terça-feira, janeiro 04, 2011

ILIMAR FRANCO

Um símbolo
ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/01/11

O último ato do governo Lula foi declarar a ex-ministra Erenice Guerra inocente. Ela foi demitida da Casa Civil em outubro passado por causa de denúncias de tráfico de influência. O primeiro ato do governo Dilma foi publicar no Diário Oficial, ontem, a demissão de toda a diretoria dos Correios. Eles tinham sido nomeados por influência direta da ex-ministra. A desenvoltura de Erenice na posse da presidente é motivo de constrangimento.

PMDB vai montar mapa dos cargos
Para evitar novos incidentes políticos, como os ocorridos no Ministério da Saúde, o PMDB vai montar um mapa com todos os cargos ocupados pelo partido no segundo escalão do governo federal. Essas informações serão entregues ao ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) ainda hoje. Com esse gesto, a direção do PMDB pretende ser chamada para conversar sempre que os petistas quiserem ocupar cargos que hoje estão com o partido. “Esperamos respeito pelo espaço do PMDB. Não queremos impor nem colocar ninguém contra a parede, mas que as mudanças sejam negociadas”, diz o líder Henrique Alves (RN). Ousar lutar, ousar vencer” — Dilma Rousseff , palavras de ordem entoadas pela presidente e por suas companheiras de prisão durante a recepção no Itamaraty.

Inspirado

O ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) resolveu reclamar de que não recebera a nominata de autoridades na solenidade de transmissão do cargo, quando Gilberto Carvalho sentenciou: “Saiu do governo, acabou, velho.” Risos. 

Bem-humorado

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações), ao tomar posse ontem, após várias referências à sua gestão no Planejamento, sempre chamando a atenção da sua sucessora, Miriam Belchior, completou: “Vou ficar aqui me elogiando.” Risos.

Adotados pelos petistas
O petista Jorge Samek deve continuar na Diretoria-Geral de Itaipu. O cargo era reivindicado pelo ex-senador Osmar Dias (PDT-PR), a quem foi oferecida uma vice-presidência do Banco do Brasil. Dias não aceitou. O PT do Paraná também pediu ao ministro Antonio Palocci (Casa Civil) que coloque o ex-governador peemedebista Orlando Pessutti (PR) na presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

NOTÓRIO SABER. Em sua posse no Ministério da Saúde, Alexandre Padilha disse para seu amigo e ator José de Abreu, petista roxo, ir se preparando para estrelar as campanhas da pasta.

CONSOLO. Ex-presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos foi nomeado assessor especial de Alexandre Padilha. Ele chegou a ser cotado para ministro da Saúde.

O SECRETÁRIO Nacional de Justiça, Paulo Abrão, vai acumular o cargo com o de presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.

Novos tempos
Ao tomar posse, o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) chamou atenção para o ex-presidente Fernando Collor e o líder dos cara pintadas, Lindberg Farias, sentados juntos. Collor riu e deu um tapinha no ombro de Lindberg. 

Constrangimento

Na posse da presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) foi tirar satisfação com o governador Jaques Wagner (BA) pela indicação de Afonso Florence para a pasta. Wagner deu de ombros.

Nenhum comentário: