segunda-feira, novembro 22, 2010

ANCELMO GÓIS

Calma, excelência! 
Ancelmo Góis 

O Globo - 22/11/2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, estava na área vip do show de Paul McCartney, ontem, no Morumbi, quando uns jovens começaram a gritar: — Cadê o Enem?!?! Haddad, acredite, fez aquele gesto obsceno com o dedo médio. Depois, tentou consertar fazendo o sinal de paz e amor.

Bumbum brasileiro
Sábado, num voo São Paulo- Paris, a duas horas da chegada, uma francesinha começou a passar mal. Ela viajava de Fortaleza, onde tinha ido, meu Deus, esculpir um “bumbum brasileiro”, tomando 40 injeções de enzima. O procedimento, feito quinta, deu errado e o líquido começou a vazar no avião. A moça teve infecção, com febre de 39 graus.

Segue...
A tripulação procurou um médico no avião. Apareceu um cirurgião plástico que informou à paciente que o procedimento era condenado e não reconhecido pela medicina brasileira.

Lula é Papai Noel
Não existe almoço grátis. No caso, jantar. Chamavam a atenção quintafeira, no Palácio Laranjeiras, no Rio, onde Lula recebeu o título de Personalidade do Ano da Câmara de Comércio França-Brasil (com direito a vídeo de Sarkozy “ao meu amigo Lula”), a quantidade (cinco) e a estratégica posição das mesas dos executivos da Rafale International.

É que...
A empresa francesa deve ganhar de Natal uma encomenda de 36 aviões de combate. Coisa de uns US$ 4 bilhões.

Russos no Brasil
Depois de dez anos, o Kirov, a maior companhia de dança do mundo, volta ao Brasil, a convite da Dell Arte. A trupe russa, com 200 pessoas, desembarca aqui em agosto do ano que vem, para uma turnê pelo país.

Apagão de Natal
Sindicatos de aeroviários e aeronautas anunciam manifestações nos aeroportos amanhã. Vão cobrar das aviadoras melhores salários, o fim do “excesso de jornada de trabalho”, do “não-pagamento de horas extras” e de “mudanças de escalas sem aviso prévio”.

Segue...
Um manifesto será entregue aos passageiros: “Se as empresas não nos atenderem, os senhores poderão passar por contratempos nas festas de fim de ano”, diz um trecho. N o R i o , h a v e r á a t o s à s 8h30m, no Santos Dumont, e às 11h, no Galeão-Tom Jobim.

Outro lado
Leandro Hassum, o ator, escreveu sobre o show que não fez na Sociedade Brasileira de Urologia, como saiu na coluna. “Não havia a mínima condição técnica. Não poderia desrespeitar contratante e convidados com um produto que não foi contratado, nem pôr o credito do espetáculo, que faço há dois anos e meio, em questão.”

Fura fila perdoado
Quinta, no lançamento de “Ela disse, ele disse”, de Thalita Rebouças, na Travessa do Leblon, o ator mirim Miguel Rômulo pediu à autora para furar a fila. Thalita, então, disse alto a todos: — Geeente, o Miguel tem de ir fazer a peça dele lááá no Shopping da Gávea! Vocês perdoam? Todo mundo perdoou. A coluna também.

Princesa rebelde
Uma saia justa espreita a recém- eleita corte do carnaval carioca. Jéssica Maia, a primeira princesa, foi advertida pela Riotur porque sumiu depois da eleição, quinta passada. Rainha em 2009, ela ficou decepcionada com a vitória de Bianca Ferreira. As duas são ligadas à Vila Isabel.

Patrimônio público
Em carta ao PT, Liszt Vieira, diretor do Jardim Botânico, defendeu a retirada de moradias particulares do parque. Liszt, preso político e torturado na ditadura, disse que propôs até reassentamento em outras áreas, sem êxito.

Segue...
Ele enfrenta resistência de petistas ligados ao deputado Edson Santos — que age em causa própria. Sua família tem casa lá. Mas Liszt tem aliados no PT, entre eles Carlos Minc: “O PT sempre defendeu o patrimônio público e o meio ambiente”.

No mais
A turma da coluna também quer morar no Jardim Botânico. Aliás, alguém imaginaria algo assim no Central Park (Nova York), Bois de Boulogne (Paris) ou Villa Borghese (Roma)?

Nenhum comentário: