quinta-feira, novembro 18, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Prova de resistência 
 Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 18/11/2010

Ninguém assumirá agora de público, mas lideranças do PT já dizem que o partido deverá atender ao pleito do PMDB e assinar, até o fim de dezembro, um acordo que garanta rodízio entre as duas legendas na presidência da Câmara até 2015.
O cabo de guerra resultou no conturbado anúncio de um bloco partidário encabeçado pelo PMDB, mas, reservadamente, petistas admitem que abandonarão no tempo certo a exigência de estender a alternância ao Senado, onde o PMDB tem a maior bancada. O PT sabe que, se esticar a corda, Dilma Rousseff começará sua gestão sob clima de instabilidade no Congresso.

Cartas na mesa Na conversa de ontem com Michel Temer (PMDB), Dilma encontrou uma maneira sutil para avisar que não engolirá a tese segundo a qual cada partido deveria ficar com o mesmo tamanho na Esplanada. A petista disse que escolherá na sua cota pessoal os nomes para ocupar as pastas que ela chamou "de Estado". Só as outras áreas seriam repartidas entre as siglas aliadas.
Eu voltarei Ao dizer na reunião de ontem que não sairá da vida pública, Lula dirigiu a seguinte frase ao presidente do PT, José Eduardo Dutra: "Não me chame para reunião de fim de semana. Mas de segunda a sexta eu vou fazer política".

Pastilha Depois de Michel Temer, que há alguns dias deixou claro aos peemedebistas que só ele deveria falar em nome do partido, o líder da bancada, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), recebeu ontem outro conselho para ficar calado, desta vez de seu médico, preocupado com a voz do deputado.

Ponte Paulo Frateschi, secretário nacional de Organização do PT, foi escalado para montar o diagnóstico de cargos federais pleiteados pelas diferentes correntes e bancadas estaduais do partido. O assunto será colocado à mesa na reunião de hoje da Executiva, em Brasília.

Caneta A exoneração do diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Deusdith Júnior, foi vista por deputados do PP como retaliação do ministro Márcio Fortes ao líder do partido, João Pizzolatti (SC), a quem o diretor era ligado. Parte da bancada pepista trabalha para apear Fortes da lista de ministeriáveis para 2011.

Mais-valia Sem o apoio da CUT, centrais sindicais incorporaram órgãos patronais à campanha pela permanência de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho. Assinarão documento em favor do pedetista as confederações de serviços, saúde e turismo.

Fim do recreio Beto Richa (PSDB-PR) retoma hoje, após viagem aos EUA, o desenho de seu secretariado. O governador eleito só confirmou Flávio Arns (Educação), mas seu irmão Pepe é cotado para Transportes e Durval Amaral, para a Casa Civil. O deputado Gustavo Fruet, derrotado para o Senado, deve participar do governo.

Preliminar A cúpula tucana já admite a realização de prévias para a escolha do candidato do partido à presidência da Assembleia paulista. A ideia, defendida no QG de Geraldo Alckmin, é que Barros Munhoz, Bruno Covas e Celino Cardoso disputem a indicação até março.

Visita à Folha Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Marcos Afonso de Oliveira, secretário de Comunicação da UGT, e de Mauro Ramos e Antenor Braido, assessores de imprensa.


tiroteio

"O bloco montado para resolver o problema do PMDB no Legislativo criou outro no Executivo. Nasceu e morreu em 24 horas."
DO DEPUTADO JÚLIO DELGADO (PSB-MG), criticando o anúncio da união legislativa entre PMDB e outros partidos com o objetivo, entre outros, de pressionar o PT na disputa pela presidência da Câmara.

contraponto

Inspeção de qualidade


O líder da bancada do PR na Câmara, Sandro Mabel (GO), chegou à reunião do conselho político do governo ontem, no Planalto, com duas sacolas na mão. Assim que Lula entrou na sala, o deputado o presenteou com um dos embrulhos.
Na frente de todos, o presidente resolveu abrir o pacote na mesma hora. Quando viu que se tratava de biscoitos produzidos pela empresa do parlamentar goiano, o petista brincou:
- Tô abrindo aqui para checar o prazo de validade!

Nenhum comentário: