sexta-feira, novembro 05, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Nenhum ministro e nenhum partido tem vaga garantida”
PRESIDENTE LULA LAVANDO AS MÃOS QUANTO À COMPOSIÇÃO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF

SARNEY BARRA PROJETO QUE LIMITA PAPEL DO VICE 
O presidente do Senado, José Sarney, tranquilizou o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB): não vai à votação no plenário, e, se for, nem sequer teria chance de aprovação, a proposta de Emenda Constitucional que reduz o vice a substituto temporário do presidente, excluindo a possibilidade de assumir em definitivo. A PEC foi aprovada esta semana na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. 

SEM CHANCES 
O projeto precisa passar duas vezes pelo plenário do Senado, antes de ser enviado à Câmara. Juntos, PT e PMDB dominam ambas as Casas.

“É PESSOAL” 
Michel Temer se sentiu pessoalmente atingido pela iniciativa do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), limitando o papel do vice.

INDELICADEZA 
O vice-presidente eleito achou que Demóstenes foi indelicado com ele e com Dilma Rousseff, que recentemente enfrentou grave enfermidade.

TEMPORÁRIO 
Pela proposta, o vice seria substituto temporário. Em caso de morte, doença grave ou impeachment, novas eleições seriam convocadas.

AMIGO DE DILMA, BUSTANI PODE SER O CHANCELER 
O embaixador em Paris, José Maurício Bustani, amigo da presidenta Dilma, é cotado para o Ministério das Relações Exteriores. É um herói vivo do Brasil: em abril de 2002, por ordem do americano George W. Bush, foi defenestrado do cargo de diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) por sua atuação independente. FHC o colocou na “geladeira”, mas ele foi “reabilitado” no governo Lula.

TORCIDA É GRANDE 
A escolha de Bustani para chanceler deixaria feliz sua imensa legião de admiradores até fora da carreira, como o pianista Arthur Moreira Lima.

TRIBUNA VIRTUAL 
O senador Tasso Jereissati (PSDB), que não se reelegeu, já definiu como ocupará o tempo: vai criar o portal de notícias Tribuna do Ceará.

SEM AZIA 
Tomara que Dilma goste de ler, como diz: a biblioteca da Presidência da República gastou R$ 77 mil em novos livros. 

VERGONHA BRASILEIRA 
Uma ausência será sentida no jantar pelos 25 anos da turma de engenheiros de 1975, do prestigiado Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo: Bruno José Daniel Filho, irmão do prefeito assassinado de Santo André (SP), Celso Daniel. É refugiado político em Paris.

EUNÍCIO PRESIDENTE 
O senador eleito Eunício Oliveira (CE) é forte opção para presidir o Senado. Amigo e ex-ministro de Lula, Eunício é articulado e tem tanta liderança no seu PMDB que também é citado para presidir o partido.

“CAÇA-BOQUINHAS” 
Quem circula em Brasília se impressiona: aumentou o número de veículos com adesivos de campanha de Dilma Rousseff presidenta e Agnelo Queiroz governador do DF, após a vitória deles no dia 31.

BALÃO DE ENSAIO 
O governador do Ceará, Cid Gomes, propôs o apoio do PSB à eventual candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência do Senado. Não colou, mas serviu para ilustrar a aproximação, em curso, de Aécio com Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do partido.

A POSTOS 
Ex-assessor internacional do Ministério de Minas e Energia por várias gestões, o novo embaixador do Brasil na Austrália, Rubem Correa Barbosa apresentou as credenciais e já assumiu o posto em Canberra.

VAIDADE TEM NOME 
Catálogo dos Correios oferece a coleção de selos Legado Brasileiro a R$ 395. O catálogo chique, com uma foto emoldurada do presidente da estatal, David José de Mattos, certamente é mais caro que a coleção.

PF DIVIDIDA 
O presidente da Federação dos Policiais Federais, Marcos Vinício Wink, diz que nem de longe o diretor Luiz Fernando Correa pacificou a PF. “Ao contrário: dividiu novos e antigos, peritos e papiloscopistas, terceirizou setores importantes e virou a cara para os administrativos”.

PIADA NÃO CONTADA 
O lobby gay na mídia criticou o premiê italiano Silvio Berlusconi por dizer preferir mulheres a ser bicha, mas não contou que era gozação com o maior opositor, Nichi Vendola – que finalmente saiu do armário.

PENSANDO BEM...
...teremos uma vovó na Presidência e um vuvuzela balançando o “berço”. 

PODER SEM PUDOR
CACIQUE RECIFENSE 
Fundador do PMDB, Liberato Costa Júnior cumpria seu sexto mandato na Câmara Municipal do Recife quando foi chamado ao Palácio do Campo da Princesas pelo amigo e governador Miguel Arraes que decidira lançar-se candidato a deputado federal e tinha a perspectiva de eleger (como elegeu) seis candidatos com a sobra dos seus votos. Liberato, você pode ser o representante de nosso grupo na Região Metropolitana, propôs. Liberato não se emocionou.
– Arraes, Brasília é muito longe. Lá, ninguém me conhece. Além disso eu gosto de almoçar em casa todos os dias.
No ultimo domingo, aos 86 anos, o “Velho Liba” se elegeu vereador para o 10º mandato no Recife. 

Nenhum comentário: