sábado, agosto 14, 2010

RUY CASTRO

Para evitar gafes
Ruy Castro
folha de são paulo - 14/08/10


Os brasileiros nunca chegam na hora, não gostam de perguntas pessoais, vivem aos beijos e abraços entre si e suas mulheres se vestem de maneira provocante e sensual. Essas são algumas informações de um guia que a agência oficial de turismo da Grã-Bretanha lançou esta semana para instruir os ingleses sobre os visitantes estrangeiros na Olimpíada de Londres em 2012. 
Boa ideia, e já deveríamos estar fazendo o mesmo para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Pois aí vão algumas informações sobre os ingleses para evitar que cometamos certas gafes ao tratar com eles. 
Diz-se que a mulher mais fria do mundo é a inglesa – exceto no banco traseiro do táxi, quando se revela “um furacão”. Se, em 2014, você se vir com uma inglesa no banco traseiro do táxi, espere que ela tome a iniciativa – o que, se ela for mesmo um furacão, acontecerá. Idem, se você for uma brasileira provocante e sensual, evite provocar os ingleses. Eles não gostam muito.
Os ingleses são admirados pelo senso de humor, mas não se iluda: só riem do próprio humor. E, mesmo assim, sempre pigarreiam antes de rir. E há assuntos que não se deve discutir na presença deles. Dentes, por exemplo – os ingleses têm, historicamente, péssimos dentes. Talvez pela mania de tomar hectolitros de cerveja morna.
Nunca confunda um inglês com um americano. Ele ficará ofendido, e com razão. Em meados do século 20, a Inglaterra perdeu para os EUA a sua longa supremacia política e econômica, tornou-se um reboque da sua ex-colônia, e é natural que eles se ressintam. 
Sobretudo, se tiver que discutir futebol com eles, nunca se jacte dos cinco títulos mundiais do Brasil contra o único deles, em 1966, conquistado em casa e com um gol ilegal. E, por favor, nada de piadas a respeito daqueles chapéus de chifres que os torcedores ingleses gostam de usar.

Nenhum comentário: