sábado, agosto 28, 2010

ANCELMO GÓIS

Receita vazada
ANCELMO GÓIS

O GLOBO - 28/08/10

O Ministério da Fazenda está revendo os sensores de presença, os alarmes e as câmeras de segurança do entorno de seu prédio, em Brasília, que abriga, no 7oandar, a Receita Federal.

Como se sabe, a Receita está no momento sob pesado tiroteio por causa do vazamento do sigilo fiscal de 140 contribuintes, alguns ligados a Serra.

Homem gabiru

Em 1991, uma pesquisa sobre a fome no Nordeste levou o país a ficar impactado com o lavrador pernambucano Amaro João da Silva, miúdo, 1,35m, apelidado de “homem gabiru”. O temor, então, era que a fome ali produzisse uma geração de nanicos.

Ontem, o IBGE mostrou que a garotada nordestina tem quase a mesma estatura dos adolescentes do Sul maravilha. Em 20 anos, de 1989 a 2009, o déficit de altura caiu no Nordeste de 24,5% para 7,9% em meninos.

No Sudeste, é de 6,2%.

Só que...

Esta foi a notícia boa. A ruim, como se sabe, é o excesso de peso, que virou uma epidemia, na opinião do ministro José Gomes Temporão.

Estação Rocinha

Em breve, uma UPP na Rocinha.

O bangue-bangue no Hotel Intercontinental, sábado passado, apressou os planos.

Dia do afeto ao JB

Um grupo de coleguinhas promove terça, às 12h, na Cinelândia, no Rio, o “Dia do Afeto ao Jornal do Brasil”.

Nesse dia, a versão impressa do jornal, fundado em 1891, deixará de circular.

A BELEZA DE Grazi Massafera, a ex-BBB que virou atriz de sucesso, encanta o Brasil há tempos. Mas agora, ao ser eleita pela “IstoÉ Gente” a mulher mais sexy do país (ninguém me pediu voto, mas eu apoio), ela decidiu caprichar. Pela foto ao lado, parte de ensaio de Alê de Souza, você vê o resultado. As outras estão na edição especial da revista, que será lançada segunda agora, para festejar os 11 anos de publicação. Além de Grazi, 49 celebridades foram clicadas em poses sensuais para a edição, que chega às bancas na terça

Defesa da vuvuzela

Apareceu uma pessoa para defender as barulhentas vuvuzelas na Copa de 2014.

Daniel Cohn-Bendit, que liderou a juventude rebelde francesa em 1968 e quer fazer um filme sobre a Copa no Brasil, saiu-se com esta teoria numa entrevista ao coleguinha Merval Pereira.

Abaixo o plástico...

Segundo Cohn-Bendit, foi a moderna sociedade de consumo que estragou o instrumento: — É preciso proibir as vuvuzelas de plástico. Mas a verdadeira vuvuzela é de madeira, e seu som não é tão estridente quanto o das de plástico.

Há controvérsias.

Hélio na MDS

Hélio Novaes, ex-presidente da SulAmérica, assumiu a presidência da MDS no Brasil, a gigante do resseguro controlada pelo grupo português Sonae e pelo brasileiro Suzano.

ZONA FRANCA

Segunda, a Câmara França-Brasil promove palestra com o diretor da GDF Suez, Gil Maranhão, no Sofitel.

Paulo Markun debate Copa de 14 e Jogos de 16 com Orlando Silva, na Uninove, em São Paulo, segunda (10h).

É hoje no Teatro Ipanema, às 18h, o show “Kolofé Bahia!”.

A peça “Deus da Carnificina”, de Yasmina Reza, estreia quinta no Teatro Maison de France.

Jean Louis Steuerman celebra 200 anos de Schumann no Municipal e encerra o programa hoje com Pablo Rossi.

Sandra Lopes lança hoje o livro bilíngue “Convite carioca”, no Paço Imperial, com exposição de aquarelas.

É hoje e amanhã o evento inesquecível Casamento, no Intercontinental.

Hoje, às 22h, tem grito de carnaval na Vila Isabel e no Império Serrano.

Cadeira numerada

A juíza Márcia Cunha, do Rio, determinou que a United Cinemas (dona das salas do New York City Center, na Barra) numere seus assentos e informe no ingresso o local da poltrona.

A decisão, tomada em ação do MP, deve ser cumprida em sete dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por sala.

Tribuna do povo

Moradores do Jardim Guandu, lugar pobre de Nova Iguaçu, RJ, onde as obras do PAC estão paradas há seis meses, decidiram reagir contra políticos que vão lá pedir votos.

Fizeram uma tribuna que será inaugurada hoje, às 10h, no Largo da Preta. Cada morador subirá um minuto para protestar.

O café do guarda

O cabo PM Marcelo Bigon, acusado de receber propina para liberar o carro de Rafael Bussamra, que atropelou o filho de Cissa Guimarães, disse à Auditoria Militar que, na noite do crime, parou seu automóvel fora do Batalhão porque... estava com IPVA atrasado e não podia estacionar lá dentro. Ah, bom!

Reforço na FGV

A FGV contratou Armando Castelar, ex-chefe do Departamento Econômico do BNDES, para reforçar o time do Instituto Brasileiro de Economia.

Vovô tarado

Funcionários de quiosques da Lagoa, no Rio, estão em alerta para tentar flagrar um vovô saliente que se senta perto de moças com pernas de fora e, acredite, põe sua, digamos, bengalinha para fora.

Há testemunhas.

FERNANDA FREITAS, a bela atriz, esbanja charme com um biquinho irresistível durante festa numa casa de shows na Barra

HELOÍSA BUARQUE de Hollanda, a grande agitadora cultural, capricha no abraço no artista plástico Geleia da Rocinha em dia de debate na Casa França-Brasil, no Rio

PONTO FINAL

Independentemente de eventual uso eleitoral do episódio, a violação de sigilo fiscal de 140 contribuintes, incluindo gente ligada à oposição e até a apresentadora Ana Maria Braga, é grave.

Num país com mais apego ao império da lei e às garantias individuais, a grita seria enorme.

Nenhum comentário: