quarta-feira, setembro 22, 2010

ANCELMO GÓIS

Diva da Bahia 
Ancelmo Góis 

O Globo - 22/09/2010

Ivete Sangalo foi recebida como uma diva na Itália pelo cantor Gigi D’Alessio, um dos mais populares do país. O italiano mandou um jato buscá-la em Portugal e, em Roma, a baiana teve até batedores à disposição.

Calma, gente!Perder e se irritar é comum, justificável até. Mas a eleição deste ano revela um fenômeno inédito: os vencedores é que estão irritados, raivosos até. Quanto mais Dilma sobe nas pesquisas, mais ela, Lula e os petistas dão demonstrações de mau humor. Ô, gente estranha!

General DilmaQuem entende de história vê um paralelo entre a eleição de Dilma e a do general-presidente Eurico Gaspar Dutra. Veja só: Dutra teve uma vitória esmagadora em 1945, a maior do Brasil até hoje. Era um neófito em eleições.

Segue...
Foi, como Dilma, a figura mais forte do governo anterior, como ministro da Guerra de Vargas.
Além disso, Dutra estava apenas tapando um buraco até a volta do chefe, o que aconteceu em 1950 quando Getúlio retornou ao poder.

Só que...
A marca do governo Dutra foi o respeito à Constituição, que ele chamava de “livrinho”. O que não estivesse no “livrinho”, Dutra não fazia. Um exemplo a ser seguido.

Caminhão no domingoO professor Claudio Moura Castro levantou questão interessante em sua coluna na “Veja”.
Por que no Brasil, ao contrário de vários países no mundo, os caminhões não são proibidos de circular nas estradas nos fins de semana e feriados? É uma medida simples, que aliviaria muito o trânsito e daria mais segurança aos motoristas.

Arquivos da KGBAnita Leocádia, filha de Prestes e Olga, ao saber, pela coluna, que o governo russo vai entregar manuscritos inéditos do pai, escreveu ontem ao embaixador daquele país pedindo que o material vá para o Instituto Luiz Carlos Prestes, que ela preside. Professora de História da UFRJ, Anita tem pesquisado a Coluna Prestes, objeto de parte dos manuscritos.

Na verdade...Os russos estão atendendo a um pedido de Maria, viúva do líder comunista, feito por intermédio de Lula. A viúva quer que o material seja doado ao Arquivo Nacional, para pesquisa.

Segue...
Com o fim da União Soviética, muita coisa do arquivo da KGB trocou de mãos. Um diplomata brasileiro tem um relatório original sobre as visitas de Prestes à embaixada soviética, às vésperas do Golpe de 1964.

Viva a Portela!Sheron Menezes (foto), musa da coluna, é a nova rainha de bateria da Portela. Viva!

Novo helicópteroA Secretaria estadual de Saúde vai comprar um helicóptero igual ao da Polícia Civil. É para transportar o hospital de campanha e os profissionais de saúde. A aeronave será usada ainda para combater incêndios.

Ex-combatente
Mestre Billy Blanco, 86 anos, quase matou Sérgio Cabral pai de rir, outro dia, numa cerimônia na Assembleia, quando pediu licença ao amigo, porque levaria “o ex-combatente para chorar”.

Segue...
Intrigado, Cabral perguntou, onde ele ia: — Fazer xixi, no banheiro, mas com moderação.
Pano rápido.

Saudade de Íris
De Luiz Carlos Barreto, direto do Galeão, sábado, antes de viajar à Argentina para o lançamento de “Lula, filho do Brasil”: — O serviço do som do Galeão está péssimo. A acústica aqui é pior do que a do Canecão. Saudades de Íris Lettieri.

Em tempo...
A locutora Íris Lettieri foi, por anos, a voz sexy do Galeão.

Nenhum comentário: