição Estadual. Após isso, a intenção é levar o tema ao Congresso.

Lobby Os líderes da mobilização apresentarão o texto ao governador Geraldo Alckmin. "É um tema que precisa voltar à pauta diante da perspectiva de o novo governo colocar em prática o PNDH-3 (terceira versão do Plano Nacional de Direitos Humanos)", diz Hermes Nery, coordenador do grupo.

Curto e grosso Miriam Belchior (Planejamento) foi a última entre os ministros a fazer uma apresentação formal na reunião do governo, na sexta. Dilma Rousseff avisou que, por isso, seu tempo seria curto. Paulo Bernardo (Comunicações) tascou: "Viu só, Miriam! Já está sendo alvo do contingenciamento".

Calendário Na reunião, a ministra Iriny Lopes sugeriu que as comemorações do Dia da Mulher, em 8 de março, fossem turbinadas no primeiro ano de Dilma Rousseff no posto. A presidente gostou da ideia. Como a data cai em meio ao Carnaval, as festividades serão ou antecipadas, ou postergadas, para garantir visibilidade aos atos.

Em rede Dilma Rousseff reunirá até amanhã o grupo de ministros envolvidos nas operações para conter os danos da tragédia provocada pelas chuvas no Rio.

A ver Nos bastidores, não faltam parlamentares defendo a criação de CPI para fazer um raio-X da ocupação irregular do solo no país.

De bom tamanho Do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre o fato de o PT controlar 60% dos cargos do Executivo e o PMDB, 14%: "Depois os fisiológicos somos nós. Não falei que o periquito come o milho e o papagaio leva a fama?".

A conferir 1 O conselheiro João Rezende costura com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sua indicação ao posto máximo da Anatel. O atual presidente, Ronaldo Sardenberg, foi mantido pelo presidente Lula até novembro deste ano, mas um decreto da presidente Dilma poderia tirá-lo do cargo a qualquer momento.

A conferir 2 Rezende é amigo de Paulo Bernardo e foi chefe de gabinete dele quando esteve no Ministério do Planejamento.

Corpo fechado Diante das cotoveladas trocadas com o PMDB, um petista comentou sobre Alexandre Padilha, ex-coordenador político do governo, hoje na Saúde. "Lula pode até estar com dificuldade de desencarnar da política. Já o Padilha desencarnou rapidinho."

Território O grupo Jangadeiro, que tem Tasso Jereissati (PSDB-CE) como sócio, vai inaugurar uma TV em Sobral, berço político dos irmãos Ciro e Cid Gomes, hoje adversários do tucano. Tasso deixa o Senado dia 31.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A extensão da farra dos passaportes mostra que, na ânsia de garantir benesses a todos os herdeiros, não ficou de fora nenhuma das próximas gerações do "filho do Brasil"."
DO SECRETÁRIO-GERAL DO PSDB-SP, CÉSAR GONTIJO, sobre os documentos diplomáticos concedidos a oito integrantes da família do ex-presidente.

contraponto

Espera pra ver

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), almoçava quarta-feira passada com o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) no restaurante Francisco, em Brasília, quando um petista foi ao encontro dos dois.
Sabedor das relações conturbadas de Calheiros com o então líder do PT, Aloizio Mercadante (SP) -hoje ministro-, o petista puxou o assunto da chegada de Marta Suplicy (PT-SP) ao Senado e da perspectiva de ela se tornar vice-presidente da Casa. E provocou:
-É Renan, você vai sentir saudade do Mercadante!

Nenhum comentário: