segunda-feira, agosto 02, 2010

PAINEL DA FOLHA

Abre-alas 
RANIER BRAGON
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/08/10


Partidos de todas as colorações selecionaram uma série de candidatos enrolados na Justiça, além de frequentadores do showbiz, para usarem a chapa mais nobre nas eleições à Câmara dos Deputados. Eles são os chamados “puxadores de voto”, que carregam na campanha o número dobrado da sigla, de maior apelo e mais fácil memorização. Em São Paulo, o 1111 é de Paulo Maluf (PP), ameaçado pela Lei da Ficha Limpa; o 1313, de José Genoino (PT), réu no mensalão; o 1212, de Paulinho da Força (PDT), investigado pela PF na Operação Santa Tereza; e o 2222 é do humorista Tiririca (PR), o do hit-chiclete “Florentina de Jesus”.

Mais Outros - exemplos são os de Paulo César Quartiero (DEM-RR), líder arrozeiro no conflito da reserva indígena Raposa-Serra do Sol, Beto Faro (PT-PA), que foi preso na Operação Faroeste da Polícia Federal, e o ator Stepan Nercessian (PPS). 
Esquentando - Na preparação para o debate de quinta-feira na Band, a equipe de José Serra (PSDB) está levantando temas passíveis de expor Dilma Rousseff (PT) a contradições. O primeiro da lista é o MST. “Não dá para ser a favor do MST, do agronegócio e da legalidade ao mesmo tempo”, diz um tucano envolvido na preparação do candidato. 
Na tela - Integrantes da campanha petista manifestam preocupação com a coincidência de datas entre o debate e o jogo São Paulo e Inter, pela Libertadores. Acham que o evento político terá pouca audiência em duas praças onde Dilma precisa crescer, São Paulo e Rio Grande do Sul.  
Convescote - Dezoito ministros confirmaram presença no almoço com senadores aliados, amanhã. O anfitrião será Gim Argello (PTB). 
Pólvora - Os ataques do fim de semana ao quartel da Rota e ao seu comandante devem entrar na pauta da campanha eleitoral paulista, até porque o líder nas pesquisas, Geraldo Alckmin (PSDB), reforçou na semana passada declarações de que a segurança pública no Estado é “exemplo” para o país. Ontem, Paulo Skaf (PSB) já dizia no Twitter: “A segurança, um problema antigo. (...) Até o comandante da Rota sofre atentado em São Paulo! Isso vai acabar!” 
Pé na canoa - Segundo versão de integrantes do comando da campanha de Dilma, Ciro Gomes (PSB) não só se comprometeu a subir no palanque da petista no Ceará como afirmou que estará ao lado dela nas regiões do país em que ele teve avaliação positiva nas pesquisas, como no Distrito Federal. 
Corrida - Quando o assunto é a sucessão na presidência da Câmara, a disputa de bastidores entre PT e PMDB só perde para a refrega entre os próprios petistas. Além de Cândido Vaccarezza (SP), os nomes de Arlindo Chinaglia (SP), ex-presidente da Casa, e Henrique Fontana (RS), ex-líder do governo, já foram colocados na roda. 
Do além - Impugnado com base na Lei da Ficha Limpa, um político acabou tendo a candidatura liberada pelo TRE de Pernambuco mesmo assim. Motivo: descobriu-se que, na verdade, a “ficha-suja” era de um homônimo, que já morreu. 
Exceção - O Estado de Goiás será o único do país em que não ocorrerá a votação de presos provisórios e adolescentes em internação. Segundo o TRE de Goiás, o governo estadual alegou falta de segurança nos presídios e não respondeu no prazo legal ao pedido do tribunal para que fosse viabilizada a votação dos adolescentes. 
Tiroteio
Em vez de governar, o Lula está de corpo e alma na campanha da Dilma, que não consegue andar com as próprias pernas 
DO DEPUTADO JOÃO ALMEIDA (PSDB-BA), se referindo aos recentes eventos de campanha que uniram Dilma Rousseff (PT) e o presidente Lula 
Contraponto
Espetada 

Candidato à reeleição, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) acompanhava dias atrás o aliado Celso Russomanno (PP), que disputa o governo paulista, durante agenda em Jacareí. No meio da visita, a dupla esbarrou com o estilista Ronaldo Ésper (PTC), que concorre a uma cadeira de deputado. Maluf tentou um afago: 
- Você é o candidato certo no partido errado! 
Ao que Ésper resolveu soltar uma “agulhada”: 
- Ué! Mas eu cheguei a entregar minhas propostas na sua casa e o senhor nunca respondeu...

Nenhum comentário: