quinta-feira, setembro 23, 2010

ILIMAR FRANCO

PT x mídia 
Ilimar Franco 

O Globo - 23/09/2010

Nem todos no PT avalizam a postura do presidente Lula de fomentar um embate com a mídia. Esses petistas dizem que é preciso pensar na construção de um clima pós-eleitoral e que a hora é de “distensionar”.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, discorda disso: “A imprensa tem direito de falar o que quiser, e o presidente tem direito de rebater.

A Constituição prevê liberdade de imprensa e também a liberdade de expressão”.

Cabral tenta turbinar Picciani

O governador Sérgio Cabral (PMDB) vai reunir hoje no Rio os 92 prefeitos que apoiam sua reeleição. Vai pedir que eles se engajem na campanha do petista Lindberg Farias e que redobrem os esforços para eleger Jorge Picciani (PMDB).

Depois de boicotar Lindberg, o PMDB quer que Picciani fique com seu segundo voto. Para Cabral, o adversário de Picciani é o senador Marcelo Crivella (PRB).

Apesar do pouco tempo na TV, Crivella tem o apoio do presidente Lula. Na avaliação do PT, a candidatura do cantor gospel Waguinho (PTdoB) está absorvendo parcela do segundo voto de Crivella, impedindo que vá para outros candidatos.

“A última vez que eu vim acho que eu falei com o Collor. Depois falei com aquele senhor de Juiz de Fora. Qual o nome dele?” — Silvio Santos, antes de ser recebido pelo presidente Lula, referindo-se a Itamar Franco

DESCOBRIDOR DOS SETE MARES. A campanha para a reeleição do senador Edison Lobão (PMDB-MA) está faturando em cima do pré-sal. Divulga que foi na sua gestão no Ministério de Minas e Energia que esse petróleo começou a ser explorado. “Com o petróleo do fundo do mar, nosso país vai ficar ainda mais forte, independente e respeitado em todo o mundo”, diz cartaz da campanha espalhado pelo estado e reproduzido na foto acima.

Os indecisos

Algumas pesquisas detectaram um movimento de crescimento de Marina Silva (PV). Ela não está tirando votos nem de Dilma Rousseff (PT) nem de José Serra (PSDB). Está ganhando pontos com a definição a seu favor dos indecisos.

Do bem

A campanha presidencial tucana resolveu copiar a campanha do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), cujo slogan é “Crivella é do bem”. Um dos jingles, usados pelo PSDB na reta final, tem como estribilho: “Serra é do bem, Serra é do bem”.

Reviravolta no Paraná

O trabalhista Osmar Dias assumiu a liderança na disputa pelo governo do Paraná. O tucano Beto Richa está impedindo, na Justiça Eleitoral, que sejam divulgadas as mais recentes pesquisas do Ibope, do Datafolha e do Vox Populi. Ontem, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) anunciou seu voto: “Em respeito à memória de meus pais, e tendo um irmão na disputa, meu voto para governador será para o Osmar”.

Projeção de bancada de federais do Rio

O PMDB e o PT disputam quem vai eleger mais deputados federais no Rio, conforme projeção do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). As previsões são: PMDB, de seis a oito deputados federais; PT, de cinco a oito; e, PR, de quatro a sete.

Os demais partidos: PP, três a quatro; PSDB e DEM, de dois a quatro cada um; PDT e PSC, de dois a três cada; PV e PSB, de um a três cada; PCdoB e PSOL, de um a dois cada; e PHS, PTB, PTC e PRB, até um cada.

O PRESIDENTE do PSDB mineiro, Nárcio Rodrigues, diz: “O PT vai punir mais da metade de seus prefeitos, se for condenar quem apoia a reeleição do governador Antonio Anastasia”.

A AMIGA DO HOMEM. O jingle da campanha da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que disputa para governadora, diz: “Vote na amiga do homem, na amiga da mulher”, referindo-se a Lula e Dilma Rousseff.

O DIRETOR-GERAL da Binacional Alcântara Cyclone Space, Roberto Amaral, recebeu a Medalha de Makarov da Agência Nacional Espacial da Ucrânia, por serviços relevantes para a área espacial.

Nenhum comentário: