segunda-feira, julho 26, 2010

PAINEL DA FOLHA

Concentração
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/07/10

Anunciada no início do mês, a criação de um conselho político para definir os rumos da campanha de José Serra (PSDB) até hoje não saiu do papel. O grupo, cuja formação foi sugerida para aplacar as críticas de aliados que se sentem alijados da coordenação da campanha do tucano, não foi convocado nenhuma vez pelo candidato. 
A manutenção do cenário de empate na disputa presidencial registrada pelo Datafolha tende a manter inalterado o equilíbrio de forças da campanha serrista. Ele tem deixado claro que prefere conversas individuais com os aliados do que reuniões colegiadas. 
Precaução - Como Lula tem aproveitado suas viagens oficiais para participar, à noite, de atos com Dilma Rousseff (PT), a área jurídica orientou a cúpula da campanha petista a ressarcir integralmente ao governo os custos dos deslocamentos às cidades onde o presidente participe de eventos eleitorais com ela, independente de ele também cumprir atividade de governo no destino. 

Nova mulher - Um observador do comportamento de Dilma nos últimos comícios anotou: as lições do padrinho de sua candidatura começaram enfim a ser praticadas. Tal qual Lula, ela agora anda de um lado para o outro no palanque enquanto discursa. Não fica mais estancada num lugar só. 
Só para... - Defendida há quase 20 anos por Eduardo Suplicy (PT-SP) e transformada em lei em 2004, a Renda Básica da Cidadania está contemplada no programa de governo de Dilma Rousseff como uma universalização, sem prazo definido, do programa Bolsa Família. 

...constar - De difícil implantação, a promessa foi redigida em fevereiro, mas cita a lei 10.853 - que trata de transporte a alunos carentes. Nesses cinco meses, ninguém parece ter notado que a lei da Renda Básica é, na verdade, a 10.835. 

Disputa nanica - A atualização pelo TSE das candidaturas impugnadas em todo o país mostra que o PV de Marina Silva praticamente se colou ao PSOL na liderança do ranking partidário de candidatos sob risco: 225, apenas dois a menos do que a legenda de Heloísa Helena. Assim como o PSOL e os demais partidos, o principal problema, no geral, não se refere à ficha judicial dos candidatos, mas à não apresentação de documentação exigida. 

Número - O Tribunal contabiliza 2.837 candidaturas com questionamento no país, 13% do total. 

Na real 1 - A ofensiva de Dilma Rousseff em busca do voto dos evangélicos tem como objetivo principal a tentativa de evitar que Marina Silva (PV), missionária da Assembleia de Deus, avance neste eleitorado e, com isso, sepulte de vez as chances de a eleição vir a ser decidida no primeiro turno. 

Na real 2 - É praticamente consenso entre as campanhas que a performance da candidata verde pode definir a existência ou não de um segundo turno na disputa. 
Amuleto - Lula apareceu em Pernambuco com uma fita do Senhor do Bonfim vermelha amarrada ao pulso. Questionado se tinha algo a ver com a eleição de Dilma, ele reconheceu: “Tem sim”. 

Cabeçalho - O PSOL mandou avisos à imprensa sobre a agenda de seu presidenciável, Plínio de Arruda Sampaio, acompanhados do comentário: “Lembramos que a legislação eleitoral brasileira prevê equidade na cobertura a todas candidaturas”.
Tiroteio
O Cabral deve estar certo. Já que a violência no Rio acabou, a educação é de primeiro mundo e a saúde perfeita, para que debater? 
DO DEPUTADO RODRIGO MAIA (DEM-RJ), ironizando a afirmação do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), de que não pretende participar de debates pois a população do Estado já conheceria o seu governo.
Revendo conceitos 

Integrante de uma das primeiras levas de políticos a aderir ao Twitter, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi lembrado, na rede, de declaração do início de 2006 em que comparava Lula a Adhemar de Barros, inspirador do bordão “rouba, mas faz”. 
Minutos depois de o assunto surgir, na semana passada, Geddel respondeu no Twitter: 

- Tudo que disse e fiz ao longo da vida tá dito e tá feito. (mas) A vida me permite mudar rumos, aprender, mudar posições e opiniões.

Nenhum comentário: