quarta-feira, agosto 18, 2010

ILIMAR FRANCO

O ponto eleitoral 
Ilimar Franco 

O Globo - 18/08/2010

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) teve de recuar e vai editar portaria, adiando para 1º de maio de 2011, a obrigatoriedade de impressão de um registro, de entrada e saída do trabalhador, no ponto eletrônico. As confederações empresariais e as centrais trabalhistas são contra a medida. Na indústria, ela custaria R$ 6 bilhões. A decisão também atende a necessidades eleitorais.

O debate entre o ‘Já ganhou’ e a ‘Virada’

Os especialistas se dividem entre os que acreditam que a campanha na TV pode mudar tudo e os que acham que não muda nada. No Brasil, o horário eleitoral serviu, até agora, para consolidar a vantagem pré-existente.

Foi assim em 94, 98, 2002 e 2006. Mas o diretor do Instituto Vox Populi, João Francisco Meira, recomenda cautela. “Não existe regra geral. Tirar conclusões, a partir da curtíssima experiência de eleições no Brasil, é uma temeridade. Isso não aconteceu nas eleições presidenciais, mas já aconteceu nos estados”, disse Meira, na segunda-feira, em reunião com integrantes do comando da campanha petista.

Seu conselho: “a tendência é de vitória, mas não dá para baixar a guarda”.

É uma corrida contra o tempo” — Aécio Neves, exgovernador de Minas Gerais (PSDB), sobre a desvantagem do governador tucano Antonio Anastasia na eleição mineira

A NOVA VERDE. Militante do PT por mais de 30 anos, a cientista política Sandra Starling gravou um vídeo de apoio a Marina Silva (PV). “É uma alegria enorme, uma honra tê-la como candidata.

É uma coisa muito boa a gente poder sair daquela sardinha que tentaram colocar a gente, ou é situação ou é oposição, e não poder ter uma nova proposta, um novo modelo para o país, que é exatamente o que Marina veio encarnar”, diz Sandra.

Galanteio

Após o debate entre os vices, no jornal “O Estado de S. Paulo”, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), chegou para o vice de Marina Silva, Guilherme Leal (PV), e disse: “Depois da eleição, eu vou te convidar para entrar no PMDB”.

Horizonte

O comando da campanha petista acredita que ainda há espaço para Dilma Rousseff crescer nas pesquisas.

Argumenta que o mais recente Ibope detectou que 18% dos entrevistados não sabem quem é o candidato do presidente Lula.

Abrindo a porteira

A base do governo na Câmara se articula para votar, logo depois das eleições, a criação de uma janela permitindo a troca de partido. Para isso, pretendem usar uma proposta de emenda constitucional, cujo relator na comissão especial é Luciano Castro (PR-RR). A emenda prevê a abertura de uma janela de 30 dias no período que antecede às convenções. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), deu sinal verde.

Luz amarela no PT

O PT nacional está preocupado com o desempenho de Fernando Pimentel (MG), que disputa o Senado. Todas as pesquisas o colocam na faixa dos 20%, enquanto seus adversários Aécio Neves (PSDB) tem quase 70% e Itamar Franco (PPS), cerca de 50% das intenções de voto.

A campanha petista, tocada por Duda Mendonça, vai tentar virar o jogo dizendo que o Senado tem uma função importante que e, por isso, não deve se prestar a voto de homenagem. O alvo é Itamar.

O PRESIDENTE da CNI, Robson Andrade, esteve com o presidente Lula e com o comando da campanha petista defendendo o adiamento da implantação da impressão do ponto eletrônico.

O VICE Indio da Costa (DEM) foi socorrido via i-Phone ontem, no debate dos vices no “O Estado de S.Paulo”.

Cada vez que dizia algo errado, recebia uma

O TUCANO Antonio Imbassahy saiu do comando da campanha de Serra na Bahia. O ex-deputado Murilo Leite assumiu. Serra está caindo nas pesquisas.

Nenhum comentário: