quarta-feira, outubro 06, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Cabe mais um
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/10/10

Até aqui alijado do núcleo decisório da campanha de Dilma Rousseff, o vice Michel Temer pediu ontem à candidata maior inserção do PMDB no segundo turno. A conversa, feita pela manhã, contou ainda com os petistas José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardozo e Marco Aurélio Garcia e o peemedebista Moreira Franco. Dilma respondeu que sim e aproveitou para avisar que Ciro Gomes (PSB), conhecido algoz do PMDB, será integrado à coordenação da campanha.
Para dar demonstração de força, o PMDB realizará hoje um evento em Brasília com governadores, senadores, deputados federais e estaduais eleitos.


Ombudsman 1 De Roberto Requião (PMDB-PR) para Lula: "Lembro de uma eleição em que eu estava xingando todo mundo. O senhor ligou para que eu fosse mais como o senhor: "Lulinha Paz e Amor". Agora, eu vim aqui dizer isso para o senhor".

Ombudsman 2 Depois de ouvir críticas de governadores e senadores aliados à condução da campanha de Dilma, Lula opinou que ela "tem de ser ela mesma". Disse ainda que faltou ênfase em manifestações da candidata sobre o caso Erenice.

Noite adentro Diante do visível cansaço dos participantes da longa reunião de Dilma com aliados anteontem, Ciro Gomes esperou acabar a última intervenção e brincou: "Agora, sugiro que o Suplicy faça a síntese de tudo o que foi dito aqui".

Mais verde Empenhado em atrair o PV de Marina Silva, o núcleo da campanha de José Serra quer oferecer quatro pastas à sigla no eventual governo do tucano: Meio Ambiente, Minas e Energia, Cidades e Educação.

Pesos e medidas Horas depois de reunião no Palácio dos Bandeirantes, com Serra e aliados, para discutir o segundo turno, o parceiro PPS denunciou à Justiça o uso do Palácio da Alvorada no evento em que Lula recebeu apoiadores de Dilma.

Freio Marcelo Branco, coordenador de mídias sociais da campanha de Dilma, organizava um evento para debater a terceira versão do Plano Nacional de Direitos Humanos, que no fim do ano passado reacendeu o debate sobre o aborto, agora prejudicial à candidata. O PT conseguiu demovê-lo a tempo.

Cláusula pétrea Militantes versados no estatuto do PT afirmam: a resolução favorável à descriminalização do aborto foi aprovada em 2007 no 3º Congresso, instância suprema do partido. Seria, portanto, impossível revogar o texto por meio de uma simples reunião da Executiva Nacional petista.

É o mínimo O presidente da CUT, Arthur Henrique, foi escalado pela campanha de Dilma para rebater a promessa serrista do mínimo de R$ 600. Em seguidas reuniões nos sindicatos, o dirigente sustentará que o eventual governo do PT dará reajuste real ao salário em 2012.

Nem me fale Do ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG), ao ser lembrado de que reencontrará no Senado Fernando Collor (PTB-AL), de quem foi vice: "Ah, o dia estava tão bonito...".

De olho Candidatos que conquistaram vagas na Câmara nas sobras do quociente eleitoral correm para constituir advogados. Pretendem monitorar o andamento, no TSE, dos processos da Lei da Ficha Limpa, que podem mudar a configuração das bancadas. Na prática, o Ministério Público deixa de atuar sozinho contra os "fichas sujas". Agora, os interesses eventualmente feridos têm nome e sobrenome.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A eleição do "eu sozinho" acabou no primeiro turno. Agora tem de ser a de nós todos."
DE HENRIQUE EDUARDO ALVES, líder do PMDB na Câmara, sobre a relação da campanha de Dilma com os demais partidos da aliança comandada pelo PT.

contraponto

O dia seguinte


Derrotado na tentativa de renovar seu mandato de senador, Tasso Jereissati convocou uma entrevista coletiva em Fortaleza para anunciar a decisão de não mais concorrer a cargos públicos. Encerrada a fala do tucano, que se elegeu governador pela primeira vez em 1986, um repórter perguntou:
-Nestes últimos 24 anos, qual o senhor considera ser o seu maior legado na política do Ceará?
Depois de pensar um instante, Tasso brincou:
-Olha, eu não morri, não...

Nenhum comentário: