segunda-feira, janeiro 31, 2011

MÔNICA BERGAMO

LOIRA FATAL
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 31/01/11

Raquel Zimmermann ganhou camarim exclusivo na São Paulo Fashion Week, mas quis ficar na bagunça antes de desfilar para a Animale; ontem, viajou a Londres para fazer um ensaio da "Vogue" América

VENTO QUENTE
Cinco marcas de ventiladores de mesa, um dos eletrodomésticos mais vendidos no verão, foram reprovadas em análise feita pela ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). A entidade constatou que, submetidos a um mau contato ou a um curto-circuito, os aparelhos podem pegar fogo. A ProTeste submeteu o invólucro e o eixo da chave de ligar dos aparelhos a um ensaio com fio incandescente a 750 ºC, segundo padrões internacionais de segurança. E as peças pegaram fogo.

VENTO QUENTE 2

A Arno diz que não detectou a irregularidade apontada pela ProTeste no modelo Turbo Silêncio 30, mas que submeterá os componentes a uma reavaliação. A Mondial avisa que o aparelho testado (Premium NV- 31) está fora de linha. Já a Britânia, fabricante do modelo Protect Turbo 30, afirma que as adequações estipuladas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem estão sendo realizadas. Fabricante do Security Black, a Mallory diz que seu produto tem voltagem de 127 V e que o teste não poderia ter sido feito com uma corrente de 120 V. A Faet, que fabrica o Super 30, não respondeu.

HERÓI NACIONAL
A série "O Vigilante Rodoviário" ganhará uma releitura 50 anos depois de estrear na TV Tupi, em janeiro de 1962. A Academia de Filmes negociou os direitos de uma nova temporada com a família de Ary Fernandes, idealizador do programa. Newton Cannito, que acaba de deixar a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, vai roteirizar os novos episódios. O projeto está em negociação com um canal da TV aberta.

RETRATO DE CARREIRA
Com a saúde debilitada, o fotógrafo Thomaz Farkas, 86, emocionou os convidados ao aparecer na abertura da mostra "Thomaz Farkas: Uma Antologia Pessoal", no Instituto Moreira Salles. A nata da profissão fez fila para autógrafos do livro homônimo: Cristiano Mascaro, German Lorca e Maureen Bisilliat passaram por lá.

O DIA DO CAÇA

Menos de um ano depois de ter ido à Suécia visitar a Saab, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT-SP), viajará para conhecer as instalações de outro concorrente à venda de caças para a Força Aérea Brasileira. Ele embarca amanhã para a França, onde irá à sede da Dassault e voará no Rafale. E tentará convencer a empresa a instalar, como fez sua concorrente sueca, um centro de pesquisas na cidade do ABC.

LEÃO FAMINTO
A Receita Federal multou o deputado federal José Fuscaldi Cesílio (PTB-GO), conhecido como José Tatico, em cerca de R$ 65 milhões. A autuação resulta de uma força-tarefa da Receita e da Procuradoria-Geral da Fazenda que fiscalizou o Supermercado Tatico, rede do parlamentar, por quatro meses. O advogado de Tatico, Abelardo Lima, afirma não estar autorizado a falar.

DE ESTIMAÇÃO
Didi Wagner, apresentadora do "Lugar Incomum" (Multishow), deixou Nova York para voltar a morar no Brasil. Na bagagem, trouxe o hamster Fluffy, da filha Laura, 7. O bicho teve que tirar uma espécie de passaporte emitido por um veterinário para voar e entrar no país.

A ARTE DE TIA LENITA
Lenita Miranda de Figueiredo, a Tia Lenita, lança hoje, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a nova edição, atualizada, de "História da Arte para Crianças". Aos 87 anos, ela diz que a educação infantil "precisa virar de cabeça para baixo". Defende, por exemplo, que as crianças tenham aulas de educação sexual desde pequenas. "Era um tabu, hoje é necessário. Elas podem conversar com estranhos, encontrar um pedófilo", diz, com a convicção de quem fala com elas há mais de 40 anos. "Tem que ensinar que a gente nasce, cresce e morre, mas sem tirar a fantasia."
Em 1963, Tia Lenita criou a Folhinha de S.Paulo (atual Folhinha), caderno infantil pioneiro e que trazia, de forma lúdica, desde dicas de livros a aulas de "elegância e bom-tom", que ela acredita fazerem falta às crianças de hoje. "Elas estão muito mal-educadas." Vencedora do Prêmio Jabuti em 1961 e 1971, Lenita sonha ganhar o terceiro com um romance, protagonizado por uma bióloga e ambientado no Brasil, na Itália e na França, que prepara para 2012. Ela também quer lançar, até o final deste ano, "História da Folhinha" e "História da Música para Crianças".

CURTO-CIRCUITO

O compositor Rodrigo Campos fará show amanhã, às 19h30, no Sesc Consolação, abrindo a programação de fevereiro da série "Música na Convivência". Livre.

A grife Victor Hugo faz brunch de lançamento da coleção de inverno, hoje, em seu showroom da av. Faria Lima.

Lynne Comeau, da grife Bernardo Footwear, estará no Inspiramais, salão de design da indústria calçadista que começa amanhã, no Centro de Convenções Frei Caneca.

O shopping Iguatemi disponibiliza até quarta vans para os clientes que desejarem ir à São Paulo Fashion Week.

com ELIANE TRINDADE (interina), DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: