terça-feira, janeiro 25, 2011

ILIMAR FRANCO

Rede de intrigas em Furnas
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 25/01/11

A direção do PMDB desconfia que um grupo ligado ao PT de Minas Gerais é que anda produzindo dossiês contra a gestão do presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho. Mas não pretende criar caso, pois o partido também quer trocar a cúpula da estatal. O partido já está passando um pente-fino nos quadros técnicos da empresa para fazer suas indicações. Os nomes serão apresentados ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia), encarregado pela presidente Dilma Rousseff de promover a substituição no comando da empresa. O PMDB levantou todas as nomeações no setor elétrico e conclui que 60% dos técnicos são indicações do PT. 

Prevenção
O secretário de Meio Ambiente do Rio, Carlos Minc, quer que a reconstrução na Região Serrana seja feita respeitando a reserva legal e as áreas de proteção permanente em todas as propriedades. “A lei existe, cumpra-se”, prega Minc.

Faróis baixos
Desânimo na Aeronáutica com a decisão da presidente Dilma Rousseff de recomeçar o processo de escolha dos caças, que se arrasta desde o governo FH. Como todos os aviões já foram analisados anteriormente, inclusive o russo, oficiais da Força Aérea não veem sentido técnico nem estratégico na decisão, a não ser adiar essa despesa. Embora prefira o sueco Gripen, a Aeronáutica ficaria mais do que satisfeita com o francês Rafale. “Para quem tem um Fusquinha, está ótimo”, disse um oficial.

Qual o objetivo do PMDB de SP? Ampliar seus quadros, abrir o partido. E uma das aberturas se dá pela vinda do prefeito Gilberto Kassab. E, além dele, muitos outros virão” — Michel Temer, vice-presidente

Reestruturação
O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, está com os dias contados. E o novo presidente do Ibama só será nomeado no final de fevereiro, depois que saírem a licença para a usina de Belo Monte e para o asfaltamento da BR-319.

Stress no PSB

A relação entre os governadores Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE), ambos do PSB, azedou. Cid se queixa de Campos não ter cumprido acordo segundo o qual ele indicaria o secretário-executivo do Ministério da Integração e o pernambucano, o da Secretaria dos Portos. Campos diz não lembrar desse compromisso. Mas não é só isso. Os demais governadores do PSB se ressentem de Cid e Eduardo terem peso maior nas decisões internas e nas negociações com o governo federal.

A dieta: os ministros fecham a boca

A maioria dos ministros do governo Dilma Rousseff adotou como regra, neste início de gestão, não fazer declarações públicas. 

Como o governo é de continuidade, consideram que não há necessidade de falar sobre as novas metas e planos de cada pasta. 

Há muitos ministros novos e paira no ar um temor de pisar na bola. A demissão de Pedro Abramovay, da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça, deve ampliar ainda mais o medo da ribalta. 

RECONDUÇÃO. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), vai ser reeleito para o cargo. A bancada tem 79 deputados e ele já coletou mais de 60 assinaturas pela sua permanência na liderança. 

VERDES. Com o apoio de Marina Silva, o deputado eleito Alfredo Sirkis (PV-RJ) vai disputar a liderança da bancada. O
PV elegeu 15 deputados.

IRONIA Ex-presa política a presidente Dilma Rousseff inaugura sexta-feira no Rio Grande do Sul a usina termelétrica Presidente Médici - Candiota III.

Nenhum comentário: