segunda-feira, agosto 30, 2010

PAINEL DA FOLHA

Lula e o "blocão"
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/08/10 

Citada por Lula de passagem no comício de sexta-feira em Recife (PE), a ideia de formar uma "frente ampla" que reúna partidos mais à esquerda num eventual governo Dilma Rousseff (PT) voltou a povoar as conversas de bastidores do presidente com seus aliados mais próximos. 
Num primeiro momento, o acerto entre PT, PSB, PDT, PC do B e PRB serviria como contrapeso à esperada força com que o PMDB emergirá das urnas. A Lula caberia, na condição de arquiteto do "blocão", um papel de destaque no funcionamento desses partidos como um aglomerado. 

Carona Depois de espinafrar seus adversários no comício em Pernambuco, Lula voltou a Brasília na madrugada de sábado com Eduardo Campos (PSB), Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) a tiracolo. Objetivo: gravar com os três uma participação especial conjunta para a propaganda da chapa na TV. 

Pois é Mencionado por Lula de forma jocosa em Pernambuco, Marco Maciel (DEM-PE) sempre teve sólidas relações com a ala católica do PT e foi um dos oposicionistas a quem o Planalto recorreu para serenar os ânimos do Senado no auge do escândalo do mensalão. 

Tô indo Lula conversou por telefone no sábado com Hélio Costa (PMDB) e seu vice, Patrus Ananias (PT), ameaçados pelo rápido crescimento de Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas Gerais. Prometeu que, além de gravar novo depoimento para a propaganda de TV, voltará ao Estado em breve para fazer campanha pela dupla. 

Vem logo A aflição do consórcio PMDB-PT se deve ao fato de que, dada a ausência de outros candidatos com pontuação relevante nas pesquisas, a eleição em Minas tende a ser decidida, para um lado ou para o outro, ainda no primeiro turno. 

Recado dado Pesquisas internas feitas pelo PSDB indicam que a maior parte dos eleitores em MG ainda não sabe quem é o candidato de Aécio Neves (PSDB) para o cargo de presidente. 

Fermento 1 O PSDB-SP convocou ex-prefeitos e mil candidatos a deputado federal e estadual da coligação para "engordar" o evento pró-Serra e Alckmin marcado para a próxima quarta-feira, no Credicard Hall. O ato originalmente seria voltado aos atuais prefeitos -350 receberam convites. 

Fermento 2 Se a mobilização tiver resultado positivo, o PSDB estuda "exportar" o modelo para outras praças simpáticas aos tucanos no plano estadual, como Minas, Paraná e Goiás. 

Solução caseira Com objetivo de contemplar todos os 645 municípios de SP na campanha tucana, Lu Alckmin passará a percorrer esta semana regiões desguarnecidas pela agenda do marido e do presidenciável José Serra. 

Vacina A campanha de Geraldo Alckmin insistirá na tentativa de desqualificar o mandato de Aloizio Mercadante no Senado. Os tucanos turbinam acervo com o que chamam de "deslizes" do petista à frente do cargo. 

Chororô O PT de São Paulo desistiu da ideia de utilizar o espaço de candidatos a deputado federal e estadual na propaganda de TV para pedir votos na legenda, porque a promessa de que Lula estrelaria as inserções não se concretizou. O silêncio do presidente se deu depois de muita pressão de outros partidos aliados, que reclamaram de desequilíbrio. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI 

Tiroteio 

"Agora dá para entender melhor a ênfase de Dilma Rousseff ao pregar a criação do ministério de micro e pequenas empresas." DO DEPUTADO GUSTAVO FRUET (PSDB-PR), sobre o passado da candidata do PT como sócia de uma loja de bugigangas importadas do Panamá. O negócio fechou depois de um ano e cinco meses. 

Contraponto 

Deu pau 

Depois de uma hora de palestra da ministra Ellen Gracie, do STF, sobre os benefícios da virtualização dos processos para a celeridade da Justiça, Fernando Henrique Cardoso, em cujo instituto ocorria o evento, começou a descrever sua relação com as novas tecnologias. Em meio a relatos de perda de arquivos no computador, o ex-presidente citou José Serra: 
-Eu estava escrevendo, tarde da noite, e, como é hábito, o Serra me telefonou. "Perdi não sei o quê", eu disse. Aí ele começou a me dar instruções. Errei tudo. Mas porque as instruções estavam equivocadas...

Nenhum comentário: