quarta-feira, agosto 25, 2010

PAINEL DA FOLHA

Loja de cristais
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 25/08/2010

Presidente do PMDB e vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer tem feito discretas gestões com a coordenação da campanha a respeito da presença da candidata e do próprio Lula nos Estados com palanque duplo. Temer faz questão de frisar que o presidente tem todo o direito de manifestar suas preferências, mas pondera que, a esta altura, eventuais atritos podem "desestimular a militância".

O problema mais agudo é a Bahia. Lula e Dilma programaram participação em comício de Jaques Wagner (PT) amanhã à noite, o que deixou Geddel Vieira Lima (PMDB) para lá de contrariado.
OremosDilma, que não compareceu ao debate das TVs católicas, confirmou presença no da CNBB, programado para setembro.
#fuieu
A assessora de imprensa Helena Chagas diz que, atendendo a pedido feito por Dilma à tarde, postou anteontem à noite, no Twitter da petista, elogio a um vídeo do Pato Fu. A mensagem causou barulho por ter entrado no ar enquanto transcorria o debate. Em tempo: Dilma adora a vocalista Fernanda Takai, líder da banda.
Trilha sonoraJá no gabinete de Lula no Planalto, para o qual o presidente volta hoje após 15 meses de reforma, os CDs no topo da pilha são de Sivuca e Ivan Lins.
Tamanho GG
O Salão Oval, maior sala de reuniões do palácio, foi rebatizado como "Reunião Suprema", em homenagem à mesa homônima desenhada por Oscar Niemeyer e instalada no local. Nela cabem 38 ministros.
CustomizadoPara garantir mais espaço nos Estados e vincular sua campanha à dos governadores aliados, José Serra (PSDB) vai gravar "compromissos" a serem assumidos por ele no plano estadual. A primeira experiência de regionalização ocorrerá na Bahia. Na TV, o tucano vai fazer promessas específicas ao lado do candidato Paulo Souto (DEM).
ReaçãoCom base em levantamentos internos, aliados e adversários apostam em algum crescimento de Aloizio Mercadante (PT) na nova rodada de pesquisas sobre a sucessão paulista.
Pai da matériaDe passagem por SP no final de semana, Lula recomendou a Mercadante que se solte mais nas aparições públicas e especialmente na TV. Acha que o senador estreou muito duro e com semblante fechado.
Menos...Com o ouvido colado em pesquisas qualitativas, a campanha de Mercadante diminuiu a artilharia contra a "herança do PSDB". Concluiu-se que o discurso inicial, de ataque generalizado às gestões tucanas, deu munição a Geraldo Alckmin. O líder isolado da disputa passou a carimbar o petista como o candidato que "não gosta de São Paulo".
...menosComo reflexo do ajuste tático, os programas de TV agora nominam políticas bem avaliadas pela população, como a expansão do ensino técnico, e martelam a tecla de que Mercadante dará continuidade a tudo.
No sereno 1Se ratificada pelo TSE, a inelegibilidade de Paulo Maluf ameaça dizimar a bancada do PP-SP na Câmara. Além do ex-prefeito, o outro puxador de votos da sigla em São Paulo, Celso Russomanno, concorre ao governo. Os dois somaram 1,3 milhão de votos em 2006.
No sereno 2Os demais eleitos no bloco pepista, Aline Corrêa, Beto Mansur e Vadão Gomes, alcançaram, juntos, 157 mil votos. Hoje, o trio aposta no improvável efeito da candidatura majoritária sobre o voto na legenda.
Tiroteio
O marqueteiro do Fernando Pimentel deve ser o Dunga, porque só joga na retranca. Talvez seja por causa do suplente dele....

DO EX-SENADOR WELLINGTON SALGADO (PMDB-MG), apontando falta de empenho do petista, terceiro colocado distante na eleição para o Senado em Minas. Seu suplente é o correligionário Virgílio Guimarães.
Contraponto
Esporte espetacular 
Em visita a uma unidade do Senai em São Paulo, anteontem, Dilma conversou com estudantes como Andreza, 16, que contou à candidata como é sua rotina:

-Acordo antes das 5h, pego o trem em Itaquaquecetuba e venho pro Senai, no Brás, onde faço curso técnico de telecomunicação. Na hora do almoço, volto pra casa. À tarde, estudo no Sesi.
De lá vou jantar na casa da minha sogra. Depois, vou pra casa e faço lição.

Paulo Skaf (PSB) ouviu e aconselhou:

-Ache um tempinho pro esporte. Faz bem à saúde... Dilma mirou o candidato ao governo e disparou:

-Skaf, coitada da menina! Ela faz maratona diária!

Um comentário:

Ana Clara Boccachio disse...

Lula e Dilma tem um compromisso com o PMDB da Bahia.Acredito que o presidente também irá comparecer aos comícios de Geddel! A campanha de Geddel tem o apoio de Lula, Geddel não se apioa na figura de Lula, e isso é bem diferente!