quinta-feira, dezembro 16, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Zona de incerteza 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 16/12/2010

Quem conhece os bastidores da Câmara avalia que, se Aldo Rebelo (PC do B-SP) suar a camisa, poderá dar trabalho ao Planalto e ao gaúcho Marco Maia, escolhido anteontem candidato do PT à presidência da Casa.
Relator do Código Florestal, Aldo conta com a simpatia da bancada ruralista. Pode atrair ainda deputados do "bloquinho" e da oposição. O PMDB, embora oficialmente comprometido com o petista, tem hoje uma ala bem insatisfeita com a liderança da bancada.
A favor de Maia contam a fragilidade da oposição no início do mandato de Dilma Rousseff e o fato de que PT agirá para conter qualquer "fogo amigo".

Palmômetro O dia era de Lula, mas, quando o presidente chegou ao evento de balanço de seu governo, Dilma, que caminhava a seu lado, foi mais aplaudida.

A grande família O terno azul claro listrado que Antonio Palocci vestia ontem no Planalto lhe rendeu, entre antigos colegas, o apelido instantâneo de "Agostinho", em referência ao personagem do seriado da Globo.

Fui ali Chamou a atenção a ausência de Tarso Genro, ministro durante quase os oito anos de Lula. O governador eleito estava num seminário no Rio Grande do Sul.

Fazer o quê? A contragosto, Dilma selou a ida do deputado Mário Negromonte (PP-BA) para as Cidades. O atual ministro, Márcio Fortes, poderá ser aproveitado em outro cargo no governo.

Mulheres A futura ministra Helena Chagas decidiu promover Yole Mendonça, subsecretária de Comunicação Integrada da Secom, à secretaria executiva da pasta. Ela cuidará da distribuição da verba publicitária da Presidência, hoje nas mãos de Ottoni Fernandes Júnior.

Nem aí Parte significativa dos que votaram contra o pedido de urgência na votação do aumento salarial dos deputados não se reelegeu.

Inovação Sérgio Cabral não fará evento em palácio no 1º de janeiro. Seu segundo mandato no Rio de Janeiro será inaugurado apenas com a cerimônia protocolar na Assembleia Legislativa.

Refundação Aécio Neves assegurou ontem, em telefonema a Geraldo Alckmin, o apoio dos tucanos de Minas ao nome de Duarte Nogueira (SP) para a liderança do partido na Câmara em 2011.

Assim não 1 Jutahy Júnior (PSDB-BA), aliado fiel de José Serra, reclama do comportamento de correligionários: "Candidato da oposição que está mais preocupado em abrir canal com o governo se desqualifica".

Assim não 2 Continua Jutahy: "Tem gente querendo discutir 2014 sem antes cumprir o devido papel de oposição. A questão é que a sociedade não está cobrando de nós um candidato. Está cobrando uma postura".

Visitas à Folha Sérgio Cabral (PMDB), governador reeleito do Rio, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Luiz Fernando Pezão (PMDB), vice, Regis Fichtner (PMDB), senador, Ricardo Cota, subsecretário Comunicação, e Valéria Blanc, assessora de imprensa.

Paulo Pedrosa, presidente-Executivo da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), visitou ontem a Folha. Estava com Eduardo Carlos Spalding, vice-presidente do conselho diretor, e Clara Barufi, assessora de comunicação.

tiroteiro

"Para ter problemas com o Orçamento, o governo nem precisou esperar que a oposição tomasse qualquer iniciativa."

DO DEPUTADO EDUARDO GOMES (PSDB-TO), sobre a sucessão de denúncias envolvendo relatores da peça orçamentária de 2011 indicados pelo Planalto.

contraponto

Celebridade parlamentar


Rodrigo Maia (DEM-RJ), ACM Neto (DEM-BA), Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Marco Maia (PT-RS), este último recém-escolhido candidato a presidente da Câmara, saíam juntos ontem do elevador da Casa quando se depararam com um batalhão de repórteres.
-O Marco mal foi anunciado e já está todo mundo atrás dele- comentou, espantado, um dos colegas.
Mas outro logo corrigiu:
-Não é isso! Eles estão correndo atrás do Tiririca!
O campeão de votos foi conhecer a Câmara.

Nenhum comentário: