terça-feira, novembro 23, 2010

ANCELMO GÓIS

ACERVO DE DRUMMOND
Ancelmo Góis
O GLOBO - 23/11/10
 
O acervo de Carlos Drummond de Andrade (o que ainda estava em seu apartamento de Copacabana) foi entregue ao Instituto Moreira Salles (IMS). Parte do material do poeta já havia sido repassada à Casa de Rui Barbosa, também no Rio.
Do acervo que ficará no instituto, constam livros que lia, cartas, papéis e alguns desenhos.

SEGUE... 
O contrato não envolve dinheiro. Assinado entre o IMS e os netos de Drummond, Pedro e Luís Maurício, prevê a cessão do acervo em regime de comodato por dez anos.
“O contrato é amplo”, diz Flávio Pinheiro, superintendente-executivo do IMS. “A obra do poeta é rica, vamos celebrá-la com exposições, cursos e publicações.”

RETRATOS DA VIDA 
O filme 5xFavela, agora por nós mesmos rende frutos para os jovens cineastas moradores de favelas que o fizeram.
Luciano Vidigal, diretor de um dos episódios (Concerto para violino), dirige uma campanha de dez filmes publicitários para a Light.

EMENDA TIRIRICA 
O senador Magno Malta, por causa da polêmica em torno da alfabetização do palhaço Tiririca, vai apresentar uma proposta de emenda constitucional 
para dar aos analfabetos o direito de se elegerem.

MAS... 
Pensando bem, esta proposta é outro equívoco. Afinal, o País tem mesmo é que acabar com o analfabetismo.

OBRIGADO, LULA 
Sérgio Cabral organiza uma festa de despedida para Lula, na Praça da Apoteose, dia 20 de dezembro. O evento vai se chamar Obrigado, Lula, o povo do Rio agradece.
Zeca Pagodinho confirmou presença.

CASO SEAN 
A 15ª Câmara Cível do TJ do Rio negou o pedido dos advogados Paulo Lins e Silva e João Paulo Lins e Silva (padrasto do menino Sean) para que o americano David Goldman, pai do garoto, divulgue nota de retratação para esclarecer que “os dois não sequestraram a criança”.

SEGUE... 
Segundo os autores, David teria veiculado “notícias equivocadas” sobre a ação de guarda de Sean, “ofendendo a imagem da família, com tradição no meio jurídico há mais de 150 anos”.

LOJA DO ROMÁRIO 
Romário pôs na internet uma loja virtual para vender produtos com sua marca.
São camisas retrô de times em que jogou, DVDs e livros. O endereço é lojadoromario.com.br. O lançamento será em dezembro, com festança numa boate da Barra, no Rio.

JOÃO DE DEUS 
O finado Papa João Paulo II será oficializado hoje padroeiro do Fluminense, em cerimônia no clube. A autorização foi dada pelo Vaticano.
Como se sabe, os tricolores idolatram João de Deus, cujo cântico-tema de sua primeira visita ao Brasil foi adotado pela torcida. Dom Orani Tempesta, o arcebispo do Rio, viajou para Roma, sábado, levando uma camisa oficial do Flu com o nome “Bento XVI” nas costas.

ROQUEIRA SALGADA 
Dona Inflação soltou um “aumenta que isso aí é rock’n’roll” quando soube do preço da entrada para a pista premier, no show de Amy Winehouse, dia 11 de janeiro, na Arena Multiuso: R$ 700. Mas a meia sai por R$ 350.
Ah, bom!

Nenhum comentário: