quarta-feira, dezembro 22, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Ninguém gostou 
Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 22/12/2010

O emergente PSB sai da negociação com Dilma Rousseff por espaço na Esplanada tão ou mais insatisfeito do que o PMDB. Queria três ministérios. Levou dois. Queria que as escolhas contemplassem um indicado do presidente da sigla, Eduardo Campos, outro dos irmãos Ciro e Cid Gomes e um representante da bancada. Esta última ficou a ver navios. Queria ganhar Aeroportos. Ficou com Portos e uma promessa.

Dilma, por sua sua vez, também não gostou da canseira que o partido lhe deu. Tampouco apreciou o fato de que a lista final do PSB excluiu o nome de Antônio Carlos Valadares, impedindo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, de herdar sua cadeira no Senado.

Na mesmaComentário de um cacique do PSB sobre as idas e vindas da negociação da cota ministerial do partido: "Acordei de manhã bem cedo, andei o dia todinho e não saí de casa".

Closet
Dilma estuda a possibilidade de usar dois trajes no dia da posse: um na cerimônia no Congresso, outro para receber a faixa de Lula no Palácio do Planalto.

Toma lá...Pedro Novais (PMDB-MA) beneficiou sua base eleitoral com recursos do Ministério do Turismo, que comandará a partir de janeiro. Prefeitos das cidades favorecidas admitem que retribuíram fazendo campanha para o deputado.

...dá cáDos cinco municípios onde Novais foi mais votado, quatro receberam um terço dos R$ 8,2 milhões em emendas que ele indicou ao ministério em 2009 e 2010. Apelidado de "Pedro não vai", dada sua escassa presença no Maranhão, o deputado consegue, com esses recursos, obter o apoio dos prefeitos a cada eleição.

CalculadoraO TSE divulga hoje o custo fechado das eleições de 2010: R$ 3,23 bilhões. O valor inclui o segundo turno, do qual participaram 20 candidatos aos governos de nove Estados e os dois finalistas da disputa pela Presidência da República.

"X" da questãoObjeto do desejo de Alberto Goldman, a Secretaria de Saneamento tem valor por um único motivo: abriga a Sabesp sob seu guarda-chuva. Aliados apostam que, mesmo se indicar o atual governador para a pasta, Geraldo Alckmin não lhe permitirá influir sobre a escolha do futuro presidente da empresa.

PauseAlckmin evitou anunciar ontem novos nomes para o primeiro escalão paulista na tentativa de não contaminar a votação do Orçamento de 2011, que deveria invadir a madrugada de hoje. Dada a ansiedade das siglas aliadas, em especial PV e PMDB, o tucano corria o risco de criar insatisfações e perder votos na última hora.

É Natal 1Considerado linha dura no trato com o empresariado paulista, o secretário Mauro Ricardo Costa assinou, no intervalo de quatro dias, três medidas caras ao setor: desoneração de impostos para aquisição de equipamentos médicos, isenção estendida para doações a Estados afetados pelas enchentes e parcelamento do ICMS das vendas de fim de ano para o comércio varejista.

É Natal 2Mauro Ricardo, que em janeiro trocará a Fazenda estadual pela Secretaria de Finanças da capital. também protagonizou o lançamento do "placar" da Nota Fiscal Paulista, principal vitrine de sua gestão.

Visita à FolhaAntonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Emanuel Neri, diretor de Comunicação Corporativa.

Tiroteio
"A cada dia, Lula sofre mais com o fim iminente de seu governo. Se pudesse, não descartaria voltar já em 1º de janeiro. Imagino as noites que tem passado."

DO EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA (DEM), sobre entrevista na qual o presidente deixou em aberto a possibilidade de concorrer em 2014.

Contraponto

Barreiras matrimoniais 
Durante almoço para apresentação do balanço de final de ano da CNI (Confederação Nacional da Indústria), realizado dias atrás em Brasília, o novo presidente da entidade, Robson Andrade, comentou numa roda de empresários e jornalistas que sua filha é casada com um chinês. Logo surgiu quem brincasse:

-Isso sim é a invasão chinesa!

Andrade contemporizou:

-Até agora eu não sei se é mais uma ameaça ou se estou fazendo um hedge...

Nenhum comentário: