quarta-feira, agosto 11, 2010

ILIMAR FRANCO

O risco Galeão 
Ilimar Franco 

O Globo - 11/08/2010

Os ministros Orlando Silva (Esportes) e Nelson Jobim (Defesa) se estranharam na reunião ministerial.

Orlando discorria sobre as obras para a Copa de 2014, quando chegou ao tema Galeão. Jobim então interveio falando do “risco aeroviário” decorrente de aterros sanitários, ocupação ilegal de áreas do aeroporto, depósitos irregulares de lixo que atraem pássaros e urubus. Irritado, Orlando reagiu: “Se é só isso, está resolvido. Vou ligar para o governador Sérgio Cabral e ele vai resolver”.

Defesa pede providências desde abril

O que o ministro dos Esportes não sabe é que o seu colega Nelson Jobim mandou uma carta, em 15 de abril, pedindo providências ao governador Sérgio Cabral. E até agora nada. Na carta, de três páginas, fala sobre os principais pólos de atração da fauna no entorno do Galeão: aterros sanitários do Jardim Gramacho, criação de animais no bairro de Tubiacanga, pesca de arrasto, depósitos irregulares de lixo que atraem aves e animais de médio e grande porte, colocando em risco os pousos e decolagens.

E conclui dizendo: “Podemos criar um cenário prospectivo em que seja concreta a ocorrência de um acidente por colisão com aves, particularmente no Galeão”.

Aqui nesta sala só eu e o José Alencar estamos fora do próximo governo. Tudo mais vai depender da eleição da nossa candidata e do desempenho de vocês” — presidente Lula, na reunião ministerial

NÃO FOI DESSA VEZ. O ministro Carlos Gabas (Previdência) foi o protagonista do momento de maior descontração da reunião ministerial. Para agradar ao presidente, com pompa, Gabas disse: “Tenho viajado muito pelo país. Até conheci o Zé Pereira, que trabalhou com o senhor na Volkswagen”. O presidente Lula o aparteou: “Rapaz, tem muita gente falando que trabalhou comigo na Volkswagen. Só tem um detalhe: eu nunca trabalhei na Volkswagen”. Os ministros presentes rolaram de rir.

Fiel

O candidato ao Senado pelo PMDB catarinense, o ex-governador Luiz Henrique, não passa um dia sem defender a candidatura de José Serra (PSDB).

Ontem, falando a empresários, disse que com Serra todos vão pagar menos impostos.

Repescagem

O PT-RJ reviu a lista dos candidatos a deputado federal que vão aparecer nas inserções da propaganda eleitoral na TV. Foi aprovada proposta do presidente do diretório, Luiz Sérgio, incluindo o ex-deputado Antonio Carlos Biscaia.

Produção artesanal

A campanha de Marina Silva (PV) pediu a seus militantes que enviem vídeos de incentivo a sua candidatura para serem utilizados no programa eleitoral gratuito. Mas é preciso falar as seguintes frases: “Eu sou Marina”, “Eu sou marineiro”, “Eu sou mais um”. E a campanha faz um alerta, em texto enviado à militância: “As mulheres devem dizer ‘mais um’, nunca ‘mais uma’. E ‘marineiro’, nunca ‘marineira’”.

Marcando a diferença

Para se contrapor a José Serra (PSDB), que defende uma reforma do Mercosul e critica as relações do governo Lula com os governos da Bolívia e da Venezuela, a proposta de governo elaborada por Marco Aurélio Garcia para Dilma Rousseff defende o aprofundamento da atual política externa, “dando ênfase especial aos processos de integração sulamericana e latino-americana, à cooperação sul-sul, à solidariedade com os países pobres e em desenvolvimento”.

O PRESIDENTE Lula proibiu seus ministros de pedirem férias nos próximos três meses. Quem pretendia sair, para fazer campanha, dançou.

SOBRE a reunião ministerial, fala o ministro Wagner Rossi (Agricultura): “Foi uma chamada do presidente para que não haja menos empenho no final do governo.

Foi para calibrar”.

Nenhum comentário: