quarta-feira, dezembro 29, 2010

ANCELMO GÓIS

História da FEB 
Ancelmo Góis 

O Globo - 29/12/2010

Foi entregue ao CPDOC, o templo de pesquisa e documentação histórica da FGV, o arquivo pessoal do marechal Mascarenhas de Moraes (1883/1968). O militar, que é nome de rua em Copacabana, foi comandante da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Segue...
Em 23 volumes do material, estão os originais do jornal “O Cruzeiro do Sul”, publicado pelo QG da FEB na Itália em 1945, cujos fac-símiles viraram agora um belo livro editado pela Leo Christiano e a própria FGV. O acervo estava sob a guarda do neto do marechal, o coronel Roberto Mascarenhas de Moraes.

Campo de Tupi
O que se diz na Rádio Corredor é que a Petrobras está perto de adquirir 33,34% das ações da petroleira portuguesa Galp, que hoje pertencem à italiana Eni. A Galp tem 10% do Campo de Tupi.

Crendice do Lobo
Zagallo, o querido mestre do futebol, continua supersticioso. Para um parceiro da coluna que lhe desejou feliz 2011, o Lobo registrou: — Dois mais onze é igual a 13. Meu número da sorte.

Contagem regressiva
Faltam 72 horas para Lula provar, como lembrou ontem Carlos Heitor Cony, a doença que acomete todos os ex: o tédio.

Mãe Joana
Hugo Carvana também aderiu à onda de aproveitar o sucesso de um filme e bisar a fórmula. Vem aí “A casa da mãe Joana 2”. No elenco, nomes como José Wilker, Paulo Betti e Antonio Pedro.

PIB do crime
Acredite. Levantamento feito pelo Ministério da Justiça no sistema do CNJ, antes do Natal, revela que os bens apreendidos pela Justiça como produtos de crime em todo o Brasil valem uns R$ 2,2 bilhões. Tem de t u d o : i m ó v e i s , aviões, barcos, computadores e até animais.

Butim de guerra
Para evitar a deterioração desse butim, o novo Código de Processo Penal, aprovado agora no fim do ano pelo Senado, prevê a venda antecipada de bens adquiridos por causa de crimes. O texto será votado pela Câmara dos Deputados.

Coisa nossa
Oskar Metsavaht abriu, no fim de semana, a sétima loja da Osklen no exterior. Fica em Manantiales, em Punta del Este, Uruguai.

Casa nova
A Eletrobrás comprou ontem, por R$ 84 milhões, um terreno do governo fluminense na Avenida Chile. Lá, vai ser construída sua nova sede, na vizinhança da Petrobras e do BNDES.

A receita do mestre
Amanhã, de 15h em diante, a Record organiza a leitura de poemas do livro “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade, na praia de Copacabana, ao lado da estátua do poeta. No evento, a editora vai distribuir bolas com a inscrição: “É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

A favor do diálogo
Liszt Vieira, do Jardim Botânico, diz que plantas e pessoas não estão em lados opostos: — O Jardim recebe 600 mil visitantes por ano e está empenhado na busca de uma solução negociada para a comunidade do Horto, que resguarde o plano de expansão do parque.

Viva Mestre Delegado!
Delegado, o lendário mestresala da Mangueira, faz 89 anos hoje (Parabéns pra você...), mas quem ganha o presente é o povo que ama o samba. A Editora Hama lança no ano que vem a biografia dele, escrita por Sérgio Gramático Júnior.

Tatuagem
Uma rainha de bateria do Grupo de Acesso tatuou no pulso a assinatura do presidente de uma grande escola do Grupo Especial. O amor pegou os dois.

Nenhum comentário: