quinta-feira, dezembro 30, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Só um doido é que poderia querer voltar”
PRESIDENTE LULA, MENCIONANDO OS ÍNDICES DE APROVAÇÃO QUE “DEUS NÃO DARÁ OUTRA VEZ”

INDICADO À ELETROBRAS FIGUROU EM GRAMPO DA PF 
Citado como provável presidente da estatal Eletrobras, o engenheiro Flavio Decat teve seu nome envolvido, em 2009, em investigação da Polícia Federal. Numa gravação, o empresário Fernando Sarney pede ao pai, senador José Sarney, para acomodar na Eletrobras o amigo Decat, que foi presidente da Eletronuclear. Três meses depois ele virou diretor de Distribuição da estatal, onde permaneceu até abril deste ano.

CHAMADO 
No telefonema ao pai, Fernando Sarney lembrou “daquele amigo lá do Rio” que esperava um “chamado”. Sarney marcou reunião no Senado.

ATAQUE 
Fernando Sarney também contou ao pai, em outro telefonema, que iria “atacar” apadrinhados, para liberar verbas a entidades ligadas à família.

TROCA RUIM 
Haverá reação: Flávio Decat substituiria na Eletrobras a José Antonio Muniz, um dos executivos mais admirados e íntegros do setor elétrico.

CARAS E CARETAS 
O WikiLeaks vazou a preocupação dos EUA com o tráfico de drogas no Brasil. Vai piorar: saiu um monte de droga, entrarão outras, em 2011. 

PMDB NÃO ABRE MÃO DE NOVAIS NO TURISMO 
Responsável pela indicação do deputado Pedro Novais (MA) para o cargo de ministro do Turismo, a cúpula do PMDB não abre mão da escolha, mesmo depois da revelação de que ele usou dinheiro público para pagar despesas de motel. Para o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), “o caso está encerrado”, depois que Novais se explicou, verificou que houve “um engano” e devolveu o dinheiro. 

‘DESPRESTÍGIO’ 
O PMDB avalia que o “desconvite” a Pedro Novais representaria grave desprestígio ao partido. Pelo visto, motel com dinheiro público, não.

HABEMUS BOQUINHA 
Ainda resta uma esperança para os que ficaram de fora do futuro governo Dilma: a criação do ministério da Eucaristia. Oremos. 

ANFÍBIO 
Para a Petrobras, “Lula” é um “ser do mar” e o campo de Tupi não o homenageia. O presidente, na verdade, é um “ser da água”. 

AQUÁRIO DAS VAIDADES 
Merece o troféu Puxa-saco de veludo – um hit das donas de casa – o aspone da Petrobras que nomeou “Lula” um campo de pré-sal. A futura ministra Ideli “Robalo” Salvatti (Pesca) quer um todinho para ela. 

EXPO-FRACASSO 
O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) se acha. Ele vai hoje a Santos, onde nasceu, doar seu “acervo pessoal” para uma “exposição permanente” no Outeiro de Santa Catarina. Os inúmeros fracassos da política externa do governo Lula, que ele pilotou, não estão na coleção.

MALA FRANCESA 
Paparicado no Brasil para vender seus caças Rafale que ninguém quer, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez forfait na posse de Dilma. Mandou o ministro Alain Juppé (Defesa) para forçar a barra, de novo. 

O FAMOSO QUEM? 
O governador do DF, Rogério Rosso, retornou ontem – vôo 3704, 9h48 – de outra de suas viagens semanais secretas a São Paulo. Durante o percurso, foi acintosamente ignorado pelos passageiros. Ele merece. 

SALVEM AS BALEIAS 
A Justiça Federal autorizou a exploração de petróleo na costa de Abrolhos (BA), santuário de baleias festejado em todo o mundo. O Greenpeace e outras entidades ambientalistas não deram um pio. 

VOCÊ JÁ SABIA 
A Globonews noticiou o que nossos leitores já sabiam: Lula não extraditou o terrorista Cesare Battisti com medo de “represálias” contra ele na Itália. Mentira. Lá, o bandido ficaria sob a proteção do cárcere.

E O INSS, Ó... 
Aposentados, já sem motivos para rir, devem poupar os (poucos) dentes: só em uma década e meia haverá dentaduras e próteses para os 7 milhões de idosos desdentados, informa o Ministério da Saúde.

O BRASIL EMAGRECE 
O grupo Vigilantes do Peso do Brasil ajudou o País a emagrecer 330 mil quilos em 2010, de janeiro a novembro. Só em Brasília foram 10,5 toneladas de gordura a menos – ou 19,6% a mais do que em 2009. 

PENSANDO BEM...
...só o xeique de Agadir teve onze caminhões de mudança. 

PODER SEM PUDOR
TESPÍRITO NATALINO 
Às vésperas do Natal de 1991, como sempre, os senadores votavam em esforço concentrado uma pequena redução nos próprios salários, rolagem de dívida dos Estados, incentivo fiscal para usineiros e a “renda mínima” de Eduardo Suplicy. O maranhense Epitácio Cafeteira pediu a palavra:
– Baixou o espírito natalino no Senado: vamos votar a redução do nosso próprio salário, rolar a dívida de quem não paga, conceder incentivo a quem é inadimplente e dar dinheiro a quem não trabalha...

Nenhum comentário: