quarta-feira, novembro 24, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Na fila
Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 24/11/2010

Enquanto Dilma Rousseff (PT) define a composição da equipe econômica e finaliza a divisão de cargos no Planalto, o PMDB consolida sua lista de indicações ao ministério da presidente eleita.
Ela é encabeçada por Moreira Franco (RJ), braço direito de Michel Temer e cotado para as Comunicações. Wagner Rossi, hoje na Agricultura, aparece como opção para uma futura secretaria voltada ao setor aéreo. Nesse cenário, Mendes Ribeiro (RS) herdaria a Agricultura. Edison Lobão (MA) voltaria para Minas e Energia e o deputado maranhense Pedro Novais ficaria como "curinga" para rejeições pontuais.

Equação A segunda vaga do Senado ainda divide opiniões. A ala liderada por Renan Calheiros (PMDB-AL) reluta em indicar Eduardo Braga (AM). Sérgio Machado (CE), presidente da Transpetro, voltou a ser cogitado.

Cota Se o ministro Alexandre Padilha, hoje nas Relações Institucionais, vier a assumir a pasta da Saúde, o PMDB deseja manter o controle da Funasa e também a vaga ocupada por Alberto Beltrame na Secretaria Nacional de Atenção à Saúde.

Vaivém A bancada do PT na Câmara, a executiva e governadores do partido vão sugerir a Dilma que ofereça a Antonio Carlos Valladares (PSB-SE) um ministério na cota petista. Tudo para promover José Eduardo Dutra, suplente do senador e presidente da legenda, já na largada do novo governo.

Aqui mando eu Um velho conhecido de ambos observa: nem mesmo José Serra teria indicado uma equipe econômica tão apagada quanto a de Dilma.

Dilma.gov.br Lançado ontem pelo governo, o "Portal da Transição" na internet exibe ainda farto material fotográfico de Dilma em eventos partidários e área reservada à divulgação das promessas feitas na campanha pela então candidata do PT.

Dote Prefeitos de 70 municípios paulistas administrados pelo DEM avisaram a Gilberto Kassab que o acompanharão em caso de mudança para o PMDB. A eles se somam 14 deputados estaduais e federais. O grupo fixou 1º de fevereiro como data-limite para a migração.

Cara... Kassab tem dois discursos distintos sobre seu plano de voo partidário. Quando articula a adesão de prefeitos e parlamentares interessados em manter boa relação com o Palácio dos Bandeirantes, garante que, uma vez no PMDB, não se comportará como adversário de Geraldo Alckmin. Argumenta até que o movimento será importante para conter o avanço do PT em São Paulo.

...ou coroa Já nas conversas com PDT, PSB e PC do B, o prefeito paulistano busca se credenciar como líder de um polo alternativo aos projetos tanto do PSDB quanto do PT no Estado.

Leite derramado Segundo análise fechada pela cúpula tucana em São Paulo, as alianças feitas para a eleição proporcional causaram grande prejuízo ao partido. A sigla estima que elegeria mais três deputados federais e dois estaduais caso tivesse bancado chapas "solteiras" para o Legislativo, em vez de coligar-se ao DEM e ao PPS.

Arsenal A embaixada da Coreia do Norte propôs à Força Sindical uma agenda de aproximação do regime de King Jong-il com movimentos sociais no Brasil. O primeiro passo será uma exposição de fotos, livros e artesanato do país com abertura marcada para o dia 6 no Palácio Trabalhador, em SP.

tiroteio
"O que um político quer num fundo de pensão? Aplicar o programa partidário?"

DO SENADOR PEDRO SIMON (PMDB-RS), criticando a disputa, da qual participam alguns de seus correligionários, por cargos e posições no governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

contraponto

Físico para o papel
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ligou para o secretário de Comunicação do PT, André Vargas, e, afetando seriedade, comentou:
-Deputado, soube que o senhor passou a ser cotado para integrar o ministério da Dilma...
-E por conta de quê, mesmo?
-Do peso, oras...
O roliço Vargas suspirou, e Bernardo emendou:
-Como o Zé Eduardo Dutra resolveu emagrecer, estão à procura de um porquinho para inteirar o trio...

Nenhum comentário: