domingo, setembro 05, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Café e leite
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/09/10 

Em uma semana, os votos transgênicos ‘Dilmasia’ e ‘Dilmalckmin’ adotaram trajetórias inversas no Datafolha. Em Minas, cresceu de 28% para 49% a fatia do eleitorado que escolhe Antonio Anastasia (PSDB) para governador e Dilma Rousseff (PT) para presidente. Má notícia para José Serra, mas também para Hélio Costa (PMDB), em tese o parceiro local da petista. Já em São Paulo, o percentual dos que preferem Geraldo Alckmin (PSDB) e Dilma caiu de 39% para 32%. 
Os movimentos coincidem, respectivamente, com a concentração da agenda de Serra em sua base eleitoral e com a escalada de Anastasia nas pesquisas. 

Realinhamento 1 - Os problemas de saúde que impedem Orestes Quércia (PMDB) e Romeu Tuma (PTB) de fazer campanha introduziram um elemento imponderável na reta final da disputa pelo Senado em SP. 

Realinhamento 2 - O PT enxerga no novo quadro a chance da consolidação da dianteira da dupla Marta Suplicy e Netinho de Paula (PC do B). Já o PSDB avalia que Aloysio Nunes tem condições de obter apoio de quercistas e tumistas, eleitorado mais próximo do tucano. 

Um dia... - José Serra está um poço de mágoa com Guido Mantega. Semanas atrás, quando a filha do ministro da Fazenda foi envolvida numa guerra de dossiês, o tucano, para desgosto de muitos correligionários, veio a público dizer que Mantega ‘é um homem correto’. 

...depois do outro - O ministro, que chegou a ligar para Serra descartando a possibilidade de quebra de sigilo fiscal da filha do candidato, não voltou a procurá-lo quando a violação ficou caracterizada. Na sexta, Mantega afirmou em entrevista que essas coisas acontecem. 

Não é... - Há um buraco na narrativa segundo a qual a situação ‘casa da mãe Joana’ da Receita Federal se deve ao aparelhamento promovido no órgão pelo PT. 

...o que pa re ce - Para se viabilizar como substituto de Lina Vieira, uma das providências tomadas por Otacílio Cartaxo foi pedir a bênção de Everardo Maciel. Hoje, o poderoso secretário da era tucana tem gente sua instalada em postos-chave da Receita. 

Privacidade - Dilma não é grande entusiasta da ideia de exibir o neto, que deve nascer a qualquer momento, na propaganda de TV. Mas há quem tente convencê-la. Os mais próximos apostam que a petista autorizará, no máximo, a divulgação de uma foto sua com a criança. 

Forcinha - Lula gravou novo depoimento para o programa eleitoral de Osmar Dias (PDT), aliado de Dilma e segundo colocado na disputa pelo governo do Paraná. Há muitas críticas às peças levadas ao ar até agora, sobretudo pelo fato de o pedetista aparecer na televisão quase sempre sozinho. 

Testemunhal - Ciro Gomes estreia amanhã no programa do correligionário Paulo Skaf (PSB), 3% no Datafolha para o Palácio dos Bandeirantes. O ex-ministro dirá que não é ‘de pedir votos’, mas que neste caso é diferente. ‘Assino embaixo.’ 

Fala sério - A pedido da direção do PSB, Gabriel Chalita, do qual se espera grande votação para deputado federal por São Paulo, gravará uma inserção na qual pedirá ‘mais seriedade’ na campanha. Trata-se de resposta ao fenômeno Tiririca (PR), que assusta petistas e demais integrantes da coligação apoiadora da candidatura de Aloizio Mercadante (PT). 

Tiroteio





Para vir a público dizer que vazamento de dados fiscais é algo normal, era preferível que o ministro tivesse ficado em silêncio. Ao menos teria o benefício da dúvida. 

DO DEPUTADO FEDERAL WALTER FELDMAN (PSDB-SP), sobre a manifestação de Guido Mantega a respeito da violação do sigilo de Verônica Serra.


Contraponto

Ócio criativo 

Em conversa com alunos da rede Marista, Marina Silva (PV) pregava a importância do estudo para que cada um tenha a chance de decidir o próprio futuro: 
_Se eu tiver uma boa educação, posso escolher o que eu quiser ser. Se não quero ser médica, posso ser jornalista_ exemplificou a candidata, que continuou: 
_Posso até ser desocupado, mas competente: ‘Não trabalho porque não quero, mas sei fazer as coisas’. 
Os jovens, até então quietos, explodiram em palmas e gritos entusiasmados. Marina emendou com ironia: 
_Eu sei que estas palmas todas foram para a referência à competência, e não para o ‘desocupado’... 

Um comentário:

Unknown disse...

Quércia foi diagnosticado com um tumor na próstata segundo nota oficial publicada em seu blog.

Foi descoberto em estágio inicial, portanto as chances do tratamento dar certo são altas.

Torço por ele.