quarta-feira, julho 28, 2010

PAINEL DA FOLHA

Chapa quente 
RANIER BRAGON
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/07/10


Apesar do discurso de que caminha para a pacificação a relação entre Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo, e Marta Suplicy (PT), candidata ao Senado, vem aí nova possibilidade de rusga: o tempo de TV que ela terá que dividir com o companheiro de chapa, Netinho de Paula (PC do B). 

Com o aval do grupo de Mercadante, o PC do B reivindica que Netinho e Marta tenham o mesmo espaço na propaganda eleitoral. A petista quer 70% da fatia. De olho no eleitorado tucano, Marta tem descolado sua campanha da de Mercadante. Segundo a pesquisa Datafolha, 30% dos eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB) declaram voto nela para o Senado.
Memória - Martistas lembram que Mercadante adotou tática similar em 2002, quando disputava o Senado. Na ocasião, procurou fazer campanha mais ampla e menos colada à do candidato petista ao governo, José Genoino - na época adversário do mesmo Alckmin. 
Juntos - Apesar do tensionamento, aliados de Marta e Mercadante dizem que os dois acertaram, enfim, participação em agendas comuns na semana que vem, na capital e região metropolitana. 
Aliado - Integrantes da campanha de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas comemoravam ontem o fato de o polêmico ex-governador Newton Cardoso (PMDB) ter aparecido na imprensa mineira dizendo que percorrerá o interior do Estado em campanha para Hélio Costa (PMDB). 
Sais - Costa, por sinal, demonstra não estar muito satisfeito com o que vem encontrando nos jornais. “Tenho de dizer a oração de S. Francisco de Assis toda manhã antes de ler as notícias do dia anterior. Paciência, muita paciência”, escreveu em seu Twitter. 
Atraso - Assessores de Aécio Neves (PSDB-MG) dizem que o material da campanha tucana em Minas, ainda na gráfica, não deixará de contemplar José Serra. 
Grid - Foi recebida com preocupação no PSDB a pesquisa Ibrape ao governo de Alagoas, na qual o tucano Teo Vilela aparece numericamente (21%) atrás de Fernando Collor (PTB, 38%) e Ronaldo Lessa (PDT, 26%). Os dois últimos apoiam Dilma. 
Recall - Tucanos lembram que Alagoas foi o único Estado em que Serra bateu Lula em 2002 e seria ponto de resistência ao PT no Nordeste. 
Calcanhar - Outra dor de cabeça na campanha tucana é a debandada de prefeitos e candidatos a deputado em Pernambuco. Em vez de apoiar Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo, alguns têm anunciado ir de Eduardo Campos (PSB) - palanque de Dilma no Estado.
Protocolo - Depois de idas e vindas, Dilma e Ciro Gomes sentam entre hoje e amanhã para conversar. A petista, entretanto, não deverá fazer nenhuma proposta concreta sobre a participação dele na campanha. 
Consórcio - Os dois candidatos ao governo do Rio Grande do Norte que apoiam Dilma, Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo Alves (PDT), não terão exclusividade durante a visita da petista hoje ao Estado. No comício, nenhum deve discursar. 
Tiroteio
Dutra, de esquerda? Qual? A que pediu desculpas ao Collor ou a que segundo parte do PT do Maranhão está mais para direita? 
DO SENADOR ALVARO DIAS (PSDB-PR), sobre a afirmação do presidente do PT, José Eduardo Dutra, de que José Serra (PSDB) veste o figurino da “direita troglodita” em suas últimas críticas ao governo e a Dilma Rousseff. 
Contraponto
Tá se achando 
Lula foi apresentado em Garanhuns (PE), na sexta, a um jornalista argentino que acompanhava seu périplo pelo Nordeste. Em dado momento, o presidente disse: 
- Daqui a alguns dias eu vou para a Argentina e quero ter uma conversa séria com a Cristina Kirchner. Quero oferecer um apoio a vocês, argentinos. 
O jornalista se aprumou diante do que parecia ser uma revelação de Lula, quando este complementou: 
- Vou me oferecer a ela para ser técnico da seleção argentina. Assim vocês param de perder tanto!

Nenhum comentário: