sábado, novembro 06, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Onde pega
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/11/10

Antes mesmo de Lula recolocar a CPMF na pauta da "agenda federativa", Geraldo Alckmin manifestava a aliados a avaliação de que o financiamento da saúde será um dos nós da próxima gestão. Ainda durante a campanha, o tucano recebeu relatos segundo os quais o gargalo no custeio do setor já representa ameaça ao caixa paulista, na esteira da expansão da rede de AMEs, ambulatórios médicos de especialidades expostos na vitrine eleitoral de José Serra.
Por ora publicamente refratário à criação de novos impostos, o tucano vai insistir na defesa da regulamentação, pelo Congresso, da emenda 29, que ajudaria a lastrear a execução de seu plano de governo.

Anotado O vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), conta aos mais próximos que apenas dois tucanos graúdos telefonaram para cumprimentá-lo pela vitória: Alckmin e Aécio Neves. 



Descolada Ao acompanhar Lula na reunião do G20, Dilma Rousseff fará sua primeira viagem de fôlego sem levar a tiracolo nenhum dos "três porquinhos": José Eduardo Dutra, Antonio Palocci e Eduardo Cardozo.

No Aerolula A convite do presidente, o governador reeleito Cid Gomes (PSB-CE) integrará a comitiva brasileira em Maputo e Seul.

Festivo Depois de atritos públicos com o PT, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), investe em agenda mais "light": quer convencer Temer a organizar um jantar do partido em homenagem a Lula no dia 23.

Figurino Diplomatas estrangeiros que conversam com o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, saem com a impressão de que ele "já está" ministro.

Razões Ao andar de um lado para outro no palco do debate da Globo, sempre "marcando" José Serra de perto, Dilma seguiu não só o exemplo de Lula em 2006, mas também um conselho do governador Jaques Wagner (PT-BA): como ela é filha de Ogum, foi orientada a se movimentar como o orixá.


Fica pra outra Tarso Genro frustrou quem tentava emplacar o deputado Henrique Fontana na Casa Civil gaúcha. Escolheu o secretário-geral do PT estadual, Carlos Pestana, pois não quer "primeiro-ministro".

100% de acordo FHC endossa a posição, manifestada por Aécio Neves em entrevista à Folha, de que o PSDB deve se dedicar agora à reestruturação interna. O ex-presidente da República também concorda com a ideia de que ele, Serra e Tasso Jereissati devem coordenar esse processo, conforme sugeriu o senador eleito.


Meu candidato Em seu blog, o governador Alberto Goldman (PSDB) diz que Dilma terá de governar com a minoria, em número "bem superior aos 3% pretendidos pelo presidente Lula", e escala Serra, seu antecessor, como o nome de maior estatura para liderar a oposição.


Romaria Instalado desde quarta-feira no 12º andar do Edifício Cidade, no centro de SP, o gabinete de transição de Geraldo Alckmin atrai diariamente prefeitos, deputados eleitos e derrotados e dirigentes de partidos aliados de olho na composição do novo governo.

Calculadora Na contabilidade dos tucanos, o Bandeirantes tem 6.000 cargos comissionados na administração direta, mas só a metade deles poderá ser objeto de livre nomeação na mudança de gestão. Pelo menos 3.000 vagas em funções de confiança estão hoje preenchidas por funcionários de carreira promovidos.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI
Tiroteio


"Fica claro que o projeto, em vez de revelar, contribui para manter em segredo capítulos da história do país que a sociedade tem todo o direito de conhecer a fundo."
DO DEPUTADO FEDERAL CARLOS SAMPAIO (PSDB-SP), sobre o desmonte do projeto "Memórias Reveladas", criado pela Casa Civil com o anunciado propósito de facilitar o acesso aos arquivos do regime militar.
contraponto

Adivinha...

A ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt respondia perguntas do público no Teatro Folha, quando a mediadora da sabatina leu a seguinte questão:
-Acha que, entre as políticas de combate às Farc, seria possível incluir uma renda básica incondicional?
Embora os autores das perguntas não fossem identificados, neste caso não houve dúvida: todos olharam para o senador Eduardo Suplicy, sentado na primeira fileira da plateia, enquanto a ex-refém respondia que "definitivamente sim", discorrendo em seguida sobre experiência adotada no passado em seu país.

Nenhum comentário: